Estrada Afora com o buscaOnibus

Réveillon nas areias de Copacabana

Ano Novo é sempre motivo de comemoração, recomeçar, planejar, revigorar, fazer melhor. Que tal começar 2016 com o pé direito numa das maiores festas de réveillon do mundo, em plena praia de Copacabana?

O evento é sempre espetacular e a queima de fogos mágica, encantando crianças e adultos.

Réveillon Copacabana

Foto: Divulgação

Confira mais sobre os espetáculos desse ano e outras dicas para aproveitar bem essa grande festa.

Reveillon 2016

Para a virada desse ano o destaque das apresentações é o espetáculo musical Sambra, uma homenagem aos 100 anos do Samba.

Sambra visita a história do Samba, contando a trajetória deste gênero musical tão brasileiro.  Desde o primeiro samba gravado a fazer sucesso no país, “Pelo Telefone”, passando pelo berço do samba, a Praça XI, pelos morros cariocas, toda a boemia e malandragem, chegando na apoteose com os desfiles das escolas de samba na avenida.

Uma homenagem digna a nomes como: Donga, Pixinguinha, Nelson Sargento, Carmem Miranda, Grande Otelo, João Nogueira, Noel Rosa, Chico Buarque, Martinho da Vila, Cacique de Ramos, Jorge Aragão, Beth Carvalho, Paulinho da Viola, entre outros.

Sambra, uma homanagem aos 100 anos de samba

Foto: Sambra / Divulgação

No palco principal, além de Sambra, Zeca Pagodinho deve comandar a festa após a meia-noite com direito a vários convidados. Prepare-se a festa vai até o raiar do sol.

Como chegar

Diversas cidades do Brasil possuem horários de ônibus para o Rio de Janeiro e para quem vai viajar de ônibus para o Rio, o desembarque é realizado na Rodoviária Novo Rio, localizada na rua Francisco Bicalho, próxima ao centro da cidade.

Durante a véspera e o dia de Ano Novo muitas ruas no Rio sofrem alterações, por isso, optar pelo transporte público é o mais indicado, além de não ter opções de estacionamento em Copacabana no dia da virada.

Para chegar em Copacabana é possível ir de ônibus, mais de 80 linhas passam pela área do evento, como por exemplo, a linha 2017 (Frescão) saindo da Rodoviária. Importante lembrar que o acesso ao bairro de Copacabana é liberado até às 22h.

Outra opção é o Metrô, seguindo em direção à Zona Sul da cidade, desembarcando nas Estações Cardial Arcoverde, Siqueira Campos, Cantalago ou General Osório. Para o Réveillon o Metro Rio vende bilhetes antecipados e com horário pré-determinados, para saber mais, acesse o site oficial do Metro Rio.

Rituais para atrair a Boa Sorte no ano que se anuncia
Como trazer sorte para o Ano Novo

Foto: Mirian Fichtner

Sempre que o novo ano está próximo as superstições, mandingas e tradições aparecem, prometendo sorte, amor, dinheiro, saúde e assim por diante.

O hábito de pular as sete ondas é bem presente no Brasil. Segundo os gregos, o mar tem poderes espirituais e poder de renovar energias; já na crença africana, é uma forma de homenagear Iemanjá, o sete é um número espiritual e pular as ondas seria uma forma de invocar a rainha do mar trazendo forças para o ano que inicia.

Outra forma de homenagem a Iemanjá são flores, velas, perfumes oferecidos ao mar como presentes e os agradecimentos viriam como bençãos e sorte para o novo ano.

Curiosidade – os fogos de artifício

Segundo a crença chinesa o barulho ajuda a afastar os maus espíritos e o ano novo estaria livre deles, por isso vale tudo, palmas, gritos, balões e os belos fogos de artifício. O fundamental é fazer bastante barulho nos primeiros momentos do ano.

Fogos de artifício dão as boas vindas ao Ano Novo

Foto: André Lobo / Riotur

O Réveillon em Copacabana é com certeza será uma experiência incrível e que fará você pensar:

  1. Por que eu não passei o ano novo em Copacabana antes?
  2. Ano que vem estou aqui novamente!