Estrada Afora com o buscaOnibus

Visite um pedacinho da Coreia do Sul em São Paulo

Comunidade da Coréia do Sul tem forte presença no comércio do bairro do Bom Retiro

Comunidade da Coréia do Sul tem forte presença no comércio do bairro do Bom Retiro

Entre os povos que escolheram São Paulo como lar, chama a atenção a grande comunidade de sul-coreanos que transformou o bairro do Bom Retiro.

Segundo a Associação dos Coreanos no Brasil, o número de comércio e produtos coreanos tem aumentado em São Paulo. A ligação entre o bairro e o país asiático é tão grande que o ex-prefeito de São Paulo, João Doria, manifestou durante o seu mandato o desejo de apelidar o bairro como “Little Seoul” (Pequena Seul).

Pesquise horários e passagens para São Paulo

Andar pelo Bom Retiro é esbarrar em alguns estabelecimentos comerciais comandados por sul-coreanos e dedicados à cultura local. Além de concentrar um grande número de estabelecimentos orientais, o bairro e a famosa Rua Prates atende especialmente aos fanáticos por pães e doces.

Culinária sul-coreana se destaca pelos seus doces coloridos e saborosos

Culinária sul-coreana se destaca pelos seus doces coloridos e saborosos

Você sabe onde fica a Barcelona Brasileira?

A imigração coreana no Brasil teve seu início oficial em 23 de fevereiro de 1963. Anteriormente, há registros de cidadãos coreanos imigrantes, especialmente pequenos grupos familiares, chegados na década de 1950.

Atualmente, estima-se que cerca de 50 mil coreanos e descendentes vivam no Brasil, com 92% desse número no estado de São Paulo. Destes, 90% moram e trabalham na capital paulista.

Dica para quem visita

Uma boa dica para quem quer conhecer um pouco da história e da cultura coreana é o Centro Cultural Hallyu, também situado no bairro Bom Retiro. O Centro foi criado por um grupo de brasileiros e coreanos e tem como objetivo promover a cultura coreana.

Pesquise horários e passagens para São Paulo

Dentre as atividades do espaço estão curso de língua coreana, aulas de dança, exposições ligadas a arte, vestimentas e culinária. O espaço também possui uma biblioteca com obras e filmes ligados à história da Coreia do Sul.

Fundação do Corinthians

Corinthians foi fundado no Bairro do Bom Retiro no ano de 1910

Corinthians foi fundado no Bairro do Bom Retiro no ano de 1910

Para quem gosta de futebol, o bairro Bom Retiro tem uma atração toda especial. No dia 1º de setembro de 1910, um grupo de operários fundou ali o Sport Club Corinthians. No local há um pequeno monumento que registra a fundação do clube.

Veja mais dicas interessantes:

O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas top

Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Check-in online da passagem de ônibus

Conheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência

Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças