Estrada Afora com o buscaOnibus

O Oscar está chegando! Conheça lugares do Brasil que foram cenários de filmes

Filmes com cenários brasileiros

Quantas vezes você já viajou para lugares maravilhosos sem precisar sair de casa? Os livros e filmes ajudam bastante nessa aventura. Lembra de Um Lugar Chamado Notting Hill, A Praia, Sob o Sol da Toscana, Comer, Rezar e Amar, entre outros?

Então, aproveitando a proximidade do Oscar – prêmio de reconhecimento a profissionais da indústria cinematográfica – buscamos lugares que foram cenários de filmes, famosos ou não, e que farão você viajar e conhecer locais extraordinários do nosso Brasil.

Cabaceiras – Paraíba

Conhecida como “Roliúde” nordestina, a cidade no sertão paraibano foi cenário de diversos filmes, documentários e cenas televisivas, entre esses o Auto da Compadecida.

Localizada a 189 km da capital João Pessoa, Cabaceiras é um dos principais destinos rurais e cinematográficos do país.

Lajeado de Pai Mateus

Lajeado de Pai Mateus uma das Sete Maravilhas da Paraíba

As belas paisagens formadas pela caatinga seca e retorcida e pelas rochas da região atraem brasileiros e estrangeiros que visitam o famoso Lajeado de Pai Mateus, a arquitetura original da cidade, o Memorial Cinematográfico, as inscrições rupestres na cidade vizinha de Ingá, Monumento natural Saca de Lã e claro, o letreiro “Roliúde Nordestina”.

Confira horários de ônibus para Campina Grande, um dos centros do Sertão Nordestino, e conheça a região.

Cabaceiras tem a produção artesanal e o bode como principais forças econômicas. O bode, faz tanto sucesso na cidade que tem até um monumento em homenagem ao animal e também a festa do Bode Rei, que ocorre anualmente no mês de junho; além claro do uso na culinária e artesanatos locais.

Jalapão – Tocantins

Um deserto brasileiro é a melhor descrição para a região do Parque do Jalapão no estado do Tocantins. Distante cerca de 200 km da capital Palmas, o local foi um dos cenários para os filme Deus é Brasileiro e Xingú.

Parque Estadual do Jalapão

Jalapão, destino conhecido pelos apaixonados pelo ecoturismo e turismo de aventura

Dunas douradas, cachoeiras, chapadas, grutas, rios e muito contato com a natureza é o que reserva os mais de 30 mil km². Além das paisagens exuberantes é possível praticar esportes como rafting, canoagem, rapel e trilhas, presenciar animais como araras azuis, jaguatiricas, crocodilos, cervos e tantos outros.

Os atrativos mais procurados pelos turistas são as Cachoeiras da Velha e do Formiga, o Fervedouro e a Serra do Espírito Santo. Normalmente os roteiros pelo Parque duram de 2 a 4 dias, e o ponto de partida será sempre a cidade de Palmas.

Para saber mais, visite o site oficial do Parque do Jalapão.

Confira horários de ônibus para Palmas, conheça uma das capitais que mais cresce no Brasil e aventure-se no Jalapão.

Imbassaí – Bahia

Imbassaí, distante 130 km de Salvador e 14 km da Praia do Forte, é a primeira praia da Linha Verde, como é chamada a estrada do litoral norte baiano que liga o estado ao Sergipe.

Praia de Imbassaí

Imbassaí, originariamente uma pequena aldeia indígena, é um dos destinos turísticos mais visitados da Bahia

Parte do município de Mata de São João, o vilarejo, foi cenário do filme “Os Homens São de Marte.. E É Pra Lá Que Eu Vou”. Ainda conservando a calma e a tranquilidade baianas a cidade conta com boa estrutura de pousadas, bares e restaurantes e atualmente até resorts para receber os turistas.

O acesso à praia de Imbassaí, que dá nome ao local, é feito com pequenas embarcações (janguadas) ou atravessando as pinguelas de madeiras instaladas na região. A recompensa é uma orla de 6 km contornada por coqueirais, dunas gigantescas e rios, cenário digno de cinema.

Outra praia bastante visitada e considerada uma das mais bonitas da região é a praia de Santo Antônio, considerada uma das mais bonitas a região. O acesso é feito através de uma trilha de 1 km, após o Arraial do Diogo, que termina na praia emoldurada por areias brancas e coqueiros.

Além do turismo ainda rústico no local, a economia é movimentada pelos belos artesanatos feitos a partir da palha, que é traçada e tingida, formando bolsas, carteiras, enfeites de sala e cozinha.

Serra Gaúcha – RS

Garibaldi, Farroupilha, Bento Gonçalves, Cambará do Sul, São José dos Ausentes e Antônio Prado são cidades na serra do Rio Grande do sul que foram usadas como cenários de diferentes produções, cinematográficas e televisivas.

Canion Fortaleza - RS

Talhado de forma a lembrar as muralhas de um forte, o Cânion Fortaleza é um dos mais conhecidos em Cambará do Sul

Por exemplo, O Quadrilho, de 1993, foi um marco para a pequena cidade de Antônio Prado que passou a entrar na rota turística após as filmagens. As cidades de Garibaldi, Farroupilha e Bento Gonçalves foram cenário de O Filme da Minha Vida, lançado em 2015. E a dupla Cambará do Sul e São José dos Ausentes, junto com seus cânions, foram usadas na produção da minissérie A Casa das Sete Mulheres.

Confira horários de ônibus para Bento Gonçalves, uma das principais cidades da Serra Gaúcha e aproveite as belezas desse lugar.

Na serra, além das paradisíacas paisagens que trazem montanhas, rios, cachoeiras, chapadas, é possível realizar trilhas e cavalgadas e apreciar a forte cultura italiana presente no local, através da arquitetura, festas e gastronomia.

A dupla Floresta Amazônica – AM e Rio de Janeiro – RJ

A dupla é a queridinha brasileira quando o assunto é filme. A capital fluminense e a Floresta Amazônica já foram cenários de produções de sucesso, documentários, filmes alternativos, de terror, infantis e até de animações.

Floresta Amazônica

Conhecida como “Pulmão do mundo”, a Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do mundo

Quem não se recorda de Rio e Rio 2? A história dos últimos exemplares de araras azuis – Bilú e Jade acontece em sua maior parte na cidade do Rio de Janeiro, onde eles vivem grandes aventuras passando pelos principais pontos turísticos da cidade. Já na continuação do filme, a família das araras-azuis, agora maior, decide se aventurar pela Floresta Amazônica e conhecer a vida selvagem.

A Floresta Amazônica pode ser assistida em Tainá e Tainá 2; no francês Amazônia, A Missão, Fitzcarraldo; A Floresta das Esmeraldas; e no famoso Anaconda.

Praia de Ipanema

Pedra da Gávea e Morro Dois Irmãos vistos da Praia de Ipanema

Enquanto isso, você encontra o Rio de Janeiro como plano de fundo em filmes como À Deriva; Tropa de Elite, Cidade de Deus; A Saga Crepúsculo – O Amanhecer (Parte 1) que também traz Paraty nas cenas; Os Mercenários; O Incrível Hulk; 007 Contra o Foguete da Morte (sim de 1979); Turistas, com cenas também da Bahia e de São Paulo; e a franquia de sucesso Velozes e Furiosos que tem o quinto filme ambientado na cidade, entre tantos outros.

Confira horários de ônibus para o Rio de Janeiro e conheça a cidade maravilhosa de pertinho.

E aí, já visitou algum dos lugares indicados?

Há algum outro filme que você recorde que traz belos cenários brasileiros?

Conta pra gente!

Dia 28 de Fevereiro, tem premiação do Oscar e brasileiro concorrendo. “O Menino e o Mundo” conta a história de um garoto do campo que parte sozinho para a cidade para reencontrar seu pai e durante a jornada faz uma viagem de autodescobrimento, encontra seres estranhos e descobre o problema da desigualdade social. É a primeira produção nacional (e latina) a ser indicada ao Oscar de melhor animação em todos os tempos e a expectativa é alta, afinal o filme já recebeu mais de 40 prêmios.

Bons filmes e ótimas viagens!