Aniversário de Florianópolis: confira dicas de lazer e curiosidades

Floripa une belezas da natureza e excelente estrutura urbana.- Eduardo Mendes, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

No dia 23 de março comemora-se o aniversário de Florianópolis e em 2022 a capital de Santa Catarina completa 349 anos. Famosa no Brasil e no mundo pelo repertório paisagístico de encher os olhos, Floripa encanta viajantes e moradores graças às belas praias, boa variedade de trilhas, movimentada vida noturna e pela ótima qualidade de vida.

Se você viajar para Florianópolis, vai ter a oportunidade de se divertir em badalados atrativos, mas também curtir a natureza e relaxar em um destino contornado por dunas, vegetação preservada e mar azul. Conclusão, a cidade carinhosamente chamada de Ilha da Magia atende aos mais variados gostos.

Nesse post especial de aniversário, destacamos parte da relevante história de Florianópolis, curiosidades e recomendações de tradicionais programas que enchem o coração dos locais e, claro, merecem ser descobertos por turistas.

Já na expectativa para elaborar o seu roteiro de viagem no período do aniversário ou mesmo em meses seguintes? Então confira também o nosso post com as melhores praias de Florianópolis. Com certeza a sua programação vai ser imbatível.

Conheça um pouco da história de Floripa

Dia ensolarado na paradisíaca Lagoa da Conceição. – BoaVenturaVinicius, CCA – Share Alike 3.0, Wikimedia Commons.

Há mais de 4 mil anos, os primeiros habitantes do território que hoje compreende a capital catarinense eram denominados sambaquis e se alimentavam basicamente de pequenos animais crustáceos, peixes, ostras e vegetais.

Ainda antes da chegada dos europeus, os índios da tribo Carijó ocupavam parte considerável do litoral e eram especialistas na produção de cerâmica e no plantio de exemplares agrícolas, tais como: mandioca, milho, pimenta, amendoim, entre outros. Ao longo dos séculos XVI e XVII, tribos e europeus brigavam por território e havia exploração da mão de obra indígena.

A fundação de Florianópolis propriamente dita aconteceu em 1673 após a chegada do bandeirante Francisco Dias Velho. No período, o local era chamado de Nossa Senhora do Desterro e só passou a ser conhecido como Florianópolis em 1894, quando as tropas federais impediram Santa Catarina de se tornar independente após a proclamação da República em 1989. Na ocasião o presidente do Brasil era o marechal Floriano Peixoto e Florianópolis foi nomeada assim em sua homenagem.

8 Curiosidades sobre a Ilha da Magia

Convide a turma para passar o dia inteiro na Ilha do Campeche. – Rafael Baumer de S. Thiago, CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

Antes de aproveitar aniversário de Florianópolis ou outro período na Praia de Joaquina, Campeche, Jurerê ou nos demais pontos turísticos da ilha, veja só essas oito informações relevantes e curiosas:

  1. Você certamente já leu ou conhece o romance ‘O Pequeno Príncipe’, certo? Pois bem, em Floripa há uma avenida cujo nome é Pequeno Príncipe. Trata-se de uma referência ao autor Antoine de Saint-Exupéry, que já esteve na cidade quando era piloto.
  2. Florianópolis é conhecida como Ilha da Magia em razão das belezas naturais, mas também porque circulam lendas da presença de lobisomens e bruxas na região. Relatos antigos apontam que até já rolou uma festança com seres de outro mundo na Praia de Itaguaçu.
  3. Por falar em praia, são muitas heim! Pela contagem oficial a cidade tem 42 praias, mas muita gente diz que são 100.
  4. Floripa tem uma praia de nudismo: a Praia da Galheta.
  5. Inaugurada em 1926, a Ponte Hercílio Luz é um símbolo de Florianópolis e, com 819 metros, é a maior ponte erguida por cabos de suspensão do país.
  6. Gosta de frutos do mar? A capital de Santa Catarina é grande produtora de tainha e ostras.
  7. Os nativos de Florianópolis são chamados de “manezinhos” por ascendência histórica. Os açorianos que migraram para a ilha catarinense no século XVIII eram conhecidos como “manezinhos da Ilha”.
  8. Florianópolis é referência nacional em preservação ambiental. Além do constante cuidado com a mata nativa e a não autorização da construção de empreendimentos em trechos naturais isolados, foi criada em 2021 a maior unidade de conservação do município: são 59,72² km de área protegida no norte da capital.

