Estrada Afora com o buscaOnibus

Dia das Bruxas: 7 lugares do Brasil que dão arrepios

Você sabia que diversas cidades por aqui são cercadas por lendas e histórias de bruxas e fantasmas
Você sabia que diversas cidades do Brasil são cheias de lendas e histórias de bruxas e assombrações? / Imagem de Andreas Lischka por Pixabay

O Dia das Bruxas, celebração marcada pelo culto aos mortos e comemorada no dia 31 de Outubro, pode não ter o mesmo peso no Brasil que nos Estados Unidos, mas você sabia que diversas cidades por aqui são cercadas por lendas e histórias de bruxas e fantasmas? É Isso aí! Neste post vamos apresentar alguns causos intrigantes os quais, de certo modo, estão conectados com a atmosfera sombria do Halloween.   

Conheça lendas e mistérios de cidades brasileiras

Veja abaixo 7 cidades do Brasil recheadas de lendas bruxólicas
Veja abaixo 7 cidades do Brasil recheadas de lendas bruxólicas:

Antes de ler essas histórias, saiba um pouco sobre a origem do Halloween.

Conheça um pouco sobre a história do Halloween

Dia das Bruxas ou Halloween surgiu em torno da aproximação do mundo em que vivemos com o mundo dos mortos.
Dia das Bruxas ou Halloween surgiu em torno da aproximação do mundo em que vivemos com o mundo dos mortos. / Imagem de S. Hermann & F. Richter por Pixabay

Nos Estados Unidos o clima macabro e divertido do Halloween mobiliza pessoas de todas as idades e a festa tem imensa relevância cultural. Trazido por imigrantes da Irlanda no século XIX, o festejo provavelmente teve origem em antigos festivais celtas denominados Samhaim, durante a chegada do inverno. De acordo com os celtas, no início do inverno existia a aproximação do mundo em que vivemos com o mundo dos mortos.

Logicamente, ao longo do tempo, essa tradição foi mudando. Novos elementos culturais foram incorporados ao Halloween ao longo do tempo e hoje as comemorações do dia 31 de outubro seguem o formato exibido em tantos filmes e seriados que assistimos no nosso cotidiano.

Mesmo que aqui no Brasil a cultura do Halloween não seja tão marcante, temos histórias para lá de instigantes em nosso território. Sendo assim, continue a leitura e surpreenda-se com esses destinos esotéricos em regiões de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia e Brasília. 

Convenção das bruxas – Santo André (SP)

Santo André-SP recebe a maior convenção de bruxas e magos da América Latina
Santo André recebe a maior convenção de bruxas e magos da América Latina / Imagem de Tracy Lundgren por Pixabay

Em maio acontece, na vila histórica Paranapiacaba em Santo André, a principal convenção de bruxas e magos da América Latina. No evento ocorrem exposições, workshops, feira esotérica e uma inusitada procissão onde pessoas com trajes de bruxas, magos, vampiros e outros seres do universo místico caminham pelas ruas carregando velas.

A proposta do festejo é apresentar às pessoas informações sobre a “Nova Era” e desmitificar o papel de magos e bruxas na sociedade. Além de participar da convenção, não deixe de passear por essa vila inglesa cheia de história e com belíssimos exemplares arquitetônicos. 

O paraíso místico de Minas Gerais – São Tomé das Letras (MG)

Parte da vibe mística de São Tomé das Letras-MG é por causa da Casa da Pirâmide.
Parte da vibe mística de São Tomé das Letras é por causa da Casa da Pirâmide / Imagem de Kamila Penha Pereira de Novaes, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Situada em região montanhosa com muitas trilhas, cachoeiras e atrativos históricos, São Tomé das Letras é conhecida nacionalmente pelo misticismo. Acredita-se que a cidade é um dos pontos energéticos da terra e que as pessoas que lá estão restabelecem as suas energias e voltam para os seus lares com mais força. 

Para entrar em sintonia com a vibe mística local, não deixe de ir à Casa da Pirâmide, situada no Parque Municipal Antônio Rosa, onde também estão localizadas a Pedra da Bruxa e o Cruzeiro, o ponto mais alto do parque. 

Mistérios próximos da Ponte Hercílio Luz – Florianópolis (SC)

Região da Ponte Hercílio, cartão-postal de Florianópolis, esconde mistérios de um antigo cemitério
Região da Ponte Hercílio, cartão-postal de Florianópolis, é cercada de mistérios / Imagem de MaLu MaLu por Pixabay

A Ponte Hercílio Luz é um dos mais famosos cartões postais de Florianópolis. Na cabeceira da parte insular da estrutura há um belo parque, chamado Parque da Luz, onde atualmente famílias e grupos de amigos se reúnem para fazer piquenique, praticar esportes ou mesmo relaxar admirando o visual da cidade por uma perspectiva diferenciada.

O que muita gente não sabe é que, até 1920, este parque tão próximo da bela ponte era, na realidade, um cemitério. Em razão da construção da ponte e da expansão da cidade, o cemitério foi removido, mas acredita-se que nem tudo foi levado. Por isso, moradores antigos apontam que os acidentes que hora ou outra acontecem na avenida Beira-Mar Norte – perto da ponte – são, na verdade, vingança dos mortos que descansavam tranquilamente naquelas terras. Será?

As bruxas da Ilha da Pintada – Porto Alegre (RS) 

Dizem que nas madrugadas de quinta para sexta a Ilha da Pintada é  assombrada nas ruas e nas residências
Dizem que nas madrugadas de quinta para sexta a Ilha da Pintada é assombrada nas ruas e nas residências / Imagem de Anja🤗#helpinghands #solidarity#stays healthy🙏 por Pixabay

Moradores da Ilha da Pintada, que faz parte do bairro Arquipélago, em Porto Alegre , creem que bruxas circulam na região. Segundo uma crença com mais de três séculos, nas madrugadas de quinta para sexta o local é assombrado nas ruas e nas residências.

Com o objetivo de proteger a área, algumas mulheres aprenderam o ofício de benzedeiras e passaram o costume para gerações seguintes. No entanto, ainda que bruxas não costumem despertar simpatias imediatas, elas têm similaridades com benzedeiras, pois ambas usam ervas para a cura e respeitam a natureza. Aliás, você sabia que a bruxaria hoje em dia está mais relacionada ao autoconhecimento e à evolução espiritual?

As loiras do Bonfim e as almas da rua São Paulo – Belo Horizonte (MG)

Lenda diz que loira misteriosa aparecia em frente ao cemitério da rua do Bonfim e desaparecia entre os túmulos
Lenda diz que loira misteriosa aparecia em frente ao cemitério da rua do Bonfim e desaparecia entre os túmulos / Imagem de Engin Akyurt por Pixabay

Há quem diga que Halloween é pouca coisa perto do que acontece em Belo Horizonte em termos de assombração. Nas décadas de 1950 e 1960, por exemplo, circulava a história de uma loira misteriosa que frequentava a noite e sentava nos botecos. Segundo relatos, certa hora da madrugada ela costumava pegar uma carona, descer em frente ao cemitério da rua do Bonfim e sumir entre os túmulos. 

Outra lenda aponta que a construção de um orfanato sobre as terras do primeiro cemitério de BH, no final do século XIX, provocou revolta dos mortos ali enterrados. Por vingança, estes passaram a assombrar quem circulasse pela esquina da Avenida Amazonas com as ruas São Paulo e Tamoios. Há relatos de que até hoje acontecem coisas estranhas nessas vias. 

A lenda do Nego d´Água – Juazeiro (BA)

Cuidado se você pesca sozinho por aí! Leve sempre uma oferenda para Nego D'Água.
Cuidado se você pesca sozinho por aí! Leve sempre uma oferenda para Nego D’Água / Imagem de My pictures are CC0. When doing composings: por Pixabay

Gosta de pescar? Opa, fique atento a essa história que circula pelo Norte, Nordeste e Centro-Oeste brasileiro. O Nego D´Água é uma entidade do folclore brasileiro que vive em vários rios e, de acordo com história em que muitos acreditam ser verdadeira, manifesta-se com risos efusivos e derruba os barcos de pescadores que lhe negam peixes, fumo ou cachaça.

Quem viajar para Juazeiro , na Bahia, poderá visitar a estatua de pedra do Nego D’Água no rio São Francisco e ouvir relatos de quem possivelmente vivenciou situações nada normais durante a pescaria. 

A capital mística do Brasil – Brasília (DF)

Wicca, ufologia, astrologia, Santo Daime representam a variedade de crenças em torno de Brasília,  que também é a capital mística do Brasil
Wicca, ufologia, astrologia, Santo Daime representam a variedade de crenças em torno de Brasília, que também é a capital mística do Brasil/ Imagem de Simone Holland por Pixabay

Desde 1960, Brasília impressiona pelo seu planejamento urbano, arquitetura peculiar e por toda a sua história. No entanto, a cidade planejada por Oscar Niemeyer atrai grande variedade de crenças de diferentes partes do Brasil; como Wicca, ufologia, astrologia, Santo Daime, etc.

Tudo indica que as singularidades místicas de Brasília não surgiram por acaso. Há quem sustente que a cidade foi erguida na mesma disposição das pirâmides do Egito e que Juscelino Kubistschek era maçom e foi reencarnação de um faraó egípcio. O que acha?

E aí, gostou das histórias e ficou com vontade de conhecer esses destinos? No dia das Bruxas ou mesmo em outros períodos do ano, lembre-se que de norte a sul do Brasil existem regiões místicas e lendas curiosas – e por vezes assustadoras – que ainda hoje impressionam. 

Você tem alguma história de assombração da sua cidade? Conte pra gente nos comentários!

Vale a pena viajar bastante e conhecer os mistérios do nosso país! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *