Estrada Afora com o buscaOnibus

Passeios de trem que você precisa fazer no Brasil

Estrada de Ferro Carajás

Você sabia que no Brasil existem paisagens exuberantes que podem ser desbravadas de trem?


O tempo foi passando, carro, ônibus e avião chegaram, porém os trens não perderam seu charme, pelo contrário: ganharam importância no turismo.

Conheça nossas cinco dicas de passeios de trem que você precisa fazer no Brasil e saiba como chegar de ônibus!

Trem entre Curitiba e Morretes passa pela Mata Atlântica. Foto: Serra Verde Express/Divulgação

Trem entre Curitiba e Morretes passa pela Mata Atlântica. Foto: Serra Verde Express/Divulgação

Trem Curitiba – Morretes

Considerado um dos passeios de trem mais bonitos do Brasil, o trecho ferroviário entre Curitiba e Morretes corta a Serra do Mar em mais de 70 quilômetros. O trajeto conta com túneis, paredões de pedra, represas, montanhas, cachoeiras e pontes tão estreitas que nos dão a impressão de que o trem está flutuando sobre o penhasco.

Além dessa imersão na natureza – mais da metade da Mata Atlântica que o Brasil ainda possui fica nesta região -, o passageiro aproveita uma viagem pelo Brasil dos séculos XVIII e XIX. A ferrovia Paranaguá-Curitiba foi inaugurada em 1885 pela Princesa Isabel, e a cidade de Morretes preserva muito da arquitetura de sua fundação, de 1733.

O trem é operado pela Serra Verde Express e tem saídas diárias de Curitiba apenas na alta temporada (durante os meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro). Na baixa temporada, de março a junho e de agosto a novembro, as saídas ocorrem aos finais de semana (sextas, sábados e domingos).

Pesquise horários e passagens de ônibus para Curitiba

Trem entre São João Del Rei e Tiradentes é no estilo Maria-Fumaça. Foto: Eduardo Rocha/RR/Divulgação

Trem entre São João Del Rei e Tiradentes é no estilo Maria-Fumaça. Foto: Eduardo Rocha/RR/Divulgação

Trem São João del Rei – Tiradentes 

O passeio de trem maria fumaça de Tiradentes a São João del Rei é uma das principais atrações para quem visita as cidades mineiras. A antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) foi inaugurada em 1881 por D. Pedro II, com o objetivo de desenvolver o interior do país. Por causa do esforço da comunidade em trazer a ferrovia para a cidade de São João del Rei, ela ficou carinhosamente conhecida como “a mais mineira de todas as estradas de ferro”.

Desde sua fundação, a ferrovia nunca mais parou. Na verdade, é uma das poucas no mundo que continua em operação com trilhos de bitola de 76 cm, que são mais estreitos que o usual para estradas de ferro.

Em geral, são apenas duas saídas diárias de cada cidade. Na sexta e sábado, o trem sai de São João del Rei para Tiradentes e de Tiradentes para São João del Rei em três horários. Em feriados e alta estação, horários extras podem ser oferecidos, mas é preciso consultar o site da empresa para confirmar. A passagem pode ser comprada aqui.

Pesquise horários e passagens de ônibus para São João Del Rei

Passeio pelo trem do vinho, entre Bento Gonçalves e Garibaldi, oferece opções gastronômicas e degustação de vinhos e espumantes.

Passeio entre Bento Gonçalves e Garibaldi é conhecido como trem do vinho. Foto: Divulgação.

Trem Bento Gonçalves – Garibaldi

O trem do vinho, como é carinhosamente conhecido o trajeto entre Bento Gonçalves e Garibaldi, é uma das grandes atrações da Serra Gaúcha. O passeio turístico-cultural preserva tradições artísticas de música italiana, gaúcha e oferece degustações de vinho, espumante e suco de uva.

A rede ferroviária chegou à região no início do século XX, facilitando o escoamento da produção de vinho e demais produtos locais, proporcionando uma base econômica sólida para os municípios da região. A linha entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves começou a ser construída em 1909 e foi finalizada somente em 1919. Transportou passageiros até a metade dos anos 70 e cargas até a metade dos anos 90.

Suas atividades foram retomadas para fins turísticos pela empresa Giordani Turismo, fundada em 17 de novembro de 1992 com o propósito de operar o passeio de Maria Fumaça.

Pesquise horários e passagens de ônibus para Bento Gonçalves

Expresso Turístico liga Estação da Luz a Jundiaí traz o glamour das viagens férreas. Foto Divulgação CPTM

Expresso Turístico que liga Estação da Luz a Jundiaí traz o glamour das viagens férreas. Foto Divulgação CPTM.

Trem São Paulo – Jundiaí

O chamado Trem da Itália, que liga as cidade de São Paulo e Jundiaí, faz parte do Expresso Turístico da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Seu percurso celebra a memória dos colonos italianos e ao mesmo tempo traz o glamour das viagens férreas da década de 1950. O passeio é realizado três vezes ao mês.

O embarque é na Estação da Luz, em São Paulo, com destino a Jundiaí, distante 60 quilômetros da capital paulista. A viagem dura 1h30 e é realizada ao longo da atual Linha 7-Rubi, primeira estrada de ferro implantada, em 1867. No caminho, é possível curtir uma programação complementar, com visitas a adegas, cantinas e degustação de vinho, além de passear por uma fazenda histórica, com marcas da influência dos italianos naquela região. A degustação de pratos italianos pode ser embalada pelas canções tradicionais. As passagens de trem são vendidos diariamente na bilheteria da Estação da Luz.

Pesquise horários e passagens de ônibus para São Paulo

Trecho entre Vitória e Belo Horizonte conta com paisagens belíssimas. Foto: Divulgação/Vale.

Trecho entre Vitória e Belo Horizonte conta com paisagens belíssimas. Foto: Divulgação/Vale.

Trem Vitória – Belo Horizonte 

Esta é  uma das viagens mais longas de trem do Brasil. O trecho Vitória x Belo Horizonte percorre um total de 664 km, ao longo de 13/14 horas. O trem passa por cidades históricas mineiras que ficam às margens dos rios Doce e Piracicaba. Por ser uma viagem longa, o trem conta com um vagão lanchonete e um vagão restaurante. Há também um vagão exclusivo para Pessoas com Deficiência.

Com essa opção, o turista se deleita por um dia inteiro com paisagens de importância histórica na região sudeste. A compra da passagem de trem pode ser realizada pelo site da Vale.

Pesquise horários e passagens de ônibus para Belo Horizonte

Pesquise horários e passagens de ônibus para Vitória

Estrada de Ferro Carajás é a mais longa de passageiros do país. Foto: Divulgação/Vale

Estrada de Ferro Carajás é a mais longa de passageiros do país. Foto: Divulgação/Vale

Trem da Estrada de Ferro Carajás 

Norte e Nordeste brasileiros estão unidos pelo mais longo trecho de trem do Brasil. São 892 km entre as cidades de Parauapebas, no Pará, até São Luís, no Maranhão. Inaugurada em 1985, a linha passou por diversas transformações e, desde setembro de 2015, conta com vagões renovados. Atualmente, possui 15 paradas em cidades do Maranhão e Pará, transportando até 1.300 passageiros por viagem em um trajeto de 16 horas. A ferrovia liga a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás (PA), ao Porto de Ponta da Madeira (MA). Por ela são transportados 120 milhões de toneladas de carga e 350 mil passageiros por ano. A passagem de trem pode ser comprada online pelo site da Vale.

Pesquise horários e passagens de ônibus para São Luís

E aí, qual desses você fará primeiro?

Pesquise horários e passagens com o BuscaOnibus para qualquer lugar do Brasil

Veja mais dicas interessantes:

Conheça os melhores lugares para viajar com as crianças
Partiu Montevidéu: 9 lugares imperdíveis
O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas top

Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Conheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência

Como viajar com o seu animal de estimação