Estrada Afora com o buscaOnibus

Conheça 15 Patrimônios da Humanidade no Brasil

O que acha de programar uma visita aos Patrimônios Culturais da Humanidade que ficam no Brasil? Em diferentes estados do país existem sítios arqueológicos, construções em ruínas e cidades históricas com valiosas marcas do passado. Assim, além de mergulhar em belas praias, fazer trilhas e curtir a vida noturna de alguma cidade efervescente, é uma ótima ideia conhecer lugares importantes em seus aspectos históricos, sociais e culturais.

Destacamos 15 Patrimônios Culturais do Brasil para você incluir na sua lista de viagem. Prepare-se para muita diversão, belos cenários e aprendizado! 

Neste post você vai saber mais sobre:

1. Centro Histórico de Salvador (BA)

Pelourinho, na capital da Bahia, Salvador, é Patrimônio da Humanidade desde 1985
Pelourinho, na capital da Bahia, Salvador, é Patrimônio da Humanidade desde 1985 /Imagem de Adamy Gianinni (Seutec Studio) por Pixabay

Primeira capital do Brasil, Salvador foi declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco em 1985 e é um gracioso museu a céu aberto. Já sabe, né? Antes ou depois de tomar banho na Praia da Barra, vale conhecer as igrejas centenárias e as charmosíssimas casas coloridas do Pelourinho, o bairro onde fica a região histórica da cidade.  

2. Paraty e Ilha Grande (RJ)

Em Paraty, você vai descobrir riquezas arquitetônicas do nosso país
Em Paraty, você vai descobrir riquezas arquitetônicas do nosso país – Imagem de Rafael Aguiar por Pixabay

Paraty e Ilha Grande foram consideradas o primeiro sítio misto do Patrimônio Mundial da Humanidade no Brasil. Esse título de ‘sitio misto’ considera a biodiversidade e a relevância dos aspectos culturais de determinado local. Então, nessas deslumbrantes localidades do litoral fluminense, você poderá curtir belezas naturais de encher os olhos, além de riquezas arquitetônicas e eventos que acontecem todos os anos.

3. Paisagens Cariocas (RJ)

Copacabana está entre os cenários classificados como Patrimônio da Humanidade
Copacabana está entre os cenários classificados como Patrimônio da Humanidade / Imagem de Jose Guertzenstein por Pixabay

Não é novidade que o Rio de Janeiro é um dos principais cartões postais do mundo. Porém, apenas em 2012, o mágico encontro da montanha com o mar e famosos pontos turísticos como o Corcovado, o Jardim Botânico, o Parque Nacional da Tijuca, o aterro do Flamengo, a Praia de Copacabana e a Baía de Guanabara foram agraciados com o título de Patrimônio Mundial da Humanidade. 

4. Cais do Valongo (RJ)

Cais do Valongo fica na área portuária do Rio de Janeiro / Imagem Halley Pacheco de Oliveira, CC BY-SA 3.0 , via Wikimedia Commons

Tombado em 2017 pela Unesco, o Cais do Valongo foi o maior porto de entrada de pessoas escravizados em terras brasileiras. Por ele, aproximadamente 900 mil africanos chegaram à América do Sul nesse local da região portuária do Rio de Janeiro, em uma área conhecida como Pequena África.

5. Diamantina (MG)

Diamantina impressiona por sua arquitetura e seu centro histórico
Diamantina impressiona por sua arquitetura e seu centro histórico / Imagem de cacalauar por Pixabay

Diamantina reúne encantadores exemplares do barroco na arquitetura do seu centro histórico. Não tenha dúvidas de que passear pelas ruas de pedra com subidas e descidas da cidade, que obteve o título de Patrimônio da Unesco em 1999, é uma espécie de embarque em um admirável túnel do tempo. 

6. Santuário do Bom Jesus de Matosinhos (MG)

Esculturas de Aleijadinho em Congonhas-MG receberam título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985
Esculturas de Aleijadinho receberam título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985 / Imagem de geraldo josé garcia por Pixabay

O Santuário do Bom Jesus de Matosinhos é o mais reverenciado monumento da cidade mineira de Congonhas. Nele estão presentes a Igreja do Bom Jesus de Congonhas, seis capelas adornadas com esculturas barrocas e os 12 profetas de Aleijadinho, esculturas feitas de pedra-sabão, aclamadas pelo título de Patrimônio Cultural da Humanidade em 1985.

7. Ouro Preto (MG)

É fácil se apaixonar por toda a cultura e história de Ouro Preto-MG
É fácil se apaixonar por toda a cultura e história de Ouro Preto / Imagem de ronaldo Krieger por Pixabay

Palco da Inconfidência Mineira, Ouro Preto é uma das mais importantes cidades históricas do Brasil e foi declarada Patrimônio Cultural pela Unesco em 1980. Ao andar pelas ruas, é fácil se apaixonar pelas esculturas de Aleijadinho, por todo o esplendor da arquitetura das igrejas e museus e pelas vistosas sacadas das residências. 