Com certeza durante os seus passeios diários, vespertinos ou noturnos e na conversa com a população local, você vai conhecer muitos outros detalhes interessantes sobre essa cidade alto astral.

6 programas que são a cara de Florianópolis

A emblemática Ponte Hercílio Luz enche a noite de Floripa de brilho. – Herr Stahlhoefer, Wikimedia Commons.

Para saudar a população local no aniversário de Florianópolis e até convidar amantes de viagens de outras partes do Brasil, listamos seis atrativos que moram no coração da maioria dos florianopolitanos (ou manezinhos, como preferir). Guarde essas dicas com carinho.

1. Pôr do Sol em Santo Antônio de Lisboa

Localizado no noroeste de Florianópolis, o bairro de Santo Antônio de Lisboa possui um clima bucólico indescritível e é envolvido por referências históricas do arquipélago de Açores. Um programaço nesse lugar paradisíaco, é contemplar o pôr do sol entre petiscos e goles de cerveja nos restaurantes à beira do mar da Praia Santo Antônio de Lisboa.

2. Trilha da Lagoinha do Leste

Apontada como uma das mais bonitas de cidade, a Trilha da Lagoinha do Leste fica no Parque Municipal da Lagoinha do Leste, no trecho sul de Floripa. Procurada com frequência por entusiastas de aventuras na natureza, a trilha tem dois caminhos: um que pode ser feito em até 3 h e outro em 1h30 em trajeto com subidas, descidas e passagens por mata fechada. Embora não seja fácil, a atividade vale a pena pelo show de belezas da combinação da praia com a vegetação.

Para saber mais sobre essa e outras atrações desse tipo, leia o nosso post sobre as principais trilhas de Florianópolis. São 21 opções para iniciantes e experientes em caminhadas na mata. Imperdível.

3. Nascer da lua no Campeche

Se apreciar o pôr do sol é um programa local imperdível em Santo Antônio de Lisboa, o Campeche é o melhor lugar de Florianópolis para observar o nascer da lua. Conversar com os amigos durante o passeio, caminhar sentindo a brisa no rosto e depois avistar a lua surgindo aos poucos e colorindo são desses passeios simples que fazem valer a pena morar na Ilha da Magia.

4. Barezinhos da Hercílio Luz

Na hora de tomar uma cerveja gelada, um drink especial e saborear um prato gostoso, é uma prática usual curtir a noite de Florianópolis nos bares e restaurantes próximos da Ponte Hercílio Luz, um dos mais célebres cartões postais da cidade.

5. Parque da Luz

Situado na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, o Parque da Luz dispõe de um mirante de onde é possível admirar Floripa por ângulos especiais. Além disso, o espaço tem ótima área de lazer com ciclovia, viveiros para árvores frutíferas, quiosque e até um parquinho infantil.

6. Farol da Praia do Farol

A Praia do Forte está localizada entre a Praia de Daniela e Jurerê Internacional, no norte da ilha. Lá, uma atração interessantíssima é o Forte São José da Ponta Grossa, uma fortaleza construída em 1740 com o objetivo de proteger a região. Restaurada em 1992, a estruturada feita de pedras é aberta para visitação de segunda a domingo.

Para quem deseja conhecer um pouco de cada cantinho de Floripa, uma boa pedida é o passeio panorâmico City Tour Floripa By Bus, que passa pelos principais pontos históricos e praias da cidade. Um veículo especialmente projetado para turismo urbano, percorre vários lugares da Ilha da Magia para conhecer e aproveitar.

Florianópolis é apaixonante!

Visite Florianópolis e volte sempre! – Mariordo( Mário Roberto Duran Ortiz), CCA Share Alike 4.0, Wikimedia Commons.

É impossível ficar indiferente aos encantos dessa cidade praiana emoldurada por inspirados contornos paisagísticos.

Vamos comemorar aniversário de Florianópolis e reverenciar as maravilhas naturais, os bares, restaurantes, museus, construções históricas, a imponente Ponte Hercílio Luz e a simpatia e acolhimento de um povo que tem o privilégio de dormir e acordar todos os dias nesse recanto gracioso.

Se você ainda não conhece ou se pretende repetir o passeio, saiba que a página oficial do BuscaÔnibus disponibiliza passagens por preços camaradas. Não dá para perder a oportunidade de fazer esse passeio, né?

Parabéns, Floripa!