Estrada Afora com o buscaOnibus

Viaje para top 5 destinos de primavera pelo Brasil

O que acha de viajar pelo Brasil na estação das flores? Sem dúvidas, vale a pena saber quais são os melhores destinos para conhecer na primavera pelo Brasil, afinal, na estação do ano que antecede o verão, a temperatura é agradável e as árvores da maioria das cidades ganham um colorido especial.

Graças às condições climáticas, a época é ideal para visitar parques e jardins, ir à praia, fazer compras em feiras ao ar livre e mais uma série de atividades em contato com a natureza.

Neste post, apresentamos ideias inspiradoras para você aproveitar as atrações de lindos destinos turísticos no Brasil entre o final setembro e o fim de dezembro

Onde viajar na primavera pelo Brasil: 5 cidades para você conhecer

Chegou a hora de saber quais os 5 melhores lugares para conhecer na primavera pelo Brasil e chamar amigos, familiares ou mesmo sozinho vivenciar momentos incríveis nesse período do ano ensolarado e florido. 

Veja quais são os pontos turísticos mais bacanas de Atibaia, Curitiba, Poços de Caldas, Rio de Janeiro e Gramado. Boa viagem!


1. Atibaia

Pedra Grande em Atibaia oferece uma vista única – Foto Géder Abrahão / CC BY-SA (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0)

Definitivamente, Atibaia é um destino que merece destaque. Com história rica e natureza deslumbrante, a cidade paulista, que fica a cerca de 60 km da capital, oferece várias atividades de lazer ao livre.  É o destino perfeito para quem busca relaxar, conferir paisagens de encher os olhos e tirar muitas fotos, claro. Mas o que fazer em Atibaia para se divertir? Alternativas de lazer não faltam!

A cidade é responsável por 25% da produção nacional de flores e é referência no cultivo de morango no país. Entre setembro e agosto acontece a tradicional Festa das Flores e Morangos de Atibaia, um evento com dança, música e teatro que ocorre no pavilhão de exposições do Parque Edmundo Zanoni.  

Além de prestigiar o festejo, é uma boa ideia fazer trilha no Parque Municipal da Grota Funda, contemplar as casas centenárias do Centro Histórico e subir os 700  metros da Pedra Grande para observar a cidade por ângulos impecáveis. E atenção, aventureiros: no local é possível praticar rapel e voar de parapente


2. Curitiba

Visita ao Jardim Botânico de Curitiba fica ainda mais linda na Primavera – foto Imagem de walbergerson por Pixabay 

A cidade de Curitiba, capital do Paraná, não pode ficar de fora da lista dos 5 melhores lugares para conhecer na primavera pelo Brasil. Com muitos parques urbanos, a temperatura média na cidade varia entre 12 °C e 24 °C durante o a estação. Isso permite que o visitante, em boa parte dos dias, faça os passeios sentindo um friozinho agradável. 

E se prepare que passeios não vão faltar! O famoso Jardim Botânico de Curitiba encanta com os tapetes de flores, os gramados verdinhos, o chafariz e a charmosíssima estufa de vidro em art-noveau. No Parque Tanguá há lago artificial, cascata e mirantes, que são ideais para observar trechos da região norte de Curitiba. Já o Parque Tingui dispõe de área verde com pista de corrida e o Memorial Ucraniano, um espaço com belíssimo bosque.

Curitiba também tem boas opções se a intenção for sair um pouco dos parques para comer bem e fazer umas comprinhas sentindo o clima da primavera. Dica certeira: ir à Rua das Flores, local com casas antigas onde funcionam bares, restaurantes e lojas diversificadas. 


3. Poços de Caldas

Cachoeira Véu das Noivas além de linda é de fácil acesso – Foto: Vicente Eugenio / CC BY (https://creativecommons.org/licenses/by/2.0)

Poços de Caldas é amplamente conhecida por suas águas termais. Na primavera muita gente viaja para o interior mineiro para curtir o clima agradável e a imersão nas águas cuja temperatura pode passar dos 40 °C. Aliás, já é comprovado que as águas de origem vulcânica proporcionam benefícios à saúde.

Sendo assim, quando estiver por lá, programe uma visita ao Thermas Antônio Carlos. Construído em 1931 em prédio com estilo neoclássico o local oferece banhos termais em banheiros e ofurôs. A Fonte dos Macacos, situada em praça homônima, e a Fonte do Leãozinho são mais dois pontos turísticos de Poços de Caldas onde se pode encontrar as águas tradicionais. 

Mas é claro que existem outros tipos de atividades turísticas no município. O passeio de teleférico à Serra de São Domingos, a ida ao Museu Histórico Geográfico e ao Zoo das Aves (um zoológico que foca na saúde e bem estar dos animais) são ótimas recomendações. Também vale conhecer a cachoeira Véu das Noivas, com ampla área de fauna e flora e bom acesso.

Mas já sabe, né? Como você está em Minas, não pode voltar para casa sem saborear uma delícia da culinária local. Prove pães de queijo, o cafezinho e deliciosas guloseimas no estabelecimento Doce da Roça, que fica na região central. 

4. Rio de Janeiro

Tartarugas são atração no Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Foto Imagem de Valmir Barcelos por Pixabay

Pensou em viajar para o Rio de Janeiro na primavera? Pensou certo. Como ao longo da estação os termômetros já registram altas temperaturas na Cidade Maravilhosa, as praias da zona sul e da zona oeste enchem de visitantes. Assim, vai ser uma maravilha ir à Praia de Copacabana, à Praia do Leblon ou à Praia da Barra para pegar um bronze e tomar um mate gelado comendo biscoito Globo entre um mergulho e outro.

O Rio também conta com ótimos parques. O Jardim Botânico com suas imponentes palmeiras imperiais, o lago com vitória-régia e amplos espaços para caminhadas é o mais visitado. Próximo a ele, o Parque Laje tem um exuberante casarão, em que funciona uma escola de artes. Detalhe: da entrada, dá para ver o Cristo Redentor por uma linda perspectiva. Prepare-se para tirar muitas fotos deste ponto.

Mais dicas de passeios pelo Rio: assistir o pôr do sol nas Pedras do Arpoador, visitar o Pão de Açúcar e tomar uma cervejinha na Mureta da Urca são programas imperdíveis. Dica bônus: na primeira sexta feira do mês é realizada a Feira do Lavradio, animada feira ao ar livre realizada na região da Lapa. Viu como o Rio merece estar entre os melhores lugares para conhecer na primavera pelo Brasil, né? Pode comprar passagens!


5. Gramado

Lago Negro em Gramado é uma visita imperdível para quem deseja conhecer a cidade. Foto Imagem de pedroddf por Pixabay

Embora o clima frio seja sentido na primavera em Gramado, o sol tímido favorece os passeios ao ar livre pela cidade da Serra Gaúcha. E há muitos programas interessantes para curtir nesse lugar cheio de parques, com encantadora arquitetura e gastronomia de alto nível.

Então, pegue um casaquinho mais fino e visite o Le Jardin Parque de Lavanda, esse jardim com variados tipos de lavanda, o Parque Olivas de Gramado, o Gramado Zoo e outros belos recantos naturais com hortênsias floridas. Mesmo cheio de visitantes, Gramado não perde o clima aconchegante e bucólico, ou seja, por lá você vai se divertir bastante e ainda relaxar com estilo.

Além do passeio nos parques, vale andar pela inusitada Rua Torta, fazer compras na Avenida Borges de Medeiros e até viajar de ônibus para Canela, cidade vizinha que também é um imperdível ponto turístico do Rio Grande do Sul.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *