Estrada Afora com o buscaOnibus

Manchas de óleo no nordeste: tudo o que você precisa saber

Atualizado em

Conhecido por ser uma região de belíssimas praias e destino de inúmeros turistas durante o ano inteiro, algumas praias do Nordeste enfrentam um grave crime ambiental: manchas de óleo avançam sobre suas águas cristalinas e areias brancas.

No dia 30 de agosto, as primeiras manchas de óleo foram avistadas no litoral e, desde 2 de setembro, a região é constantemente monitorada.

Os estados em que as manchas apareceram foram Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. As praias de Porto de Galinhas, em Pernambuco, e Pipa, no Rio Grande do Norte, não foram atingidas. A praia de Carneiros, em Pernambuco, foi atingida e limpa rapidamente. Já a praia de Maragogi, em Alagoas, estava com manchas de óleo, porém agora encontra-se apenas com vestígios. Ao todo, o óleo atingiu 200 localidades em 78 municípios.

Acredita-se que ocorreu um vazamento de petróleo cru em alto-mar, a mais de 600 km da costa do nordeste. O desastre ambiental já resultou em mais de 900 toneladas de óleo recolhidas do litoral do nordeste brasileiro, segundo a Marinha.

Estou com a minha viagem de ônibus para o nordeste marcada, e agora?

Se você está com a viagem marcada para alguma das praias do nordeste que foram atingidas pela mancha de óleo, você poderá entrar em contato com a viação para reagendar sua passagem num prazo de até três horas antes da viagem.

Caso sua passagem de ônibus tenha sido comprada no site de terceiros, entre em contato com a empresa correspondente para avaliar qual seria a melhor alternativa para o seu caso.

Como cancelar a passagem de ônibus para o Nordeste?

Para cancelar sua passagem de ônibus para o nordeste, entre em contato com a viação que você iria viajar, pois cada empresa poderá adotar uma política de cancelamento única. Segundo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre), é permitido à viação reter até 5% sobre o valor da tarifa, em caso de reembolso, se o cancelamento for feito até três horas da viagem, ou até 20% após esse tempo.

Como acompanhar a situação das praias?

Se você está planejando ir ao Nordeste nesta época, ou se já está pela região, pode acompanhar a situação no site do Ibama, que tem realizado o monitoramento ambiental e a gestão da emergência no caso das manchas de óleo.
O Ibama também compartilhou um PDF com as condições das praias atualizadas: as bolinhas verdes significam que a praia está totalmente livre do óleo, as cinzas significam que existem vestígios esparsos de óleo, enquanto as bolinhas pretas representam que o litoral está manchado de óleo.

Cabo de São Agostinho em Pernambuco óleo estacionado na praia mostra o tamanho do crime ambiental nas praias do Nordeste — Foto: Salve Maracaípe

Mas o que essas nomenclaturas representam?

Os vestígios esparsos de óleo significam que há pequenos pontos de óleo bruto espalhados pela areia, muitos invisíveis a olho nu, e que logo viram piche. Não chegam a tingir o litoral de preto, são pintinhas que passam despercebidas, podendo ser confundidas com sujeira ou folhas – porém, ao pisar, ela irá manchar a pele.

Já as grandes manchas significam que o litoral está pintado de óleo e é visível a olho nu e muito prejudicial à saúde. A não ser que você seja voluntário, procure ficar longe dessas áreas – principalmente, cuide das crianças.

Como se tornar um voluntário?

A primeira dica para quem quer se tornar um voluntário é procurar como a seleção está sendo feita em cada estado para que você possa se direcionar ao lugar certo. Não chegue ao local já juntando o óleo, pois há procedimentos de segurança necessários que precisam ser tomados e existem equipes qualificadas passando treinamento.

Voluntários ajudam na limpeza das praias em Salvador. – Foto: Max Haack / Secom

Fique atento a publicações nas redes sociais das principais ONGs da sua região, pois a convocação também está sendo feita por lá.

Além dos voluntários, participam da ação de recolhimento do material agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), da Petrobras, militares da Marinha e do Exército e ONGs.

Como retirar mancha de óleo da pele?

Caso você tenha entrado em contato com a mancha de óleo na pele na hora de ajudar a limpar o nosso litoral, ou durante o seu dia na praia, não se preocupe. Siga o nosso passo-a-passo e retire a mancha em segurança.

Para tirar a mancha de óleo da pele, você pode derramar óleo de cozinha tradicional ou óleo de coco na pele. Cuidado para não fazer isso embaixo do Sol, a fim de evitar queimaduras mais graves. Logo em seguida, limpe sua pele com água e sabão. Se você for voluntário, fique atento para utilizar luvas grossas e roupas para não deixar que o óleo entre em contato com a pele. Na água, dificilmente o óleo irá grudar ou fazer algum mal, mas, se você tiver contato com o óleo na areia, ele poderá grudar na sua pele na hora e causar queimaduras graves.

Voluntária retira óleo de praia em Pernambuco. — Foto: Salve Maracaípe

Segundo os órgãos de defesa do consumidor, você poderá renegociar com a sua agência de viagem um possível cancelamento sem multa, se você fechou um pacote de viagem. Porém, a agência não é obrigada a arcar com um prejuízo no qual ela não deu causa.

Quais lugares visitar além das praias no nordeste?

Caso você já esteja no local e não está podendo ir às praias, aproveite ao máximo sua estadia conhecendo outras regiões.

Que tal conhecer o Sertão nordestino? Poderia ser uma ótima opção para você passear! Vá a Juazeiro do Norte, no sertão cearense, e conheça a cidade em que Padre Cícero fixou residência. Ou, se você quiser visitar uma grande cidade com várias atrações, que tal conhecer as belezas de Recife? Apenas fique atento que algumas praias da cidade foram afetadas pelas manchas de óleo.

Não embarcou ainda? Então dê uma olhada nas nossas outras sugestões de destino:

Parque Beto Carrero: veja dicas de ingresso e como chegar

9 lugares incríveis para conhecer em Montevidéu

10 destinos baratos para viajar pelo Brasil
Veja as cidades do Brasil que contam nosso passado português

Passeios de trem que você precisa fazer no Brasil

Você sabe onde fica a Barcelona Brasileira?
5 viagens incríveis que você nunca pensou em fazer de ônibus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *