Estrada Afora com o buscaOnibus

Vai viajar nas eleições? Veja como justificar online o voto

Explicamos como você pode justificar o seu voto nas próximas eleições.
Precisa justificar o voto? Novidade é que é possível justificar com app e-Título

A pandemia do Coronavírus trouxe novidades para quem precisa justificar o voto nas eleições municipais de 2020. Uma das grandes mudanças é que você pode fazer isso online, tanto pelo site do Tribunal Superior Eleitoral como também pelo app e-Título! Fique conosco que explicamos tudo o que você vai precisar fazer para realizar a justificativa online do seu voto com muito mais facilidade.

As eleições municipais de 2020 estão marcadas para os próximos dias 15 e 29 de novembro de 2020 (para as cidades com segundo turno) e nem sempre é possível comparecer para votar, não é mesmo? Afinal, podemos estar viajando, ou, por alguma outra razão, ficamos impedidos de votar.

>> Vai viajar? Pesquise sua passagem de ônibus no BuscaOnibus.

Quem precisa votar?

Por causa da pandemia, em 2020, é possível justificar o voto pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título
Por causa da pandemia, em 2020, é possível justificar o voto pelo site do TSE ou pelo aplicativo e-Título. / Imagem Marri Nogueira/ Agência Senado

Primeiramente, precisamos saber quem é que precisa votar no Brasil nas próximas eleições. De acordo com o artigo 14 da Constituição Federal, os eleitores com idade entre 18 e 70 anos são obrigados a votar nas disputas para prefeitos e vereadores.  Em tempos de pleito, no entanto, não é incomum a possibilidade de estarmos fora do nosso domicílio eleitoral.

Nas eleições municipais de 2020, o horário de votação foi ampliado em uma hora, ou seja, ocorre de 7h até 17h. O horário entre 7h e 10h é destinado preferencialmente a idosos. Todos devem usar máscaras e, se possível, levar a própria caneta para assinatura.

Pandemia e justificativa online do voto

Em razão da pandemia, nas eleições de 2020 é possível justificar o voto pela internet no site do TSE , ou pelo aplicativo e-Título que pode ser baixado de graça no Google Play, para quem usa dispositivos Android, e App Store, para iPhone. Essa medida foi criada para evitar aglomerações e a consequente disseminação da Covid-19. 

Quer conhecer com mais detalhes a novidade? Veja o passo a passo sobre a justificativa do voto no site oficial do Tribunal Superior Eleitoral e no aplicativo.

Como justificar o voto?

Você tem até 60 dias após a data da eleição para fazer sua justificava
Você tem até 60 dias após a data da eleição para fazer sua justificava / Imagem Marri Nogueira/ Agência Senado

Existem dois momentos para justificar o voto: no dia das eleições ou em até 60 dias após a realização da votação. Vamos explicar tudo abaixo.

No dia das eleições, caso o eleitor esteja distante do local em que vota, poderá ir a qualquer seção eleitoral (das 7h às 17h) e solicitar um formulário onde irá preencher as suas informações (lembre-se de levar o título de eleitor e/ou documento de identidade com foto). Veja mais sobre onde justificar o seu voto.

No entanto, para evitar filas é uma ótima ideia optar pela justificativa do voto pela internet. Veja como é simples:

Como justificar o voto pelo site do TSE

Página de cadastro no Sistema Justifica do TSE para fazer o requerimento de justificativa eleitoral
Página de cadastro no Sistema Justifica do TSE para fazer o requerimento de justificativa eleitoral / Imagem: Reprodução
  1. Acesse o sistema Justifica no site do TSE.
  2. Clique em Iniciar Requerimento de Justificava.
  3. Preencha as informações solicitadas (título do eleitor, nome do eleitor e data de vencimento), assinale na caixa “não sou robô” e clique em Avançar.
  4. Na próxima etapa, preencha os demais dados da justificativa e informe o motivo da ausência no dia da eleição. Inclua na justificativa um documento um documento ou imagem (em JPG, PNG OU PDF) que comprove a ausência e clique em Enviar.
  5. Posteriormente, cada eleitor vai receber no e-mail pessoal o número do protocolo para verificar a requisição. 

O período para justificar o não-comparecimento é de até 60 dias após a data da eleição e é necessário fazer uma justificava diferente para o segundo turno.

Como justificar o voto com aplicativo e-Título

Aplicativo e-título oferece uma versão digital do título de eleitor.
Pelo aplicativo e-Título é possível justificar o voto / imagem: reprodução Play Store.

O aplicativo e-Título permite que você justifique o voto usando o seu smartphone ou tablet. A partir de 10 de novembro de 2020, foi incorporada à ferramenta uma funcionalidade a qual justifica a ausência por meio do sistema de georreferenciamento que existe nos aparelhos. Essa função identifica o eleitor que está fora do seu domicílio eleitoral.

Na verdade, o e-Título é uma espécie de versão digital do título de eleitor, pois reúne todas as informações referentes ao documento de votação da pessoa que irá votar. 

Como fazer seu cadastro no e-Título

Depois de instalar o aplicativo, veja abaixo como fazer o cadastro e justificar o voto:

  1. Preencha os dados solicitados.
  2. No campo “Tipo de Documento” – Selecione “Título de Eleitor”.
  3. Na etapa seguinte o aplicativo vai gerar três campos de perguntas sobre os seus dados de cadastro, para confirmar a sua identidade. Se existir algum erro, serão geradas perguntas diferentes.
  4. Defina uma senha e confirme.

Prontinho, agora você já habilitou o seu E-título e poderá acessar os documentos, como a certidão de quitação eleitoral e também justificar o voto. Olha como é fácil.

Como justificar o voto no e-Título

  1. Na tela principal do app, selecione o campo “Mais Opções”.
  2. Marque a opção “Justificativa de ausência”.
  3. Selecione o período que deseja justificar. Em seguida, preencha o campo com a sua justificativa e o próximo campo com o seu e-mail.
  4. Encaminhe um anexo que comprove a sua justificativa. 

O procedimento deve ser feito nos dois turnos, ou seja, nos dias 15 e 29 de novembro. Caso a justificativa seja por motivo de doença ou alguma outra razão, poderá ser feita no aplicativo depois das eleições em prazo de 60 dias. 

Não se esqueça, é obrigatório justificar a ausência na votação

Não se esqueça de regularizar a sua situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não votar e não apresentar justificativas ficará impedido de:

  • Fazer inscrição em concursos públicos.
  • Obter carteira de identidade ou passaporte.
  • Fazer em matrícula em estabelecimentos de ensino fiscalizados pelo governo.
  • Praticar qualquer ato em que se solicite a quitação de serviço militar imposto de renda.
  • Obter a certidão de quitação eleitoral, conforme a disciplina a Res.-TSE nº 21.823/2004.
  • Obter empréstimos nas Caixas Econômicas Federais e Estaduais.

Viu como não é difícil justificar o voto pelo site do STE e pelo aplicativo E-título?

Nas eleições municipais de 2020, não existirá voto em trânsito, afinal, a administração desse pleito é mais complexa, porque o número de candidatos a vereadores e prefeitos é muito grande. 

De todo modo, quando você estiver viajando, não se preocupe; rapidamente você irá resolver essas questões legais e aproveitar o passeio com o máximo de tranquilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *