Estrada Afora com o buscaOnibus

Conheça as melhores praias do Brasil

Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, foi agraciada com o selo Bandeira Azul / Imagem: ChristianH, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
Praia do Estaleiro, em Balneário Camboriú, foi agraciada com o selo Bandeira Azul / Imagem: ChristianH, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Nosso país possui um litoral maravilhoso que fica difícil decidir quais são as melhores praias do Brasil. Neste post, vamos ajudar você a encontrar as melhores praias, que foram escolhidas de acordo com critérios como infraestrutura, águas limpas e outros, segundo o selo Bandeira Azul.

O que é o selo Bandeira Azul?

O selo Bandeira Azul é uma certificação internacional que é uma espécie de selo de qualidade das praias. As praias que conquistam o selo Bandeira Azul precisam atender a 34 requisitos, que consideram educação ambiental, qualidade da água, serviços, segurança, gestão ambiental e sustentabilidade

Santa Catarina é o estado brasileiro com mais praias que ganharam o selo, de todo modo, no Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo você também vai achar esses destinos paradisíacos diferenciados.

Veja abaixo a lista das 18 melhores praias do Brasil, com base nesse importante título ecológico. A seguir, a gente fala um pouquinho de cada praia escolhida como Bandeira Azul. Quem sabe uma destas praias pode ser o seu próximo destino!

Melhores praias de Santa Catarina

  • Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)
  • Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú (SC)
  • Praia da Saudade – São Francisco do Sul (SC)
  • Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas (SC)
  • Praia de Piçarras – Balneário Piçarras (SC)
  • Praia Grande – Penha (SC)
  • Praia de Mariscal – Bombinhas (SC)
  • Praia do Forte – São Francisco do Sul (SC)
  • Praia da Conceição – Bombinhas (SC)
  • Praia Grande – Governador Celso Ramos (SC)
  • Lagoa do Peri – Florianópolis (SC)

Melhores praias do Rio de Janeiro

  • Praia da Reserva – Rio de Janeiro (RJ)
  • Prainha – Rio de Janeiro (RJ)
  • Praia do Peró – Cabo Frio (RJ)

Melhores praias da Bahia

  • Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador (BA)
  • Praia de Guarajuba – Camaçari (BA)
  • Praia de Itacimirim – Camaçari (BA)

Melhor praia de São Paulo

  • Praia do Tombo – Guarujá (SP)

1. Praia do Estaleiro – Balneário Camboriú (SC)

A Praia do Estaleiro é perfeita para quem busca respirar ar puro e relaxar em meio à natureza. Muito preservada, a atração oferece um pequeno acesso aos automóveis, na área em que ficam os restaurantes. Mas, a melhor ideia aqui é caminhar pela vegetação e a faixa de areia, aproveitando uma atmosfera sem igual em Balneário Camboriú.  

2. Praia do Estaleirinho – Balneário Camboriú (SC)

Saindo da Estaleiro, vale conhecer a praia vizinha que também tem o selo Bandeira Azul. Nela, o mar cristalino é até mais calmo e mais propício para deliciosos banhos. Muito boa para quem tem crianças pequenas.

3. Praia da Saudade – São Francisco do Sul (SC)

Igualmente chamada de Prainha, esse admirável point de São Francisco do Sul é indicado para a prática de surf e está situado entre o Canal do Linguado e a Praia Grande. Ainda que seja tranquila, a região enche na alta temporada e tem vida noturna bem animada.

4. Praia de Quatro Ilhas – Bombinhas (SC)

Situada no charmoso município de Bombinhas, essa praia é uma das mais elogiadas do sul do Brasil. Além do mar de águas claras e ondas grandes, o local encanta pelas paisagens únicas.  

5. Praia de Piçarras – Balneário Piçarras(SC)

Quando você estiver em Balneário Piçarras, não deixe de visitar esse atrativo contemplado por muitos turistas brasileiros e de outros países. Difícil não se apaixonar pela vibe acolhedora de um lugar cercado por castanheiras centenárias.

6. Praia Grande – Penha (SC)

Vazia durante parte do ano, a Praia Grande tem mar bom para banho e até para a prática de surfe em determinados períodos. Sem dúvidas, um lugar e tanto para o visitante que deseja fugir um pouco do movimento da cidade grande para curtir ambiente relaxante nota 10 em Penha.

7. Praia de Mariscal – Bombinhas (SC)

A Praia de Mariscal é excelente para a prática de snorkel, pois as águas são cristalinas e a vida marinha é rica. Quer observar os peixinhos depois de caminhar na areia? Pode parar por aqui.

8. Praia do Forte – São Francisco do Sul (SC)

Aqui está mais uma praia para conhecer em Santa Catarina. Situada entre a Praia de Itaguaçu e o Balneário de Capri, é ótima para pescaria e fica próxima do Forte Marechal Luz, conhecido ponto turístico de São Francisco do Sul.

9. Praia da Conceição – Bombinhas (SC)

Com áreas para mergulho, costões rochosos e piscinas naturais, esse pedaço do paraíso catarinense vai agradar visitantes com filhos pequenos e quem não gosta de ondas grandes. 

10. Praia Grande – Governador Celso Ramos (SC)

A Praia Grande, que fica em Governador Celso Ramos, tem mar aberto com águas cristalinas e oferece grande variedade de restaurantes e bares por perto. Mais um pico de surfe em Santa Catarina com o selo Bandeira Azul. 

11. Lagoa do Peri – Florianópolis (SC)

A maior lagoa de água doce potável de Santa Catarina é um concorrido destino turístico de Florianópolis. Gosta de piquenique e fazer passeios de pedalinho, stand up paddle e caiaque? Inclua esta atração na sua agenda.

12. Praia da Reserva – Rio de Janeiro (RJ)

A Praia da Reserva é um dos principais cartões postais da zona oeste do Rio de Janeiro. Com ampla faixa de areia e mar clarinho, a praia fica entre a Barra e o Recreio e é o lugar certo para quem busca calmaria e diversão na cidade maravilhosa. 

13. Prainha – Rio de Janeiro (RJ)

Localizada a 12 km da Praia da Reserva, a Prainha é contornada por vasta vegetação e está entre as preferidas por surfistas na cidade. Ambiente impecável para o viajante absorver boas energias e flagrar paisagens deslumbrantes. 

14. Praia do Peró – Cabo Frio (RJ)

A Praia do Peró tem 7 km de extensão e tanto contempla trechos bons para quem quer dar um mergulho sossegado, quanto tem áreas propícias para o surfe. Portanto, seja qual for o seu perfil, você vai aproveitar para valer esse ponto turístico de Cabo Frio.  

15. Praia de Ponta de Nossa Senhora do Guadalupe – Salvador (BA)

Ao viajar para Salvador, programe-se para ir a essa praia que fica na região norte da Ilha dos Frades. Lá, o viajante poderá tomar banho nas águas calmas e morninhas e provar frutos do mar nas barracas, ou seja, dá para se divertir com o máximo de comodidade e conforto.

16. Praia de Guarajuba – Camaçari (BA)

Pertencente ao distrito de Camaçari, no litoral norte da Bahia, essa paradisíaca atração conta com infraestrutura de primeira. O mar é de águas calmas e mornas para todo mundo tomar banho com segurança. Graças à boa visibilidade do mar, o local é um dos pontos de mergulho do estado.

17. Praia de Itacimirim – Camaçari (BA)

A Praia de Itacimirim fica a menos de 20 km de Guarajuba e é mais um destino natural que merece o selo Bandeira Azul. Contornada por coqueiros, a praia tem mar verdinho e uma brisa sensacional. 

18. Praia do Tombo – Guarujá (SP)

Considerada uma das praias mais limpas do Brasil, a Praia do Tombo recebe visitas de surfistas do Brasil inteiro, em razão das boas ondas. De qualquer forma, mesmo se você não for familiarizado com o esporte, é uma boa ir ao Guarujá e conhecer esse recanto.

Você já esteve em uma ou mais dessas praias? Caso a resposta seja sim, deixe nos comentários a sua impressão, ok? Se não, saiba que na hora de planejar a viagem para praia, vale a pena incluir esses atrativos com selo internacional de qualidade na programação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *