Estrada Afora com o buscaOnibus

10 lugares no Brasil para uma viagem de cinema

Conheça cidades que vão transformar sua viagem em coisa de cinema
Conheça cidades que vão transformar sua viagem em coisa de cinema – Imagem de Bruno Quartarone quartaroneb por Pixabay

Você acha que precisa ir pra Hollywood para fazer uma viagem de cinema? Vamos mostrar para você que as belezas brasileiras também são dignas da sétima arte e você também pode transforar o seu roteiro com estas paisagens cinematográficas.

Várias cidades e regiões do Brasil já serviram de cenário de produções para a telona ou telinha. Estes lugares rodaram filmes e séries nacionais e internacionais que ficaram bem conhecidos do púbico, entre eles filmes como O Incrível Hulk, Velozes e Furiosos e Vingadores: Guerra Infinita.

Então, ao passear por lugares com praias, ruas históricas ou mesmo importantes metrópoles, você poderá encontrar uma paisagem cinematográfica de encher os olhos.

Que tal caminhar nas mesmas ruas, sentar na praça ou mergulhar no mar em que seu ator favorito gravou aquela cena memorável? Conheça 10 cidades brasileiras que foram cenários de filmes e séries e programe uma viagem de cinema!

Serra Gaúcha – (RS)

Filme O Quatrilho e Saneamento Básico e a série A Casa das Setes Mulheres foram filmados na Serra Gaúcha
Filme O Quatrilho e e a série A Casa das Setes Mulheres foram filmados na Serra Gaúcha – Imagem de Bruno Moraes Amorim da Cruz Bruno Wine por Pixabay

Os restaurantes, a história, o friozinho e o charme europeu da Serra Gaúcha atraem milhares de visitantes o ano inteiro. Por conta disso, não é de se duvidar que a região tenha chamado a atenção das lentes do cinema em diferentes oportunidades. Em 1995, por exemplo, o filme O Quatrilho, um dos marcos da “retomada do cinema nacional e indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, foi rodado nas cidades de Antônio Prado e Bento Gonçalves.

Com história sobre uma família de imigrantes italianos do início do século 20, a obra tem como uma das locações uma casa que até hoje é ponto turístico na região. Além desse filme, a série televisiva A Casa das Sete Mulheres e o longa Saneamento Básico também foram filmados nesse belíssimo trecho do Rio Grande do Sul. 

Ubatuba – (SP)

Polêmico filmes norte-americano Turistas teve cenas rodadas em Ubatuba
Polêmico filmes norte-americano Turistas teve cenas rodadas em Ubatuba – Imagem de Bruno Quartarone quartaroneb por Pixabay

Ubatuba conta com algumas das melhores praias do litoral paulista. Ou seja, um fim de semana de sol na cidade é garantia de muita diversão e bronzeado. Mas você sabia que o destino paradisíaco já foi cenário de filmes? Isso mesmo!

Por lá foram produzidos o filme Rio-Santos, protagonizado pela atriz Bruna Marquezine; Caramuru: A Invenção do Brasil, comédia que retrata a chegada dos portugueses ao Brasil, gravada na encantadora Praia de Picinguaba; e o terror Desaparecidos.

Outra produção rodada em Ubatuba foi o filme Turistas (2006), obra norte-americana que provocou controvérsias no Brasil. Na história, turistas são roubados e sequestrados por uma gangue para extração de órgãos. A produção foi alvo de críticas e chegou a ser boicotada por aqui pela forma como retratou o Brasil. As cenas do filme foram rodadas na Praia do Prumirim, que acabou imortalizada nas cenas do filmes.

Já sabe, né? Entre um mergulho e outro nas águas transparentes de Ubatuba, lembre-se das cenas dos filmes e planeje sua viagem de cinema por ali! 

Búzios – (RJ)

Produção do filme Muita Calma Nessa Hora escolheu as belezas de Búzios como locação.
Produção do filme Muita Calma Nessa Hora escolheu as belezas de Búzios como locação – Imagem de Ribastank por Pixabay

Rua das Pedras, orla Bardot, Praia de Geribá, Azedinha, João Fernandes. Há muitas atrações turísticas para se apreciar em Búzios, essa charmosa e sofisticada enseada da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. E é claro que todo esse repertório paisagístico inspirou cineastas. 

O filme Muita Calma Nessa Hora, por exemplo, mostra a viagem de quatro amigos à cidade e releva a rotina de diversão da turma pelos trechos mais irresistíveis do cartão postal. Se você ainda não assistiu à comédia, vale conferir, pois com certeza vai bater a vontade de viajar para Búzios com a sua galera. 

Salvador – (BA)

Clássico nacional O Pagador de Promessas e o divertido Ó Paí Ó foi rodado em Salvador.
Clássico nacional O Pagador de Promessas e o divertido Ó Paí Ó foram rodados em Salvador –  Imagem de João Victor jv por Pixabay

Quem viaja para Salvador sabe que é impossível resistir às praias de águas mornas, ao som dançante do Olodum e a um acarajé com vatapá no Pelourinho. Aliás, o bairro do centro histórico soteropolitano já serviu de locação para filmes, como o clássico O Pagador de Promessas e o divertido Ó Paí Ó

O longa-metragem interpretado por Lázaro Ramos e Wagner Moura narra o cotidiano de moradores em um cortiço. Apesar da falta de dinheiro, os personagens se divertem com criatividade, malemolência e muita música, afinal, a terra do axé é sinônimo de alto astral. A película é um convite para você conhecer o carnaval e as ladeiras do Pelô com suas igrejas e casas centenárias. 

Rio de Janeiro – (RJ)

O Rio de Janeiro já serviu de set pra produções mundiais como O Incrível Hulk, Velozes e Furiosos, Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, Os Mercenários
O Rio de Janeiro já serviu de set pra produções mundiais como O Incrível Hulk e Velozes e Furiosos Imagem: Mundo sem Muros.

Não é surpresa para ninguém que grande parte das novelas, séries e filmes rodados no Brasil têm os cartões postais do Rio de Janeiro como cenário. A Cidade Maravilhosa também aparece em muitos filmes norte-americanos blockbusters, como O Incrível Hulk, Velozes e Furiosos, Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, Os Mercenários, em que são gravadas cenas no Parque Lage. Outra produção ambientada na cidade e que teve destaque mundial foi a animação Rio, protagonizada por uma simpática arara-azul.

É evidente que nas obras de ficção o Rio é mostrado por variadas perspectivas. De todo modo, as deslumbrantes paisagens da Praia de Copacabana, Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Lapa e diferentes pedaços do centro histórico surgem como um convite. Será que alguém ainda dúvida que o Rio é um destino de cinema?

São Paulo – (SP)

Megalópole São Paulo inspirou séries de sucesso como Black Mirror e Sense 8
Megalópole São Paulo inspirou séries de sucesso como Black Mirror e Sense 8 – Imagem de Pexels por Pixabay

São Paulo impressiona visitantes de todos os perfis e idades com sua gastronomia de alto nível, variedade cultural, graciosos exemplares da arquitetura e muito mais.  Filmes nacionais como Carandiru, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Chega de Saudade e os gringos Ensaio sobre a Cegueira e Plastic City mostraram diferentes cenários da pauliceia. 

Além dessas produções, séries de sucesso como Black Mirror e Sense 8 também tiveram episódios filmados na capital paulista. O que acha de conhecer a maior metrópole do Brasil? Fique certo de que a ponte estaiada, o Masp, o Parque Ibirapuera e o sanduíche de mortadela do Mercado Municipal vão te conquistar.  

Pirenópolis – Goiás (GO)

Cenas do sucesso Dois Filhos de Francisco foram gravadas em Pirenópolis
Cenas de Dois Filhos de Francisco foram gravadas em Pirenópolis – Imagem de Diego Diego por Pixabay

Tombada como Patrimônio Histórico pelo IPHAN, Pirenópolis é cercada por morros, áreas de trilhas e cachoeiras. Na bela região que fica a 120 km de Goiânia, foram gravadas várias cenas do filme Dois Filhos de Francisco, que conta a história da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano.

Se você gosta de turismo de aventura e quer contemplar a calmaria de um recanto cercado por natureza, não deixe de fazer esse passeio pelo Centro-Oeste.  

Cataratas do Iguaçu – Paraná (PR)

Cenário famoso no mundo todo, as Cataratas do Iguaçu estão presentes em filmes como Pantera Negra e Indiana Jones -
As Cataratas do Iguaçu estão presentes em filmes como Pantera Negra e Indiana Jones – Imagem de Armindo Ferreira Armindo por Pixabay

As Cataratas do Iguaçu são um concorrido ponto turístico de Foz do Iguaçu, no Paraná, que fascinam o mundo pelo tamanho e força das águas. Por lá, filmes internacionais de sucesso tiveram cenas gravadas; como Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, Uma Mulher Fantástica e Pantera Negra

Saiba que não é nenhum incômodo ficar com a roupa molhada quando passar pela passarela que dá acesso à Garganta do Diabo, a maior das cachoeiras. Você vai se apaixonar pela grandiosidade cinematográfica das quedas d´águas mais famosas do Brasil. Quer um destino mais cheio de efeitos especiais do que esse?

Barreirinhas – (MA)

Imenso sucesso no mundo todo Vingadores: Guerra Infinita usou o ambiente fantástico dos Lençóis Maranhenses como cenário
Vingadores: Guerra Infinita usou o ambiente fantástico dos Lençóis Maranhenses como cenário – Imagem de Marion Jeannoel por Pixabay

Um bom roteiro de cinema precisa de imagens inspiradoras, pois elas dão sentido à narrativa, concorda? No filme Vingadores: Guerra Infinita, os Lençóis Maranhenses, que ficam no município de Barreirinhas, ajudaram a compor o ambiente fantástico que conquistou plateias do mundo inteiro.

Vale dizer que mesmo se você não for exatamente um fã de filme de super-heróis, vai amar as suntuosas dunas intercaladas por lagoas dos Lençóis. 

Fortaleza – (CE)

Fortaleza já emprestou sua beleza a produções como Meu Passado me Condena e Assalto ao Banco Central – Imagem de Marcelino Saraiva Mota Marcelino por Pixabay

Fortaleza é uma das cidades mais visitadas do Brasil e alguns filmes já destacaram as paisagens e histórias da capital cearense; como o badalado Meu Passado me Condena, com Fábio Porchat e Miá Mello; Assalto ao Banco Central, Bezerra de Menezes e a obra cearense Rânia, que narra história de uma menina que sonha em virar bailarina.

Parte do filme Praia do Futuro, dirigido pelo cineasta cearense Karim Ainouz e que tem Wagner Moura como ator principal, teve cenas filmadas na praia homônima, que é uma das mais badaladas da cidade.

Guarde uma certeza: será realmente uma viagem digna de sétima arte conhecer essas locações de filmes pelo Brasil. E se você conhece um ou mais desses destinos de cinema, deixa nos comentários as suas impressões, ok?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *