Estrada Afora com o buscaOnibus

Você sabe onde fica a maior colônia nipônica fora do Japão?

O bairro da Liberdade se transforma em São Paulo durante o festival Tanabata

O bairro da Liberdade se transforma em São Paulo durante o festival Tanabata

Desde que chegaram em terras tropicais, em 1908, os japoneses se espalharam pelo Brasil. Muitas famílias se fixaram em São Paulo e no Paraná, mas descendentes japoneses habitam todos os cantos do país.


Aos poucos, eles foram se misturando aos brasileiros e, assim, formaram famílias nipo-brasileiras, que nos presentearam com milhares de nikkeis, brasileiros com descendência japonesa. Atualmente, estima-se 1,5 milhão de brasileiros possuem ascendência japonesa, de acordo com o Consulado Geral do Japão em São Paulo.

Pesquise horários e passagens para São Paulo

Presença japonesa

Além de muitas palavras – shiatsu, tatame, karatê, karaokê – e pratos tipicamente japoneses que experimentamos e adotamos – como sushi, sashimi, yakisoba, temakisushi e sukiyaki -, uma curiosidade que muitos nem imaginam é que a plantação da soja no Brasil foi disseminada pelos imigrantes japoneses. Antes da chegada deles, a soja era plantada em pequena escala na Bahia. Hoje, graças aos japoneses, é um dos grandes trunfos do agronegócio brasileiro.

Veja as cidades do Brasil que contam nosso passado português

Culinária do Japão introduziu novos pratos ao cotidiano do Brasil

Culinária do Japão introduziu novos pratos ao cotidiano do Brasil

Na capital paulista vivem cerca de 400 mil japoneses. O maior reduto da colônia nipônica fora do Japão é o bairro Liberdade, onde as fachadas são escritas com ideogramas japoneses e a arquitetura é tradicionalmente oriental. O bairro é conhecido por receber turistas de todo o mundo, apaixonados pela cultura e tradição orientais.

Tradições de pai para filho

Outro local que merece atenção é a cidade de Assaí, no Paraná. Por lá, desde o fim da década de 30, com a colonização dos japoneses, as tradições orientais são passadas de pai para filho.

Conheça um pouco da Rússia sem sair do Brasil

Festival Tanabata é uma das celebrações de origem japonesa na cidade de Assaí

Destalhe da decoração durante o Festival Tanabata

A população, miscigenada entre brasileiros e japoneses, realiza os eventos da cidade, como o Bon Odori e o Tanabata, perpetuando a cultura oriental existente no dia a dia da cidade. O sistema de produção de frutas e o espaço agrícola da cidade também são realizados com técnicas japonesas.

Veja mais dicas interessantes:

O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas top

Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Check-in online da passagem de ônibus

Conheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência

Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças