Vila Velha (ES): o que fazer e quando ir para a cidade capixaba

Vila Velha é um dos mais adoráveis municípios do Espírito Santo. – Jhon Paul, Wikimedia Commons.

A encantadora cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, faz aniversário no dia 23 de maio e em 2022 completa 487 anos. Contemplado por belas praias, muita história e cultura, o município é um dos principais destinos turísticos capixabas e oferece boas possibilidades de lazer para viajantes de todas as idades e preferências.

Quer tomar banho de mar e pegar um bronze incrível? Sentiu vontade de apreciar paisagens de cartão postal e voltar para casa com várias fotos? Então, viajar para Vila Velha é uma sábia decisão.

Nesse post apresentamos um pouco da história do município do Espírito Santo, curiosidades, informações quanto ao melhor período para viajar e dicas de lazer sensacionais. Anota tudo, pois com certeza você vai sentir vontade e seguir estrada rumo a esse apaixonante recanto do litoral do sudeste.

História de Vila Velha

Vila Velha é a cidade mais antiga do Espírito Santo e as suas origens se relacionam com os primeiros anos da chegada dos portugueses ao litoral brasileiro. No dia 23 de maio de 1535, o português Vasco Fernandes Coutinho chegou à Prainha, por meio da caravela Glória. Até a transferência para Vitória em 1549, Vila Velha, naquele momento nomeada como “Vila do Espírito Santo”, era a capital da capitania.

É claro que os portugueses se apaixonaram pelas terras capixabas ao desembarcarem em Vila Velha. – JSilvares, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Em 1890, o local foi considerado município pela Constituição Federal. Ao longo das primeiras décadas do século XX, o desenvolvimento se deu a partir do alargamento de vias e às chegadas da água encanada, da luz elétrica e do bonde. O resultado positivo desse processo de urbanização foi a atração de investidores e a expansão do comércio. Somente no ano de 1958, Vila Velha passou a ser reconhecida pelo nome atual.

Embora o desenvolvimento de Vila Velha tenha acontecido de forma tardia, em razão da transferência da capital para Vitória, o município é hoje premiado pelo dinamismo econômico e o sucesso no seguimento turístico, principalmente por causa das praias e da Fábrica de chocolates da Garoto.

7 Fatos e curiosidades do município capixaba

Vila Velha esbanja charme e beleza, mas também reúne histórias e fatos curiosos os quais merecem ser conhecidos por quem planeja viajar. Fique por dentro de sete informações sobre o ensolarado município capixaba.

  1. Vila Velha é o paraíso do chocólatra, e um dos melhores lugares do Brasil para viajar na Páscoa , afinal, lá está localizada a Garoto, uma das 10 maiores fábricas de chocolate do planeta.
  2. Gosta de pescar? A Barra do Jucu, antiga vila dos pescadores, é um ótimo destino para a pesca de arremesso.
  3. Qualidade de Vida: Vila Velha tem o segundo maior IDH do Espírito Santo.
  4. O município tem 32 km de praias.
  5. Por estar a apenas 7 km de Vitória, é muito fácil passear pelas duas cidades no mesmo dia. São três pontes que ligam os destinos e a mais famosa é a Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça.
  6. Há duas explicações para o fato dos vilavelhenses serem chamados de canela-verde. Uma delas pontua que após o desembarque em Vila Velha, os portugueses ficaram com a canela esverdeada devido ao contato com o solo. A outra diz que os moradores locais nomearam os portugueses dessa forma, pois eles usavam meias verdes, o que era uma novidade na ocasião.
  7. Penedo é um morro em Vila Velha com 133 metros. No período colonial, a formação rochosa era o Guardião da Ilha, pois segundo relatos, navegadores que passavam por perto atiravam moedas na pedra e quem a acertava, tinha o desejo atendido. Reza a lenda que o local emitia barulhos parecidos com gemidos em noites de tormenta.

E aí, quer saber qual a melhor época para viajar para Vila Velha para ir se planejando para o passeio? O próximo tópico vai te interessar bastante.

Quando ir para Vila Velha

Durante o ano o clima em Vila Velha é predominantemente quente e os termômetros registram em média entre 19 °C e 35 °C. Portanto, espere por condições favoráveis a banhos do mar e passeios ao ar livre na maioria dos meses.

Não se esqueça de levar protetor solar, óculos escuros e roupas leves. O verão em Vila Velha é quente e convidativo. – Verônica Eugênio, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Entre o meado de outubro e dezembro a incidência de chuvas é maior. Sendo assim, se você programar a viagem nessa época é recomendado consultar as condições climáticas e preparar o roteiro dos passeios pensando nas possibilidades. Por outro lado, graças ao tempo ensolarado e ao bom burburinho do movimento das férias de verão, a melhor época para visitar Vila Velha corresponde aos meses de janeiro, fevereiro, março e abril.

