Estrada Afora com o buscaOnibus

Viajar de ônibus e conhecer o Brasil – Região Nordeste parte 2

Realmente a região Nordeste é cheia de tesouros, tarefa difícil escolher apenas uma atração por estado. Mas conseguimos! Pegue caneta e papel e anote os lugares imperdíveis para quando você viajar de ônibus e conhecer o Brasil.

Nesse post você vai conferir as surpresas de Pernambuco, Rio Grande no Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Embarque com a gente:

Vinhos do Vale do São Francisco / PE

Viajar de ônibus e conhecer o Brasil - Vale do São Francisco

A região produz várias castas de uvas, incluindo as uvas vítis viníferas usadas para produção de vinhos finos

Com certeza você já ouviu falar dos vinhos e sucos gaúchos e da serra catarinense, mas sabia que o Vale do São Francisco também produz alguns dos melhores vinhos, espumantes e sucos de uva do pais? Com quase três safras anuais é a única região que consegue produzir vinho durante o ano todo. As vinícolas estão em cidades ribeirinhas como Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista e Casa Nova (BA).

 

Castelos do Rio Grande do Norte / RN

Viajar de ônibus e conhecer o Brasil - Castelos RN

O Castelo Zé dos Montes se destaca em meio as pedras, matos e árvores da Serra da Tapuia.

Existem vários castelos espalhados pelo Brasil e o Rio Grande do Norte tem três deles, construídos nas décadas de 1970 e 1980. O Castelo de Engady, na cidade de Caicó, tem estilo mouro-medieval, idealizado para ser um local de recolhimento, meditação e estudos, tem seu nome inspirado na história de Davi. Já o Castelo Di Bivar, em Carnaúba dos Dantas, é uma imitação de um castelo renascentista francês inspirado no clássico “El Cid”. Por fim, o Castelo Zé dos Montes construído por José Antônio Barreto, o Zé dos Montes, que diz ter recebido essa “missão divina” de Nossa Senhora quando era criança. O castelo com arquitetura hispano-muçulmana ou mourisca, fica entre as pedras da Serra da Tapuia, no município de Sítio Novo, cerca de 100km de Natal.

 

Serras Cearenses / CE

Viajar de ônibus e conhecer o Brasil - Serras Cearenses

O Parque Nacional de Ubajara, na Serra da Ibiapaba, abriga grutas, trilhas, cachoeiras e o famoso bondinho.

Ceará lembra praia, parque aquático, jangadas e calor. Mas você sabia que há belas paisagens serranas no interior do estado que podem inclusive chegar a temperaturas de 12º-15º durante o inverno? Ainda na região metropolitana de Fortaleza, você encontra a Serra de Maranguape, há também o Maciço de Baturité onde fica a cidade de Guaramiranga, conhecida como Suíça Cearense. Outra região é a Serra da Ibiapaba, onde ficam as cidades de Tianguá e Viçosa e o Parque Nacional de Ubajara. História, cachoeiras, trilhas, natureza, lendas e folclore são atrativos que vão encantar você.

 

Serra da Capivara / PI

Viajar de ônibus e conhecer o Brasil - Serra da Capivara

Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga uma das maiores coleções de arte rupestre do mundo.

No interior no Piaui, na cidade de São Raimundo Nonato, cerca de 530 km da capital Teresina, se encontra o Parque Nacional da Serra da Capivara. Com belas formações rochosas, é um museu a céu aberto. Um verdadeiro tesouro, pouco conhecido, que abriga uma das maiores coleções de arte rupestre e sítios arqueológicos do mundo. São mais de 600 sítios arqueológicos com registros que podem chegar a 100 mil anos. O Parque atravessa ainda outros três municípios, Canto do Buriti, Coronel José Dias e São João do Piauí.

 

Chapada das Mesas / MA

Viajar de ônibus e conhecer o Brasil - Chapada das Mesas

Florestas de buritizais, sertões, chapadas, formações rochosas e cânions compõem a paisagem.

Criado em 2005, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é um dos mais novos parques do Brasil e compreende os municípios de Carolina, Riachão, Estreito e Imperatriz, no centro-sul do Maranhão. O parque traz inúmeras surpresas e aventuras aos visitantes, como as cachoeiras de São Romão e da Prata e suas piscinas naturais, prática de rappel e canionismo, inscrições rupestres, trilhas ecológicas até os Morros do Chapéu e das Figuras. Cenários deslumbrantes em meio ao cerrado brasileiro.

*Importante: visitas e práticas esportivas só podem ser realizadas devidamente acompanhadas por guias de agências especializadas em esporte de aventura

Gostou das dicas para o Nordeste? Tem alguma sugestão de outros lugares imperdíveis? Compartilha com a gente nas nossas redes sociais.

Redes Sociais buscaOnibus

Facebook buscaOnibus

Google+ buscaOnibus

Pinterest buscaOnibus

Twitter buscaOonibus

Continue com a gente e programe sua próxima viagem no www.buscaonibus.com.br !

Acompanhe as dicas das outras regiões!

De ônibus conheça a Região Sul

Uma viagem de ônibus pelo Brasil – Região Sudeste

Viaje de ônibus e conheça o Brasil – Região Centro-Oeste

Conhecer o Brasil viajando de ônibus – Região Nordeste parte 1