Estrada Afora com o buscaOnibus

O que fazer nos feriados prolongados de 2021?

Confira nossas dicas para aproveitar os feriados prolongados de 2021 / Foto: Rennan Calixto

Você sabe muito bem que todo viajante ama um feriado prolongado. Nada melhor do que dar uma pausa no trabalho para aproveitar as atrações naturais e urbanas de belas cidades pelo Brasil por um tempo maior, né? 

Pois então, gosta de pegar aquele bronzeado em lindas praias? Prefere tomar banho de cachoeiras e fazer trilhas em áreas com vegetação abundante? Quer saborear gastronomia de alto nível e apreciar a arquitetura de cidades cheias de história?

Neste post destacamos os principais feriados prolongados de 2021 e apresentamos dicas de passeios para todos os gostos em diferentes destinos do país. Você tem um ano inteiro de diversão pela frente. Portanto, chegou a hora de escolher o melhor momento para viajar e elaborar uma programação incrível.

Data dos Principais feriados prolongados de 2021

01/01 – Ano Novo

16/02- Carnaval 

02/04 – Sexta feira Santa e Páscoa

03/06 – Corpus/Christi

07/09 – Dia da Independência

12/10 – Nossa Senhora Aparecida

02/11 – Finados

15/11 – Proclamação da República

01/01 – Ano Novo

A praia é o destino preferido de muita gente para curtir o réveillon, não é mesmo? Nesses destinos você poderá tomar banho de mar, caminhar pelas orlas marítimas ou até programar passeios pela manhã e início da tarde. Já pela noite, vale prestigiar a queima de fogos das festas de fim de ano, que geralmente acontecem nas praias mais famosas.

Para onde ir? Aproveite a virada do ano em Copacabana, no Rio de Janeiro; na Praia do Rosa, em Santa Catarina; em Salvador, Florianópolis ou Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Com o perdão do clichê, você vai entrar em 2021 com o pé direito se estiver nestes atrativos. 

16/02 – Carnaval

Em 2021, o Carnaval será diferente por causa do coronavírus, já que muitos dos tradicionais blocos carnavalescos e festas foram cancelados ou adiados. Apesar dos eventos cancelados, o feriado prolongado do carnaval em 2021 pode render boas viagens aos tradicionais destinos festeiros, como Rio de Janeiro, Salvador, Ouro Preto (MG) e Olinda (PE). Além de oferecer muitos pontos de visitação ao ar livre, essas cidades oferecem excelentes opções de hotéis, pousadas e hostels nas mais variadas regiões da cidade. 

Para quem quer curtir uma praia no Carnaval, outros destinos que vale a pena conhecer são Porto Seguro, na Bahia, Ubatuba , em São Paulo, e Paraty, no estado do Rio de Janeiro. São lugares conhecidos pela folia, mas que também contam com praias mais calmas, ou seja, ambientes perfeitos param quer fugir do movimento e relaxar em sintonia com a natureza. Convidativo, né?

02/04 – Sexta-Feira Santa e Páscoa

A nossa dica para o feriado da Sexta-Feira Santa é entrar em sintonia com as mais belas mostras da natureza. Sendo assim, programe um tour para paraísos do ecoturismo, como Bonito, no Mato Grosso do Sul, Foz do Iguaçu, no Paraná, Poços de Caldas, em Minas Gerais, e em Águas de Lindóia, em São Paulo. Aí estão recantos sensacionais para você tirar um pouco a mente de situações da rotina para fazer trilhas, mergulhar em piscinas naturais de águas transparentes, tomar banho de cachoeiras e sentir os efeitos terapêuticos das águas termais

Já para a Páscoa, listamos deliciosas dicas. Você pode viajar para Gramado, no Rio Grande do Sul, cidade com fábricas de chocolates tradicionais; ir à Ilheús, principal cidade da Rota do Chocolate na Bahia; conhecer fábrica da Garoto em Vila Velha, no Espírito Santo; ou ir à cidade paulista de Itapevi para passar horas na megaloja da Cacau Show

03/06 – Corpus Christi

No início de junho, o friozinho do inverno já pode ser sentido em cidades da região serrana do Rio de Janeiro, em São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Dessa forma, é uma boa decisão fazer a reserva em um chalé charmoso, colocar casacos e cachecóis na mala e seguir viagem para destinos turísticos que combinam com a estação.

Não deixe de ir a Petrópolis, no interior fluminense; prestigie as belezas naturais, as delícias gastronômicas e a arquitetura europeia de Campos do Jordão, em São Paulo e Gramado e sinta o frio típico do velho continente em São Joaquim, cidade catarinense considerada a mais fria do Brasil. Já deu até para imaginar o chocolate quente, né?

07/09 – Dia da Independência

Para o feriado da independência sugerimos um tour cultural por cidades importantes em suas representações históricas. Que tal admirar e tirar fotos de exuberantes monumentos, visitar museus, igrejas e parques e caminhar por ruas contornadas por construções centenárias? 

Vamos às recomendações. Viaje para Brasília e conheça a Praça dos Três Poderes; visite o belíssimo Museu Oscar Niemeyer em Curitiba e passeie dia, tarde e noite pelas surpreendentes regiões históricas de Recife, São Luís e Belo Horizonte. Com certeza você vai aprender muito sobre o Brasil, divertir-se nos parques urbanos e provar pratos especiais nesses recantos. É imperdível, pode confiar!

12/10 – Nossa Senhora Aparecida

No dia de Nossa Senhora Aparecida, o turismo religioso é impulsionado no Brasil inteiro. Ou seja, eis o melhor momento para vislumbrar obras de artes sacras, entrar em igrejas antigas e passar o dia em suntuosos templos. 

Quer colocar uma programação nota 10 na sua agenda? Saiba que vale a pena viajar para Aparecida do Norte, em São Paulo; conhecer o Santuário da Madre Paulina, em Nova Veneza (SC); e subir e descer as ladeiras de cidades históricas mineiras como Ouro Preto, Diamantina e São João del-Rei, locais onde o barroco tem grande expressão. Não tenha dúvidas de que você guardará na memória todos os bons momentos de fé e muito aprendizado. 

02/11 – Finados

O ano está chegando ao fim, mas é claro que existem mais feriados prolongados pela frente. Assim, no Dia de Finados, aproveite o clima quentinho do mês que antecede o verão para mais diversão em destinos no meio da natureza. É um ótimo momento para você dar uma escapadinha da cidade com o propósito de caminhar em meio à mata, entrar em grutas, passear em áreas montanhosas e muito mais. 

Na sua folga, siga novamente para Bonito para aproveitar as piscinas naturais e contemplar as formações rochosas diferenciadas. Caso queira um pouco de aventura em regiões de altitude, conheça a Chapada Diamantina a partir da bucólica cidade baiana de Lençois e se topar passar uns dias em ambiente natural inédito, chame a sua turma para os Lençois Maranhenses.  

15/11 – Proclamação da República

Pois é, segunda quinzena de novembro já é praticamente verão, e o sol é intenso em boa parte do Brasil. Dessa forma, ir a belas praias é a melhor ideia possível para você aproveitar o último feriado prolongado de 2021. Desse modo, responda: você prefere praias movimentadas e com boa infraestrutura de bares e restaurantes ou tem predileção por atrações isoladas e mais vazias? 

Para garantir a satisfação na sua folga, faça a viagem até Ubatuba e conheça encantadoras praias semidesérticas do município. Seguindo a mesma pegada, vale ir para a Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte; em Cabo Frio, no Rio de Janeiro; ou em Guarapari, no Espírito Santo. Cada um desses destinos tem características que agradam visitantes com diferentes perfis.

Gostou das nossas dicas de passeios? Então convide aquelas pessoas que você mais tem apreço para uma viagem especial em algum – ou mais – dos feriados prolongados de 2021. 

Se você já viajou para algumas dessas cidades, conta para a gente nos comentários sobre a sua experiência, ok?

Deixe um comentário