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Troca ou devolução de passagens de ônibus, como funciona

Olá passageiros! Como vão as viagens?!

Troca ou devolução de passagens de ônibus

Uma dúvida bem comum nos viajantes é sobre a troca ou devolução de passagens de ônibus.

Há cobrança extra? Quanto tempo antes preciso trocar? Posso repassar para outra pessoa? Essas são algumas dúvidas sobre passagens de ônibus.

Pois bem, vamos tentar ajudar a sanar essas dúvidas.

Pesquise no buscaOnibus horários e passagens para suas viagens pelo Brasil!

Primeiramente, quem regula o transporte rodoviário de passageiro é a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) e através da Resolução 4.282/2014 que ficam definidas as condições gerais relativas às passagens de ônibus, como venda, troca, obrigatoriedade e direitos dos usuários e das empresas. 

Sobre a validade de uma passagem, ela é válida por um ano, a contar da primeira data de emissão. Porém, para que seja garantida tal validade é preciso prestar atenção a algumas regras, como limite de tempo para pedir a troca ou remarcação por exemplo, então vamos explicar melhor:

Remarcação ou troca de passagens

Troca ou devolução de passagens de ônibus - remarcaçãoAs solicitações devem ser feitas até três horas antes da realização do embarque e é autorizado às empresas a cobrança de até 20% do valor da passagem para realizar a remarcação.

É preciso ficar atendo ao fato que algumas viações possuem políticas diferentes de remarcação/troca de passagens para linhas interestaduais e intermunicipais (dentro do mesmo estado).

Devolução, reembolso ou cancelamento de passagens

Pedidos de devolução, cancelamento ou reembolso de passagens devem Troca ou devolução de passagens de ônibus - reembolsoser feitos até três horas antes do embarque, sendo autorizado às empresas a retenção de 5% do valor pago. Após três horas antes do embarque as viações podem não aceitar a solicitação.

Em caso de reembolso, esse deve ser feito em até 30 dias e com o valor corrigido considerando a data do reembolso e não a da compra.

Transferência da passagem de ônibus

A transferência da passagem de ônibus a outro passageiro é permitida. Para essa alteração é necessária a presença do passageiro cedente, ou através da apresentação do documento de identidade original desse, além do bilhete e deve ser realizada diretamente no guichê da viação.

Caso você tenha outras dúvidas sobre viagens de ônibus acesse nossa FAQ

Outras situações

Troca ou devolução de passagens de ônibus - atrasoEm caso de atraso do ônibus e consequentemente do embarque, a empresa deve alocar o passageiro em outra companhia ou ressarcir o valor integral ao usuário. Caso o atraso ultrapasse as três horas, a viação deve conceder alimentação e, em alguns casos, hospedagem ao usuário. Se o seu caso é que você se atrasou e perdeu o ônibus, então clique aqui para saber mais

A venda das passagens de ônibus deve iniciar com antecedência mínima de 30 dias úteis da data da viagem.

Importante

Em caso de compra da passagem em sites terceirizados é importante verificar as condições de cancelamento/transferência/reembolso junto ao próprio site da compra.

Agora que você já leu sobre como funciona as trocas ou devoluções de passagens, que tal conhecer as vantagens da compra online de passagens de ônibus? Acesse o nosso post “Passagem de Ônibus: Comprando Online!”

Tem mais alguma dúvida sobre passagens e viagens de ônibus?!

Visite o FAQ do buscaonibus e veja como podemos ajudar.

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