St. Patrick’s Day: dicas de roteiros cervejeiros no Brasil

Quer saudar o St. Patrick’s Day à brasileira? Aqui você vai conhecer os melhores destinos para tomar cervejas artesanais. – Shabicht, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Atenção, amantes de cervejas e chopps gelados! No dia 17 de março comemora-se o dia de St. Patrick’s Day, o Dia de São Patrício, Padroeiro da Irlanda. Ao longo do tempo, essa importante festa da cultura irlandesa se espalhou pela Europa, atravessou o Oceano e chegou a essas bandas. 

As celebrações são realizadas de modo diferente pelo mundo, em países como Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Austrália, etc. No país de origem, por exemplo, o St. Patrick’s Day é celebrado com muita comida e bebida e é parecido com o carnaval brasileiro, pois acontecem apresentações artísticas e desfiles de paradas, as St. Patrick’s Day paredes. Tanto na Irlanda quanto em outros países, milhares de pessoas costumam lotar bares e pubs e bebem a green beer (cerveja verde) utilizando adereços da mesma cor.

As festas do St. Patrick’s Day agitam o mundo inteiro no dia 17 de março – Makia Minich, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons

Mas por que o St. Patrick’s Day é comemorado? Como aproveitar o evento da melhor maneira possível na terra do samba e do forró? Existem cidades com roteiros cervejeiros no Brasil?

Continue a leitura porque além de entender sobre o tradicional festejo do velho continente, você vai guardar ótimas ideias para um próximo passeio.

Quem foi São Patrício?

Reverenciado por levar a religião católica para a Irlanda, São Patrício nasceu na Grã-Bretanha, no final do século XVI. Ainda adolescente, foi vendido como escravo para os irlandeses. Após fugir e conquistar a liberdade, St. Patrick estudou em um mosteiro por 12 anos e trabalhou com a conversão de pagãos irlandeses para o catolicismo.

O St. Patrick’s Day é saudado em eventos festivos desde 1903, na data da morte do santo: dia 17 de março. Os principais símbolos da festividade são: a cor verde, a cruz celta (usada na conversão de povos nativos irlandeses ao catolicismo), o trevo de três folhas (planta considerada um símbolo de sorte), Corned Beef Boiled (carne de repolho; famoso prato do St. Patricks’ Day que é consumido com os litros de cerveja) e os Leprechauns (os duendes que, segundo o folclore celta, são os sapateiros das fadas e guardiões de tesouros.

St. Patrick’s Day no Brasil

Ainda que as tradições religiosas do Dia de São Patrício não sejam compartilhadas no Brasil de modo oficial e não ser feriado na data, na semana do dia 17 de março algumas cidades brasileiras realizam eventos com músicas e danças irlandesas. Sem contar que de norte a sul do país, vários restaurantes, bares e pubs são decorados de modo específico e disponibilizam programações diferenciadas com sons típicos e as tradicionais cervejas verdes.

Não é exagero dizer que o amor pela cerveja aproxima brasileiros de irlandeses. Assim, mesmo sem os pés cravados nas tradições europeias, é viável desfrutar do espírito do St. Patrick’s Day nesse país tropical influenciado por tantas culturas.

Por tal razão, nesse post, vamos apresentar os melhores destinos para você realizar um roteiro cervejeiro nota 10, seja na semana do dia de São Patrício ou em outro período.

12 Melhores cidades para curtir roteiros cervejeiros no Brasil

Quer provar as mais saborosas cervejas artesanais do Brasil? Listamos 12 lugares com tradição na fabricação das bebidas. Chegou a hora de elaborar os melhores roteiros cervejeiros em nossas cidades.

Fique com essas dicas e organize um passeio sensacional. Boa viagem!

1. Blumenau (SC)

No Vale do Itajaí, em Santa Catarina, concentram-se dezenas de cervejarias, cuja produção é mundialmente conhecida pela qualidade. Desse trecho catarinense, é uma sábia decisão conhecer Blumenau, município em que é realizada a principal Oktoberfest fora da Alemanha.

Ao fazer a rota da cerveja em Blumenau, você vai conhecer importantes cervejarias locais, tais como: Cervejaria Bierland, Cervejaria Eisenbahn, a Container British Beer, a Alles Blau, entre outras. O passeio também passa pelo Museu da Cerveja, local onde visitante aprenderá sobre a história e o processo de fabricação da bebida.

Blumenau é uma maravilha em tempos de St. Patrick’s Day, de Oktoberfest ou em épocas menos movimentadas. Portanto, convide a turma para um tour da cerveja sem defeitos no Sul do Brasil.

Encontre no site oficial do BuscaÔnibus passagens de ônibus para Blumenau por melhores preços.

2. Joinville (SC)

Joinville está situada a 87 km de Blumenau e é aclamada pela excelente infraestrutura urbana e pulsante vida cultural. A mais populosa cidade de Santa Catarina também é um polo cervejeiro que merece um espaço no seu roteiro de viagem.

Não sua busca pelos melhores sabores artesanais, não deixe de ir a estabelecimentos elogiados como Zeit Cervejaria, Hauensh Bier, Opa Bier e ao Mad Dwarf Brewpub.

Experimente diferentes cervejas, escute com atenção aos especialistas para entender sobre a produção e prove delícias da culinária local. Com certeza a sua temporada de lazer em Joinville vai deixar valiosas recordações.

Na página oficial do BuscaÔnibus você acha passagens de ônibus para Joinville por diferentes preços e horários.

3. Belo Horizonte (BH)

Pão de queijo, feijão tropeiro, torresmo, leitão à pururuca. Ih são muitas as delícias da gastronomia mineira. E se você viajar para Belo Horizonte ainda vai encontrar cervejas artesanais primorosas nessa metrópole brasileira chamada carinhosamente de “capital nacional dos botecos”.

Para vivenciar as melhores experiências etílicas na capital mineira, recomendamos a visita a cervejarias como a Inspetor Sands, a Ateliê Wäls e a Hofbräuhaus. É igualmente recomendado ficar por dentro da programação dos variados festivais gastronômicos que acontecem todos nos anos em BH, pois em muitos deles há estandes de cervejarias de variados municípios mineiros. 

Já na expectativa para harmonizar os sabores mineiros com uma cervejinha especial, né? Opa, depois dos passeios pelas cervejarias, desbrave os bares, botecos e pubs da Savassi. Todos os passeios em Belo Horizonte são de dar água na boa, pode acreditar.

Viaje de ônibus para Belo Horizonte por preços camaradas com as passagens disponíveis na página oficial do BuscaÔnibus.

4. Bento Gonçalves (RS)

Está nos seus planos curtir a vibe do St. Patrick’s Day em Bento Gonçalves ou mesmo viajar para a cidade gaúcha nas próximas férias? Você não vai se arrepender, porque o local é uma referência em cervejarias artesanais no Brasil.

Contrate uma agência local e siga para Emporio La Vigna, as Cervejarias Leopoldina, MalthBeer, a Sud Birrificio Artigianale e outros points com produtos de primeira, criados por quem entende muito bem do assunto.

O Vale dos Vinhedos –  onde fica Bento Gonçalves – é famoso pela produção de vinhos. Porém, as cervejas artesanais da graciosa região da Serra Gaúcha estão entre as melhores do Brasil e encantam o paladar até dos mais exigentes somelliers. Tá na hora de você descobrir essas relíquias geladinhas!

Na viagem de ônibus para Bento Gonçalves, busque por passagens com os melhores preços e em diferentes horários no site do BuscaÔnibus.

5. Porto Alegre (RS)

Porto Alegre é uma das principais referências em cervejas artesanais no Brasil, afinal, existem mais de 30 microcervejarias – concentradas em grande parte nos bairros Anchieta e São Geraldo – e outras maiores espalhadas pela cidade.