De qualquer maneira, como raramente faz frio, não é exagero dizer que dá para marcar a viagem em praticamente todos os meses do ano, pois a diversão é certa. E por falar em diversão, veja abaixo quais são os principais atrativos turísticos de Vila Velha. Chegou a hora de saber aonde ir!

6 pontos turísticos de Vila Velha que você vai amar conhecer

Praias badaladas e tranquilas, monumentos históricos, a mais famosa fábrica de chocolate do Brasil estão entre os recantos vilavelhenses que devem constar na sua lista. Já está na expectativa para realizar o passeio? Aqui estão os lugares mais bacanas da cidade!

1. Praia da Costa

Praia da costa, a queridinha de Vila Velha. – Webysther Nunes, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Localizada em área nobre de Vila velha, a Praia da Costa fica perto de ótimos bares e restaurantes e conta com calçadão e estruturados quiosques na faixa de areia. Além das opções de lazer, a praia é extensa e o mar é propício para banhos. Conclusão: trata-se daquela praia quase sempre cheia de locais e turistas, mas que apesar da badalação, proporciona sossego e descanso em meio às mostras naturais.

2. Praia da Concha

Com vocês, o pedaço mais paradisíaco de Vila Velha. – Foto: @thiaranovaes, Capixaba da Gema, Facebook.

A Praia da Concha está situada no bairro Barra do Jucu, a 12 quilômetros do centro de Vila Velha. Contornada por pedras e vegetação exuberante, a atração é acessada por uma trilha que começa na Praia do Barrão e passa por um mirante, de onde é possível observar um cenário deslumbrante. Geralmente o mar é calmo, praticamente sem ondas, ou seja, ela é muito boa para levar a criançada.

3. Convento da Penha

Daqui vão sair as fotos mais bonitas do passeio. – Webyshter Nunes, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Fundado em 1558, o Convento da Penha fica no topo de um morro de 154 metros e é a mais reverenciada edificação religiosa do Espírito Santo. Vale subir a estrada de carro ou até o estacionamento e depois passar por 365 degraus para alcançar a atração. Além da apresentação de riquezas históricas e arquitetônicas, você vai ter a chance de admirar, e fotografar, Vitória e Vila Velha por ângulos exclusivos.

4. Museu Vale

Conheça parte da história das rodovias que há séculos cortam os estados brasileiros. – Hilquias Darcley, Facebook.

Mais história! Instalado na antiga Estação Ferroviária Pedro Nolasco, o Museu Vale foi criado em 1998 com objetivo de saudar os mais de 100 anos de construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. No acervo existem documentos, fotografias e peças que contam a trajetória histórica da ferrovia ao longo do tempo.

5. Farol de Santa Luzia

O Farol de Santa Luzia é um dos 17 faróis do litoral do Espírito Santo. – Foto:@mygoncalves, Capixaba da Gema, Facebook.

O Farol de Santa Luzia foi inaugurado em 1871 e fica localizado na Praia da Costa. Além de conferir a sala de memória, a exposição de nós e o farol, os privilegiados visitantes podem curtir a calmaria ambiente, tirar fotos e observar paisagens de tirar o fôlego. Percebeu que não faltam cenários instagramáveis em Vila Velha, né?

6. Fábrica da Garoto

Vai presentear os seus amigos? – Jarede Camargo, Facebook.

Não são poucas as pessoas que viajam para Vila Velha com o objetivo máximo de conhecer a Fábrica de chocolate da Garoto. Se você não resiste ao doce, não deixe de agendar a visita para conhecer a fábrica em si, o Museu do Chocolate e a loja onde são vendidos os bons e lembrancinhas.

Prepare o seu roteiro de viagem, porque o passeio promete muitas surpresas. Visite também a Praia da Sereia, a Praia de Itaparica, pratique rapel no Morro do Moreno e desfrute da vida noturna de Vila Velha nos melhores bares, restaurantes e baladinhas da cidade ou mesmo de Vitória. Com certeza você vai voltar para casa com incontáveis recordações positivas e até vai querer repetir a experiência.

Como viajar de ônibus para Vila Velha

Se viajar é sempre bom, viajar pagando menos é mil vezes melhor, concorda? Então saiba que é fácil encontrar passagens de ônibus para Vila Velha no site do BuscaÔnibus por preços camaradas. Existem ônibus saindo, em horários variados, de cidades como Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Colatina, Juiz de Fora, entre outras. Aproveite!