Festa do Pinhão: participe do tradicional evento de Lages

Tradição, cultura e MUITA música boa te esperam na Festa Nacional do Pinhão em Lages. – Festa Nacional do Pinhão, Facebook.

A Festa do Pinhão 2022 vai acontecer do dia 10 de junho ao dia 19 de junho no Parque de Exposições Conta Dinheiro em Lages, Santa Catarina. Bastante conhecido, o festejo atrai visitantes de várias partes do Brasil e também muito turistas da Argentina.

Portanto, é uma ótima ideia convidar a sua turma para assistir a shows de artistas consagrados da música brasileira e ainda conhecer a cultura e a gastronomia da região.

Quer se divertir para valer ao lado de pessoas queridas em um evento tradicional e, ao mesmo tempo, conectado à modernidade? Opa! Continue a leitura porque vamos apresentar um pouco da história da Festa do Pinhão, qual a programação da edição de 2022 e indicar recomendações sobre o que fazer em Lages, essa graciosa cidade da Serra Catarinense.

Aliás, por falar nisso, confira o nosso post com dicas dos melhores destinos da Serra Catarinense! Vale a pena pegar a estrada e conhecer essas cidades montanhosas e cheias de belezas naturais.

O que é a Festa do Pinhão

Em 2022 vai rolar a 32ª Festa do Pinhão de Lages, um evento importante que enche de orgulho os catarinenses, movimenta a economia local e ainda contribui com a valorização cultural do município de Lages e de outros próximos. A primeira edição da festa aconteceu em 1973 e era apenas uma comemoração pequena da comunidade na Praça João Costa.

A região de Lages conta com muitas plantações de araucárias, por isso, o pinhão tornou-se o símbolo do festejo. Embora modesta se comparada às festas posteriores, a primeira Festa do Pinhão promoveu um animado encontro comunitário com muita dança, música e pinhão cozido que era servido de graça aos participantes. Desde aquela época, o acontecimento já foi pensado como uma forma de promover a exportação da semente de araucária e atrair a atenção de outros lugares sobre o valioso produto.

Prepare-se para agradar o paladar com delícias da gastronomia catarinense. – Foto: James Tavares/ Secom, Governo de Santa Catarina.

Deu certo! Em 1989 ocorreu a primeira edição nacional da Festa do Pinhão e a partir daí, o evento cresceu e atraiu cada vez mais expositores, entusiastas de festas e gastronomia de todo o Brasil e países vizinhos, além de artistas de sucesso da música brasileira.

A atração de 2022 tem tudo para encantar cada visitante com grupos do sertanejo universitário, pagode, pop, etc. Além disso, como sempre, vão ser erguidos boxes gastronômicos que oferecem diversos pratos preparados com pinhão e deliciosas bebidas típicas. No tópico abaixo, veja a programação completa da festa que vai agitar Lages do dia 10 a 19 de junho.

Programação da Festa do Pinhão 2022

Atenção, baladeiros e baladeiras de plantão! A Festa do Pinhão de 2022 vai ferver o Parque de Exposições Conta Dinheiro com nomes de peso da música como: Daniel, Jorge e Mateus, Alok, Maiara e Maraisa, Luisa Sonza, Raça Negra e muito mais.

Veja abaixo a lista completa dos shows e links com ingressos em que também constam os preços da pista, área vip, camarote e backstage.

  • 10 de junho (sexta-feira) – Raça Negra + Menos é MaisINGRESSO.
  • 11 de junho (sábado) – Jorge e Mateus + Eu sei que tu Dança + Leander Sá. – INGRESSO.
  • 12 de junho (domingo) – Cabaré (Leonardo e Bruno & Marrone) + Luccas Fernandes + João Lucas e GabrielINGRESSO.
  • 15 de junho (quarta-feira) –Zé Felipe + Maiara e Maraísa + Alok + Luísa Sonza. INGRESSO.
  • 16 de junho (quinta-feira) – Eder Goulart + Dançar Passarela + Ondastral + KLB. – INGRESSO.
  • 17 de junho (sexta-feita) – Alexandre Pires + Skank + Dilsinho. – INGRESSO.
  • 18 de junho (sábado) – Munhoz e Mariano + Dennis DJ + Luan Santanna + EME DJ.INGRESSO.
  • 19 de junho (dominho) – Zé Neto e Cristiano + Daniel + Gil e Léo. INGRESSO.

Os shows começam a partir das 20h e a abertura da área de eventos acontecem 19h das quartas aos sábados e às 14h no domingo dia 12 de junho e às 15h no domingo dia 19 de junho.

.

Dicas de lazer em Lages para mais momentos de diversão

Com certeza a Festa do Pinhão vai proporcionar muita satisfação. Contudo, a viagem vai ser ainda mais especial se você reservar um tempo para conhecer os pontos turísticos de Lages. Acredite, vale a pena andar pelo belíssimo centro da cidade e organizar roteiros pela área rural.

Maior cidade da Serra Catarinense e o coração do turismo rural no Brasil, Lages apresenta baixas temperaturas em junho. Sendo assim, inclua na bagagem casacos, calças e até mesmo luvas e gorros, certo? Como dicas de passeios, recomendamos a visita ao arborizado Parque Jonas Ramos, à Catedral de Lajes e uma passagem para contemplação e momentos de registros fotográficos de importantes monumentos históricos do município: o Monumento aos Imigrantes, Monumento ao Tropeiro e o Monumento Boi de Botas.

Lages é uma cidade desenvolvida e reúne excelentes atrações rurais e urbanas. – leonir angelo lunar, CCA 3.0, Wikimedia Commons,

Caso as condições climáticas permitam, adicione no roteiro de viagem a visita a irresistíveis destinos naturais, como o Parque de Aventuras Pedras Brancas, o distrito de Coxilha Rica e também siga para o Monte Azul, o ponto mais alto da cidade, de onde é possível observar a natureza e a área urbana por uma perspectiva especial.

É só programar certinho que vai dar para curtir os shows, saborear as delícias gastronômicas na Festa do Pinhão e ainda passear bastante!

Como viajar de ônibus para a Festa do Pinhão

É uma boa se deslocar até a Festa do Pinhão por preços camaradas, né? Então, fique por dentro. O site do BuscaÔnibus oferece passagens de ônibus para Lages por condições incríveis. E mais: existem rotas em variados horários que saem de cidades como Florianópolis, São Joaquim, Curitiba, Porto Alegre e outros lugares.

Aproveite a Festa do Pinhão de 2022 e vivencie experiências incríveis em Lages!

Deixe um comentário