Na sua passagem pela capital gaúcha, inclua na programação uma visita a Cervejaria 4 Árvores, Baldhead Craft Beers, Cervejaria Seasons, Staunen Bier, entre outras. Pela variedade de opções, não tenha dúvidas de que o roteiro de viagem vai ser cheio de surpresas.

É isso aí! Porto Alegre reúne pontos turísticos ecléticos, tem valiosa programação cultural, gastronomia farta e cervejas para todos os gostos. Pode comprar as passagens que não tem erro!

Por falar nisso, a nossa página oficial disponibiliza passagens de ônibus para Porto Alegre por excelentes preços e horários variados.

6. Curitiba (PR)

Que tal provar deliciosas cervejas artesanais e ainda realizar passeios de trem conferindo belíssimas paisagens naturais? Os roteiros da cerveja em Curitiba oferecem essas possibilidades, sendo assim, a capital paranaense é uma ótima opção de passeio para quem busca ir além da degustação.

Guarde esses dois passeios! Primeiro, conheça a Cervejaria Bodebrown que oferece um passeio de trem espetacular pela Serra do Mar, o Beer Train. Faça também a Rota da Cerveja até São José dos Pinhais e lá visite as cervejarias Way Beer, Ovelha e Bastards Brewery

Em bairros como Batel, Mercês, São Francisco e no Centro Histórico há ótimos restaurantes, bares e pubs moderninhos para você confraternizar com seu grupo de amigo no melhor clima do St. Patrick’s Day.

A página do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus para Curitiba por horários e preços diferentes.

7. Teresópolis (RJ)

Teresópolis é uma das mais charmosas cidades da região serrana do Rio de Janeiro. Muito procurado em razão do clima agradável e da ótima gastronomia, o município ainda conta com cervejarias de primeira linha.

Nas andanças por Teresópolis, reserve boa parte do dia na Vila St Gallen, um local construído com o propósito de saudar os 100 anos da tradicionalíssima Cervejaria Theresópolis. No espaço há um restaurante suíço, uma cervejaria, um pub e um espaço ao ar livre em que cada visitante pode harmonizar os exemplares gastronômicos com a cervejinha. Coisa boa, heim!

Dica: a cerveja belga da Katon Beer e as cervejas da Soul Terê são delícias que você precisa provar. Siga para a Vila St Gallen ou outros bares e pubs durante os seus dias na cidade.

Viajar barato para a região serrana fluminense não é difícil. Portanto, adquira a passagem de ônibus para Teresópolis no site oficial do BuscaÔnibus.

8. Nova Friburgo (RJ)

O roteiro cervejeiro em Nova Friburgo – localizada a 77 km de Teresópolis – aproxima os apreciadores da bebida da exuberante natureza de uma região cortada por florestas, vales e cachoeiras. Ou seja, o passeio cai perfeitamente nos entusiastas do ecoturismo.

Na cidade, as cervejarias estão situadas nas áreas de mata onde privilegiados e privilegiadas viajantes podem saborear o produto do próprio tanque de fabricação. Vale a pena ir à Barão Bier e se divertir em um roteiro que apresenta transporte, degustação, happy hour em local que toca música ao vivo e um saboroso jantar. Já no rústico e adorável distrito de Lumiar, a Cervejaria Ranz Bier é a melhor pedida.

Prepare-se para tomar banho em quedas d’água transparentes, realizar trilhas em trechos verdinhos e se deliciar com os comes e bebes sem defeitos nos bares e restaurantes.

Na nossa página oficial existem passagens de ônibus para Nova Friburgo por preços interessantes.

9. Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão tem um dos melhores roteiros cervejeiros de São Paulo. Elogiado por suas belezas naturais e pela gastronomia de ponta, o município vem sendo chamado de “Disneylândia dos cervejeiros” por motivos óbvios. Dessa forma, aqui está um recanto com presença obrigatória nessa lista.

