Foz do Iguaçu (PR): o que fazer e quando visitar a cidade das Cataratas

As Cataratas do Iguaçu são o mais famoso ponto turístico de Foz do Iguaçu, mas há outros lugares irresistíveis na cidade. – Graziela Ramons Venson, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

No dia 10 de junho de 2022, Foz do Iguaçu, no Paraná, faz aniversário e completa 108 anos. Localizada a 636 km de Curitiba, a cidade faz fronteira com a Argentina e o Paraguai e é um excelente ponto turístico da região sul. Lá, cada visitante tem a oportunidade de organizar roteiros em meio à natureza e passar momentos especiais.

É o típico destino que agrada viajantes de variadas idades e predileções. Portanto, caso surja a dúvida se vale a pena ou não viajar para Foz do Iguaçu, saiba a partir de já que vale sim. Dessa forma, adquira as passagens, porque a cidade das Cataratas do Iguaçu e de tantos outros atrativos divinos, é apaixonante.

E aí, topa elaborar um roteiro de viagem ainda esse ano ou no próximo para o mais paradisíaco trecho do oeste paranaense? Então leia esse guia sobre Foz do Iguaçu com ótimas dicas e inspire-se a organizar a sua trip!

Por que viajar para Foz do Iguaçu?

Você gosta de fazer trilhas? Ama respirar o ar puro de lugares preservados e contemplar o visual indescritível de montanhas cobertas por vegetação? E em meio a natureza encontrar um templo religioso com arquitetura inspirada e bons recantos para fazer compras?

Caso a resposta seja sim, com certeza, a viagem para Foz do Iguaçu merece constar na sua lista. Além das mostras naturais de encher os olhos, o município paranaense apresenta variadas atividades de lazer em seu roteiro anual. Por isso, ainda que não tenha a quantidade de atrações de uma cidade maior, por exemplo, é um destino em que o marasmo passa longe.

O Parque das Aves abriga milhares de aves e belos exemplares da Mata Atlântica. – Deni Williams, CCA 2.0, Wikimedia Commons.

Outro ponto positivo: a cidade também conta com boa rede de hotéis, pousadas e resorts ao longo da região central e perto da principal via que conecta o centro às Cataratas do Iguaçu. Como existem opções de diversos padrões e preços, não é difícil reservar uma hospedagem que atenda ao seu perfil.

Da mesmo forma que é importante achar um hotel confortável e com bons serviços, é providencial encontrar restaurantes de qualidades, afinal, comer bem é um dos programas mais bacanas em viagens, concorda? Então guarde essa boa notícia! Foz do Iguaçu presenteia cada viajante com deliciosa gastronomia e estabelecimentos especializados em culinária mineira, baiana e de outros países.

Por todos esses atributos positivos, a viagem não vai te decepcionar em nenhum quesito. Pode confiar!

Curiosidades e informações

Além de paisagens cinematográficas, a cidade reúne muita história e cultura. – Massimiliano W, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Agora que você sabe que é uma decisão inteligente ir para Foz do iguaçu nas suas férias, folgas ou mesmo em um bate e volta de fim de semana, fique por dentro de 6 fatos históricos e curiosidades sobre o município.

  1. As Cataratas do Iguaçu possuem 275 quedas d’águas e têm entre 55 e 80 metros de altura. São o maior conjunto de quedas d’água do planeta.
  2. Foz do Iguaçu já recebeu a visita de figuras internacionais ilustres, tais como: princesa Diana, o tenista e ex número 1 do mundo Roger Federer e o ator Jackie Chan.
  3. O espanhol Álvar Nuñez Cabeza de Vaca é considerado o descobridor das quedas d’águas, pois em 1542 chegou ao rio Iguaçu e se deslocou até o conjunto de cachoeiras na companhia de índios da região.
  4. Os primeiros habitantes do município paranaense foram o espanhol Manuel Gonzales e o brasileiro Pedro Martins da Silva. Ambos chegaram à Foz do Iguaçu em 1881.
  5. Foz do Iguaçu possui o segundo maior templo budista da América Latina, o Templo Budista Chen Tien.
  6. Gosta da clima agradável da estação que antecede o inverno? Pois bem, o município é um excelente lugar para viajar no outono, porque além do clima favorável, a cidade está mais vazia, excelente fator para o desfrute das atividades de lazer.

Aliás, se você quer curtir o clima fresquinho da estação em outros lugares, confira o nosso post com 10 cidades incríveis para você aproveitar o outono no Brasil. É evidente que Foz do Iguaçu está nessa seleção!

Por falar em estações do ano, em seguida você vai saber qual a melhor época para viajar para Foz do Iguaçu e conferir informações sobre o clima da região.

Quando ir

A definição do melhor período para ir à Foz do Iguaçu varia conforme as expectativas de cada um em relação à viagem. No verão, como as chuvas são mais frequentes, as cascatas são mais volumosas, imponentes e ruidosas. Por outro lado, no inverno e em outras estações, chove menos. Embora a quantidade de água das cachoeiras seja menor nessas fases do ano, elas ganham contornos mais definidos e ficam até mais belas que no verão.

Na estação mais quente do ano, os termômetros registram em média 26ºC, mas podem chegar a 40ºC. Ou seja, coloque na mala roupas leves, protetor solar e beba muita água durante as suas andanças pelo dia e tarde, ok?

Foz do Iguaçu é encantadora de janeiro a dezembro. – SamirNosteb, CCA Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Os meses mais chuvosos em Foz do Iguaçu são: outubro, janeiro, fevereiro e março. Embora as condições climáticas desses meses até possam comprometer os passeios em um dia ou outro, é viável ir às Cataratas sem problemas, até porque, mesmo sem chuva, é impossível não se molhar com o vapor d’água da mega cachoeiras.

no inverno, as chuvas são poucas e a temperatura varia entre 25º C e 8ºC. Entre junho e agosto é o momento mais interessante para viajar, caso você goste do frio. Ah, não se esqueça de levar casacos, botas e calças.

Conclusão, graças ao clima geralmente agradável de janeiro a dezembro, dá para viajar para Foz do Iguaçu o ano inteiro, sem grandes possibilidades de perrengues. De qualquer maneira, antes do embarcar, consulte pelo tempo em sites especializados e veja o noticiário para se prevenir contra imprevistos.

O que fazer em Foz do Iguaçu

Não dá para escapar do clichê. De fato, as Cataratas do Iguaçu, são as protagonistas do passeio e não apenas em termos locais. As quedas d’águas estão entre os 5 mais famosos pontos turísticos do Brasil e impressionam turistas de todos os estados brasileiros e do mundo. Para chegar lá, pegue o ônibus do Centro de Foz do Iguaçu até o início da trilha das Cataratas, no Parque Nacional do Iguaçu.

Imagina só ficar pertinho desse espetáculo da natureza? – Mayra Villas Boas Francisco Zamulko, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

O trajeto a pé, que possui pouco mais de 1 km, permite que visitantes apreciem a flora e a fauna local por ângulos espetaculares. Sem contar que há passarelas e mirantes por onde cada um tem a oportunidade de observar as quedas d’águas.

Mais uma maneira imperdível de contemplar as Cataratas é pelo passeio Macuco Safari. O famoso tour envolve o passeio em trem elétrico, a opcional caminhada de 600 metros pela mata e o impactante passeio de barco pelas Cataratas, quando você tem a chance de ver o despencar das águas da parte de baixo.

Macuco Safari, o melhor passeio de Foz do Iguaçu. – jamiledsp, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Os passeios acima são sensacionais, mas Foz do Iguaçu tem outros atrativos incríveis além das Cataratas, como o Parque das Aves, um gracioso espaço com Mata Atlântica nativa onde vivem cerca de 1500 aves como araras, tucanos, flamingos e também répteis. Lá pelo entardecer, é uma boa ir ao Templo Budista Chen Tien ou ao Marco das Três Fronteiras, um lugar charmoso que tem uma pracinha, uma vila cenográfica, um obelisco e a famosa placa com os nomes Argentina, Uruguai e Brasil.

O Marco das Três Fronteiras é mais uma atração turística que você precisa visitar. – Antônio gil, Wikimedia Commons.

Por lá também tem dessas lojas que vendem souvenires, não se esqueça de comprar a lembrança dos amigos, tá? Já pela noite, siga para Puerto Iguazu, cidade argentina da divisa cheia de restaurantes, bares, pubs estilosos e muitas lojas. Já sabe, né? Mais compras.

Viu como o passeio para Foz do Iguaçu oferece muitas possibilidades? Pois é, siga essas recomendações, os roteiros das agências e a sua intuição para descobrir novos lugares na viagem. Não tem como ficar indiferente diante de tantas maravilhas.

Como viajar de ônibus para Foz do Iguaçu

Quer conhecer as maiores cataratas do mundo sem gastar muito no deslocamento? É simples, compre a passagem de ônibus para Foz do Iguaçu no BuscaÔnibus. Na página você encontra ótimos preços, horários e rotas variadas.

Você merece conhecer mais um destino arrebatador do Brasil!

Deixe um comentário