Estrada Afora com o buscaOnibus

Onde ir na Páscoa? Conheça novos lugares do Brasil

Atualizado em

Gramado e Canela: a viagem de Páscoa dos sonhos!
Serra Gaúcha é uma das opções para quem curte um clima de serra, com várias opções de gastronomia e entretenimento

Onde ir na Páscoa: campo, praia, cidade ou chocolate? Selecionamos alguns destaques para você curtir o feriadão.

Cidade de Gramado é um dos grandes atrativos da Serra Gaúcha na Páscoa
Cidade de Gramado é um dos grandes atrativos da Serra Gaúcha na Páscoa

Serra Gaúcha

Para quem curte um friozinho, a dica é Serra Gaúcha.  Muito conhecidas e visitadas durante a época de Natal, Gramado, Canela e Nova Petrópolis, encantam visitantes na Páscoa com uma deliciosa programação dedicada à amantes de chocolate. E o melhor: os eventos são gratuitos!

Em Gramado, a cidade fica repleta de ovos decorados espalhados. Na Rua Coberta, na região central da cidade, ocorrem atividades para crianças e adultos, como oficinas de chocolate e espaço kids. Além disso, a Parada de Páscoa – um desfile temático gratuito – anima a Avenida Borges de Medeiros, a principal da cidade.

Os eventos religiosos também são destacados no Gramado Aleluia, como a Procissão de Ramos e a Procissão dos Passos, além das missas no dia de Páscoa.

Para quem é fã de chocolate, a dica é a Chocofest, em Nova Petrópolis. Por lá, a festa terá desfiles, espetáculos, caça ao ninho do coelho, oficinas culinárias e, claro, muito chocolate!

Em Canela, a Praça João Corrêa é o palco da festa dedicada à Páscoa. A programação conta com a Casa do Coelho, o Espaço Teatro dos Bonecos, Casa do Chocolate e desfiles.

Chocolate artesanal

As duas cidades também são palco de deliciosas fábricas de chocolates artesanais abertas o ano todo para visitação, na maioria gratuitas, e que agradam aos turistas com suas gostosuras. Lugano, Caracol, Florybal, Prawer e Planalto são algumas das opções na região.

E que tal levar a garotada para se divertir nos parques temáticos “Terra Mágica Florybal” e “O Reino do Chocolate”? A diversão será garantida!

Pesquise passagens de ônibus para Gramado e Canela

Capital do Cacau

Que tal conhecer as fazendas de cacau em Ilhéus na sua próxima viagem de páscoa?

Se você prefere o litoral, há Ilhéus, na Bahia, que além das belas praias é conhecida como a terra do cacau.

Algumas fazendas de cacau abrem para visitação e muitas estão investindo também na produção de chocolates juntos às plantações, agregando ainda mais valor para os turistas que querem conhecer todo o processo dos deliciosos chocolates.

As opções de visitação são variadas, como a Fazenda Primavera, a Fazenda Vitória, a Fazenda Yrerê e a Fazenda Renascer.

Pesquise sua passagem de ônibus para Ilhéus

Páscoa alemã

Inclua Pomerode na sua viagem de Páscoa

Agora, se você gosta de conhecer novas culturas, há boas opções em Santa Catarina e no Paraná.

O destaque catarinense fica por conta de Pomerode, é o Festival da Pascoa – Osterfest. Por toda a cidade a decoração é incrementada através da Osterbaum – árvore da Páscoa, um dos símbolos tradicionais da cultura alemã.

Na montagem da Osterbaum cada elemento tem um significado, os galhos secos lembram a frieza e a morte de Jesus, já as cascas coloridas representam a alegria da vida na ressurreição de Cristo.

Em 2017, a árvore da Osterfest entrou para o livro dos recordes. Para conseguir o feito, a osterbaum foi enfeitada com 82.404 cascas de ovos de galinha pintadas penduradas nos galhos.

Pesquise horários de ônibus para Pomerode

Outras atrações como a Casa do Coelho, exposição de ovos, oficinas artísticas, desfiles e a Ostermarkt – feira de Páscoa com apresentações folclóricas, concursos e gastronomia especial animam a pequena cidade de colonização alemã.

Ovos pintados

Conheça as pêssankas na sua próxima viagem de Páscoa


Já no Paraná, o destaque com certeza não é o chocolate. Uma antiga tradição trazida pelos imigrantes ucranianos e poloneses ainda tem espaço por lá, são os ovos pintados à mão, ou melhor, as pyssankas que simbolizam desejos de prosperidade, fartura, saúde e boa sorte.

Os ovinhos delicadamente trabalhados são como talismãs que protegem contra o mal e garantem a felicidade e a saúde de quem os recebe. Um ótimo presente, não? Que tal aprender como criar a sua própria pyssanka e presentear quem você gosta?

Em cidades com forte imigração de origem eslava há comemorações típicas e produção das pyssankas para servirem como presentes nos lugares dos ovos de chocolates. Cidades como Curitiba (PR) e Prudentópolis (PR) são alguns exemplos. Em todas, a tradição segue viva com festas e até monumentos.

Conheça a Swieconka em uma viagem de Páscoa para Curitiba

Em Curitiba acontece no sábado de Aleluia, a Swieconka e a Benção dos Alimentos, respectivamente nos Memoriais da Imigração Polonesa e Ucraniana. Durante os eventos há apresentações culturais, artesanato e gastronomia típicos e a bençãos dos alimentos, que serão consumidos no domingo de Páscoa, e dos pyssankas.

Gostou? Então confira as opções de horários e passagem de ônibus para Curitiba e quem sabe estique a viagem até Prudentópolis.

Aproveite para planejar a sua viagem no BuscaOnibus e tenha uma ótima Páscoa!