É em Campos do Jordão que foi criada a Baden Baden, a primeira cerveja gourmet do Brasil. Além de conhecer essa respeitada cervejaria, vale agendar o passeio para a Gard Cervejaria, a Caras de Malte e a SP 50 Casa Cervejaria.

Pretende viajar para São Paulo? Então aprecie os sabores especiais das cervejas e prestigie os eventos de St. Patrick’s Day que anualmente rolam nessa localidade apaixonada pela melhor bebida do mundo.

Para viajar para Campos do Jordão por preços camaradas e no horário desejado, consulte a página oficial do BuscaÔnibus e escolha pela melhor opção. 

10. Ribeirão Preto (SP)

A cidade de Ribeirão Preto, que fica a 455 km de Campos do Jordão, também é um importante polo cervejeiro de São Paulo. Agências de turismo locais oferecem passeios pelas principais cervejarias locais, onde cada pessoa pode conferir de perto o funcionamento dos estabelecimentos e provar as bebidas.

Na desenvolvida cidade do interior paulista está situada a famosa Cervejaria Colorado e outras renomadas, como a Invicta, Experiência, Maltesa, Lund e It’s Hop.

Listada no top 10 dos municípios com mais cervejarias no Brasil, Ribeirão Preto é desses destinos turísticos que combinam com aqueles happy hours que deveriam durar para sempre, sabe? Imperdível!

O site do BuscaÔnibus disponibiliza passagens de ônibus para Ribeirão Preto por ótimos preços.

11. Porto Seguro (BA)

Olha que notícia boa, um dos mais espetaculares destinos do litoral brasileiro está na rota das cervejas do Brasil. Pois é, entre os mergulhos nas praias de águas transparentes e o aprendizado na área histórica, você vai experimentar cerveja produzida em território baiano e saborear rótulos de diferentes partes do Brasil.

A Cervejaria Arraial d’Ajuda é o grande nome cidade litorânea. São sete tipos de cervejas produzidas desde 2015 as quais são vendidas em estabelecimentos pela área central e nos badalados distritos.

Aliás, durante a sua visita, reserve parte dos dias para ir à Passarela do Álcool – principal atração boêmia de Porto Seguro – e conheça regiões paradisíacas como Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Quer viajar para Porto Seguro pagando menos? A nossa página oficial oferece passagens de ônibus por preços bem interessantes.

12. Goiânia (GO)

Goiânia também é terra de boa cerveja e merece fazer parte dessa sugestão de roteiro alinhado ao St. Patrick’s Day. Por esse motivo, caso você programe passeios para o cerrado, saiba existem razões convincentes para convidar a turma para os bares, restaurantes e pubs da capital goiana.

A microcervejaria Natur Bier produz deliciosos exemplares em um espaço familiar. Já as cervejas Colombina, Templária, Lola e Santa Dica, são delícias de Goiás que você precisa saborear no seu passeio.

Em qualquer época do ano divirta-se na vida noturna de Goiânia e prestigie as cervejas produzidas no Centro-Oeste brasileiro. Pode ter certeza que um novo passeio será marcado.

Visite Goiânia sem pagar muito adquirindo passagens de ônibus no site do BuscaÔnibus.

Aproveite o St. Patrick’s Day brasileiro!

Aprovou as indicações de roteiros cervejeiros no Brasil? Ao viajar para esses e outros destinos de norte a sul do país, você vai ter a chance de conhecer microcervejarias, médias e até fabricas grandes que produzem cerveja artesanal reconhecidas internacionalmente.

Por isso, ainda que o St.Patrick’s Day possa parecer distante em suas especificidades culturais, o amor pela cerveja e a qualidade do produto brasileiro não perdem para países como Irlanda, Bélgica ou Alemanha.

Convoque os seus amigos e familiares para os melhores roteiros cervejeiros do Brasil e adquira passagens de ônibus por preços que cabem no seu bolso no BuscaÔnibus.

Brinde a vida!