Estrada Afora com o buscaOnibus

Sete dicas para visitar Florianópolis e se encantar com a Ilha da Magia

viaje para visitar FlorianópolisA capital catarinense é um dos encantos do Sul do Brasil. É possível visitar Florianópolis em todas as épocas do ano e se maravilhar com suas inúmeras praias, histórias de bruxas e culinária local.

Floripa como é carinhosamente conhecida tem clima úmido, verões quentes e inverno mais ameno, apesar de ter o “vento sul” vento característico que refresca bem os dias.

Confira os horários de ônibus para Florianópolis e vá conferir de perto suas belezas e atrações.

Confira sete dicas para você aproveitar ainda mais sua viagem:

1. Visitar Santo Antônio de Lisboa

conheça Santo Antônio de Lisboa quando visitar Florianópolis

Durante sua visita à Ilha da Magia, que tal unir mar, culinária e cultura local além de um belíssimo por do Sol? A dica é visitar o povoado mais antigo da cidade, Santo Antônio de Lisboa e desfrutar da boa gastronomia, das feirinhas com artesanato local, das construções em estilo Barroco e observar um dos por do sois mais bonitos da cidade.

2. Conhecer a Ilha do Campeche

Não deixe de conhecer a Ilha do Campeche quando visitar Florianpolis

Gosta de contato com a natureza, trilhas e mergulho? Então a Ilha do Campeche é a opção indicada. Única ilha do país tombada como Patrimônio Arqueológico e Paisagístico Nacional, o local abriga belas praias de águas transparentes, dezenas de inscrições rupestres, variedades de fauna e flora, inclusive se der sorte pode avistar arraias e até baleias pela região. Para chegar até à ilha é preciso contratar o passeio na praia da Armação, na região sul de Floripa. Não esqueça a máscara e o snorkel para nadar em meio aos peixes.

3. Explorar as Fortalezas de Florianópolis

há muitas Fortalezas para conhecer quando visitar Florianópolis

Que tal conhecer os Fortes da região? Comece pelo Forte Santana, na região central da cidade, próximo à Ponte Hercílio Luz, o por do Sol ali também rende belas fotos e é possível visitar o Museu de Armas Major Lara Ribas, aberto de terça a domingo das 9 às 17h, com entrada gratuita.

Para conhecer os outros fortes e mais da história local é através do passeio de escuna que passa por diversas praias e nas principais fortalezas, como a de Anhatomirim. Há saídas do centro, próximo a Ponte Hercílio Luz e também da praia de Canasvieiras, no norte. As escunas funcionam durante todo o ano e fique atento que você pode avistar golfinhos durante o passeio.

4. Visitar o Parque do Rio Vermelho

quando visitar Florianópolis, aproveite para conhecer o Parque do Rio Vermelho

Opção para todas as idades, o Parque do Rio Vermelho funciona de terça a domingo (inclusive em feriados), das 10h às 17h. O passeio é gratuito e acompanhado por um guia do parque. Totalmente acessível para cadeirantes, o trajeto é curto, menos de uma hora, mas muito bem aproveitado.

Você irá ter contato com diferentes espécies de macacos, tartarugas, araras, tucanos, bichos preguiças, toninhas entre outros – na sua maioria vítimas de maus tratos, tráfico ou atropelamento. Dica, leve seu lanche e faça um piquenique no final do passeio.

No Parque há também espaço para camping e uma bela vista da Lagoa da Conceição.

5. Conhecer as praias de Floripa

não deixe de conhecer as trilhas quando visitar Florianópolis

A ilha tem 42 praias, as mais famosas são certamente Jurerê, Mole, Joaquina, Campeche e Canasvieiras. Que tal dar a chance de desfrutar de outras opções igualmente ou até mais belas?

No sul da ilha, nossas sugestões são Matadeiro, Lagoinha do Leste e Solidão, acessíveis por trilhas; Açores, Pantano do Sul, além da “praia” da Lagoa do Peri. No leste, a Lagoa da Conceição guarda a Costa da Lagoa, uma comunidade rodeada de Mata Atlântica, com direito a cachoeira e acesso à lagoa.

No nordeste da ilha conheça Moçambique, com 7 km é a praia mais extensa e reduto de surfistas. Já no norte conheça a praia Brava, também frequentada por surfistas e com um público mais jovem; Lagoinha e praia do Forte, com águas mais calmas e clima mais família.

Durante sua viagem a Florianópolis que tal conhecer outros paraísos da região? Acompanhe nosso post sobre o Litoral Catarinense.

6. Experimentar a gastronomia

ao visitar Florianópolis conheça as fazendas de ostras

Poderíamos ficar aqui enumerando diversas opções imperdíveis, mas com certeza você irá aproveitar muito bem a cidade e depois, vai querer voltar para aproveitar um pouco mais.

Não deixe de experimentar as ostras do Ribeirão da Ilha, o reduto no sul da ilha é responsável por 85% da produção nacional, as fazendas de ostras são na frente dos restaurantes locais o que garante que estejam sempre frescas.

ao visitar Florianópolis experimente as famosas ostras

Conheça o Mercado Público, bem no centro de Floripa, e experimente os deliciosos pastéis de berbigão e de camarão, curtindo uma boa música.

delicie-se com os pasteis de berbigão ao visitar Florianópolis

Na Lagoa da Conceição procure por uma autêntica Sequência de Camarão e prove diversos sabores desse delicioso fruto do mar.

quando visitar Florianópolis não esqueça de experimentar a sequência de camarão

Aproveite a noite na ilha. De segunda à segunda você encontra opções de bares, pubs, bons restaurantes e baladas para todos os gostos e bolsos.

7. Praticar esportes radiciais

Use a desculpa de fazer esportes radicais para visitar Florianpolis

Muito além do surf, na sua viagem para Florianópolis e região você pode experimentar praticar mergulho, stand up paddle, kitesurg, windsurf, paraglider, canoagem, arvorismo, tirolesa, rafting. Ou seja, uma aventura nova todo dia!

Esperamos que você possa visitar Florianópolis e conhecer de perto todo esse encanto e suas histórias e culturas.

Confira os horários de ônibus para Florianópolis e vá conferir de perto suas belezas e atrações.

Uma última dica, é sobre a sua locomoção na cidade. é possível ir à maioria dos lugares utilizando o transporte público, porém, As distâncias na cidade são longas, mesmo na região da ilha, por isso, caso seja possível, considere a possibilidade de alugar um carro pois irá facilitar e agilizar sua viagem. Em algumas regiões, os táxis podem ser raros e os horários de ônibus muito espaçados.