8. Pampulha, Belo Horizonte (MG)

O conjunto arquitetônico da Pampulha fica em Belo Horizonte e foi tombado em 2016
Igreja de São Francisco de Assis faz parte do conjunto da Pampulha, obra de Oscar Niemayer em Belo Horizonte / Imagem de lucianoaniceto por Pixabay

O conjunto arquitetônico da Pampulha fica em Belo Horizonte e foi criado pelo então prefeito Juscelino Kubitschek, em 1940. Tombado em 2016, o atrativo mineiro foi desenhado por Oscar Niemayer e conta com a Igreja de São Francisco de Assis, uma linda lagoa artificial contornada por jardins, o Museu de Arte da Pampulha e a Casa do Baile.  

9. Brasília (DF) 

Brasília é um dos grande marcos urbanísticos mundiais
Brasília é um dos grande marcos urbanísticos mundiais / Photo by Matheus Natan from Pexels

A atual capital do Brasil, Brasília, foi inaugurada em 1960 e a sua construção foi um marco urbanístico em termos mundiais. Tombada como Patrimônio da Humanidade em 1987, Brasília foi planejada pelo urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemayer. Ainda que seja uma metrópole populosa e muito movimentada, a cidade é um exemplo em termos de organização e modernidade.

Se você estiver por Brasília para conhecer seus impressionantes monumentos, uma dica é alongar a viagem até a Chapada do Veadeiros. A gente conta tudo aqui sobre esta fascinante região.

10.  Olinda (PE)

Olinda foi fundada em 1535 e tem um dos Carnavais mais famosos do Brasil
Olinda foi fundada em 1535 e tem um dos Carnavais mais famosos e animados do Brasil / Imagem Alice Mafra – Divulgação

Olinda tem um dos mais animados carnavais do Brasil e o seu centro histórico chama a atenção com suas casas coloridas, jardins, ladeiras, conventos e a Catedral da Sé.

Declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade em 1982, a cidade pernambucana foi fundada em 1535 e teve importância vital na fase da exploração da cana-de-açúcar. Para quem vem de outras cidades, é necessário desembarcar no Recife e depois pegar um ônibus local até Olinda, já que as duas cidades são vizinhas. Veja outros pontos turísticos para conhecer em Recife e Olinda.

11. São Luís (MA)

Centro Histórico de São Luís mescla mescla influências portuguesas, holandesas e francesas

O Centro Histórico de São Luís, no Maranhão, obteve o título de Patrimônio Cultural pela Unesco em 1997 e mescla influências portuguesas, holandesas e francesas em seus distintos ornamentos arquitetônicos.

Provavelmente, você vai querer tirar muitas fotos dos azulejos portugueses que decoram os sobrados e casarões, além de comprar redes e produtos de artesanato nas lojinhas.

Quer conhecer mais cidades de forte herança portuguesa? Leia em nosso post especial!

12. Cidade de Goiás (GO)

Caminhar pelas vias estreitas e antigas casas é um dos atrativos da Cidade do Goiás
Caminhar pelas vias estreitas e antigas casas é um dos atrativos da Cidade do Goiás / Imagem Adelano Lázaro, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

A Cidade de Goiás – igualmente conhecida como Goiás Velho ou simplesmente Goiás-GO – foi construída no século XVIII e ganhou o título de Patrimônio Cultural da Unesco em 2001. Fique certo de que é incrível caminhar pelas vias estreitas para observar as casinhas de outra época, a suntuosa Igreja de Sant’Anna e o conjunto de montanhas que abraça o núcleo urbano. 

13. São Cristóvão (SE)

Cidade de São Cristóvão-SE possui vários exemplares da arquitetura franciscana
São Cristóvão possui vários exemplares da arquitetura franciscana / Imagem Ministério da Cultura, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

São Cristóvão, no Sergipe, é a quarta cidade mais antiga do Brasil. Fundada em 1590, tornou-se Patrimônio Cultural da Humanidade em 2010. A cidade possui vários exemplares da arquitetura franciscana, comum no Nordeste durante a primeira fase do período colonial. Lá, a Praça São Francisco é cercada por edificações históricas, como a Santa Casa de Misericórdia, a Igreja de São Francisco e casas construídas nos séculos 18 e 19.

14. São Miguel das Missões (RS)

Construções em São Miguel das Missões-RS foram erguidas por padres jesuítas entre os séculos 17 e 18
Construções em São Miguel das Missões-RS foram erguidas por padres jesuítas entre os séculos 17 e 18 / Imagem de laridra por Pixabay

As Ruínas de São Miguel das Missões ficam na fronteira da Argentina com o Rio Grande do Sul e merecem ser descobertas. Localizadas em belíssima região cercada por área verde preservada, as construções foram erguidas por padres jesuítas entre os séculos 17 e 18 em território habitado pelo povo Guarani, durante o período colonial do Brasil. Veja como chegar.

15. Parque da Capivara (PI)

Parque Serra da Capivara conta com pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos.
Parque Serra da Capivara conta com pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos.

Criado em 1979, o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, conta com pinturas rupestres feitas há mais de 25 mil anos por povos que habitavam a região cheia de cavernas rochosas. Não deixe de visitar um dos mais impressionantes sítios arqueológicos das Américas. Veja mais informações sobre o Parque da Capivara.

E, então, que tal planejar sua viagem para conhecer estes lugares que marcaram a história do nosso Brasil? Pode ter certeza de que você vai amar todas as belezas e riquezas culturais de cada atração. 

Você também pode gostar de uma de nossas dicas abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *