Lingua Brasileira de Sinais: confira onde fazer cursos gratuitos de LIBRAS

Entenda a história de LIBRAS no Brasil e veja onde aprender a Língua de Sinais de forma gratuita. – Legenda: Academia de Libras.

No dia 24 de abril comemora-se o Dia Nacional de LIBRAS. Essa data foi escolhida para reverenciar a língua dos sinais, pois no dia 24/04 de 2002 foi elaborada a lei nº 10.436, que dispõe sobre a Lingua Brasileira de Sinais, a qual estabelece que a LIBRAS, forma de expressão e comunicação por gestos, deve ser garantida e difundida pelo poder público em instituições como escolas, universidades, serviços de atendimento à saúde, etc.

O sistema de comunicação por sinais permite a melhora da qualidade de vida de surdos e mudos em diferentes momentos de sociabilidade. Assim, do estudo no colégio na infância à conclusão de um doutorado; em viagens, happy hours com amigos e encontros familiares, a Língua Brasileira de Sinais traz conforto, tranquilidade e aumento da estima.

Portanto, na data comemorativa, é uma ótima ideia refletir sobre o quanto a Língua dos Sinais é útil para que crianças, adolescentes e adultos portadores de deficiência auditiva desenvolvam habilidades e superem os desafios de comunicação no dia a dia.

Aliás, que tal aprender LIBRAS pela internet sem pagar nada? Nesse post sobre a Língua Brasileira de Sinais, recomendados elogiados cursos online gratuitos de LIBRAS e também contamos um pouco da história da Língua de Sinais no Brasil, esse sistema que promove a integração à sociedade de muita gente. Vamos lá!

O que é LIBRAS?

LIBRAS é a abreviação de Língua Brasileira de Sinais. Contudo, ela não possui derivação da língua portuguesa, afinal, a comunicação por gestos está escorada em processos que não são nada simplistas. Desse modo, a LIBRAS é uma língua gestual-visual que possui semântica, gramática e sintaxe com características particulares, e não deve ser entendida como uma extensão do modelo de comunicação oral.

É importante ressaltar que a comunicação por sinais não é exatamente uma novidade. De acordo com relatos históricos, na Grécia Antiga, pessoas já interagiam por gestos. Infelizmente, a exclusão social dos surdos era notória na Antiguidade e na Idade Média. Embora na Modernidade e até no contexto social atual a situação tenha melhorado, o preconceito contra deficientes auditivos ainda é flagrante e não são poucos os casos de discriminações em ambientes públicos, trabalho e, claro, torna-se mais difícil achar oportunidades de emprego.

Em razão dos distintos desafios, a lei da Língua Brasileira de Sinais estabelece que a sociedade acolha os surdos e mudos, de modo que as suas respectivas identidades sejam respeitadas e preservadas.

História da Língua Brasileira de Sinais

Derivada da Língua Francesa de Sinais, a língua por sinais no Brasil surgiu no século XIX e foi apresentada pelo professor francês Ernest Huet, em 1855. Convidado ao Brasil por D. Pedro, o professor, que era surdo desde os 12 anos, criou um modelo de comunicação especial e em 1857 foi aberto o Imperial Instituto dos Surdos-Mudos, instituição que ainda recebia poucos alunos e durante muito tempo apenas do sexo masculino.

Ao longo dos anos posteriores o estigma negativo dos deficientes auditivos ainda se mantinha forte na sociedade brasileira e até o entendimento sobre a comunicação estava distante do ideal, e nem só por aqui. Só para ter uma ideia, em 1880, durante o Congresso de Milão, na Itália, foi estabelecido que a Língua dos Sinais era um modelo “inferior” e que a comunicação deveria ser ensinada apenas de forma oral.

Apenas na década de 1970, quando a filosofia da comunicação total era apresentada no Brasil, os especialistas em pedagogia passaram a acreditar que a LIBRAS era imprescindível no processo de aprendizagem dos alunos surdos. Graças à determinação da lei nº 10.436, o respeito e a inclusão da comunidade surda em espaços públicas foi reconhecida e estimulada.

Por isso, ao longo dos últimos surgiram inúmeros cursos de Libras que também são úteis para pessoas que não são surdas, mas que desejam aprender essa língua tão importante para aprimorar o elo com parentes, amigos, alunos, colegas de trabalho, etc.

5 excelentes cursos de LIBRAS online gratuitos

Abaixo seguem cinco cursos online para você aprender a Língua Brasileira de Sinais com praticidade e rapidez

1. Cursou

Com vários cursos online gratuitos, o portal Cursou oferece Curso de Libras Básico com módulos muito bem apresentados. Nas oito aulas, alunos e alunas aprendem as estruturas e regras básicas, com as quais poderão formar frases e até ideias mais complexas por intermédio dos gestos. Uma boa introdução para quem ainda não tem familiaridade com a Língua Brasileira de Sinais.

2. Ginead – Instituto Nacional de Ensino à Distância

Esse curso online de Libras conta com carga horária de 50 horas e um conteúdo programático versátil. Além do aprendizado sobre a comunicação gestual, variações linguísticas, aspectos linguísticos particulares de LIBRAS e estrutura gramatical, quem se matricular vai aprofundar o entendimento sobre surdez, os distintos níveis de deficiência auditiva e até conhecer os fatores de risco e formas de prevenção. O curso gratuito Ginead dá direito ao material didático e avaliação. Para obter o Certificado Digital é preciso pagar uma taxa de R$ 39,70.

3. Ensino.Digital por Unintese

O curso de libras Ensino.Digital por Unintese tem como objetivos garantir a comunicação inclusiva entre pessoas surdas e disponibilizar conhecimento de forma gratuita. A partir da data da matrícula, pode-se assistir às aulas em até 90 dias e a carga horária é de 40 horas.

4. Librazuca

O aplicativo Librazuca, disponível para IOS e Android, foi elaborado com o objetivo de ajudar as pessoas a compreender a Língua Brasileira de Sinais por meio de conteúdo lúdico e linguagem de fácil compreensão. O que acha de aprender LIBRAS por jogos e animações? Com certeza são excelentes maneiras de fixar as informações.

5. Academia de Libras

O curso da Academia de Libras surge para desmistificar a ideia de que aprender a língua dos sinais é difícil. São aulas leves, didaticamente criativas e ricas em conteúdos para que todos aprendam a Lingua Brasileira de Sinais da melhor maneira possível.

Viu como existem muitas alternativas para aprender sobre Libras de graça e sem sair de casa? Mergulhe nesse conhecimento rico e fundamental para a inclusão de milhares de pessoas na sociedade. A comunicação é essencial na aprendizagem escolar, no mercado de trabalho e em outras dinâmicas da vida. Por isso, nós da BuscaÔnibus entendemos que a Língua Brasileira de Sinais merece destaque o ano inteiro!