Estrada Afora com o buscaOnibus

Dicas para se encantar com a Ilha do Mel

Ilha do Mel tem limite de visitação de 5 mil pessoas

Ilha do Mel tem limite de visitação de 5 mil pessoas

Quem você levaria para uma ilha paradisíaca? A parceria nós deixamos para você escolher, mas o destino nós temos a sugestão: Ilha do Mel. 

Localizada no litoral paranaense, a Ilha do Mel é um refúgio do agito da cidade para quem procura paz e contato com a natureza. É ideal tanto para aventura ou para romance.

A Ilha do Mel pertence à cidade de Paranaguá e pode receber somente 5 mil pessoas por dia. Por isso, especialmente na alta temporada, é importante que você reserve seu lugar neste lindo destino.

Pesquise no buscaOnibus horários e passagens para suas viagens pelo Brasil!

Nova Brasília ou Encantadas?

A única forma de se chegar na ilha é via barco. As embarcações podem partir das cidades do Pontal do Sul (130 km de Curitiba) ou Paranaguá (90 km de Curitiba) – veja mais abaixo como chegar na Ilha do Mel. Uma vez que você está no barco, é importante decidir qual será o seu destino na Ilha: Nova Brasília ou Encantadas.

Encantadas é um pouco menor, com menos movimento e tem um astral mais tranquilo. Nesta região fica a Gruta das Encantadas, um dos atrativos da Ilha do Mel, assim como algumas belas praias.

Nova Brasília é mais movimentada, com bares e baladas. A estrutura é maior, com mais pousadas e restaurantes. Na região também estão atrações como a Fortaleza e o Farol.

Para se locomover de Encantadas a Nova Brasília é preciso fazer um caminho a pé de trilha ou pegar um dos barcos que fazem o percurso. Lembre-se: não há nenhum tipo de veículo motorizado na Ilha do Mel. Há somente trilhas, ou você também pode alugar uma bicicleta. A boa notícia é que todas as trilhas são bem sinalizadas e tranquilas de fazer.

Lugares imperdíveis da Ilha do Mel

  • Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres: foi concluída em 23 de abril de 1769. Possui canhões e trincheiras de pedras. É preciso pegar uma trilha no morro para chegar à Fortaleza. O incrível mirante e a vista panorâmica valem a pena. A trilha a partir de Nova Brasília exige em torno de uma hora de caminhada.
  • Farol das Conchas: inaugurado em 1º de abril de 1872, o Farol pode ser visto de quase todos os pontos da Ilha. Fica na região central da Ilha, perto de Nova Brasília. Uma escada com quase 140 degraus leva até o alto do Morro das Conchas.
  • Gruta das Encantadas: fica na parte da sul Ilha e é um dos seus patrimônios naturais mais importantes. Para facilitar o acesso, foi construída uma passarela que leva até a sua entrada.

    Gruta das Encantadas atrai muitos visitantes na Ilha do Mel

    Gruta das Encantadas atrai muitos visitantes na Ilha do Mel

  • Istmo (ou passa-passa): é a parte mais estreita da Ilha do Mel e está sofrendo um processo de erosão que começou em 1930. Atualmente, a água não atravessa mais de um lado ao outro. Sua largura hoje chega a 30 metros e a água só atravessa durante grandes ressacas.

    O Istmo ou passa-passa é a parte mais estreita da Ilha do Mel

    O Istmo ou passa-passa é a parte mais estreita da Ilha do Mel

  • A Ilha do Mel possui várias praias: Prainha, Praia de Fora, Praia Grande, Praia da Fortaleza, Praia do Farol, Praia do Miguel.

Como chegar na Ilha do Mel

É necessário pegar um ônibus para a cidade de Paranaguá ou Pontal do Sul para o embarque de barco à Ilha do Mel. Ônibus partem das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Joinville, Curitiba e Itajaí com destino a Paranaguá. Já para Pontal do Sul, é necessário pegar o ônibus em Curitiba.

De Pontal do Sul são 30 minutos de travessia de barco até a Ilha do Mel (custa R$ 35 ida e volta). Já do município de Paranaguá a travessia dura 1h30min (custa R$ 53 por pessoa ida e volta). Mais informações sobre a balsa aqui. Nas rodoviárias de ambas as cidades você encontra informações sobre o embarque na balsa. Na Ilha do Mel, só é permitido circular a pé ou de bicicleta.

Comidinhas na Ilha do Mel

Os frutos do mar e os peixes são os pratos tradicionais da Ilha do Mel. Muitas das opções de restaurantes ficam dentro de hotéis e pousadas. As alternativas atendem todos os bolsos e gostos. Um prato presente em quase todos os cardápios da Ilha é o Surfista Especial, com peixe e camarão à milanesa, fritas, arroz, feijão e salada. Alguns restaurantes são mais badalados, como a Pousadinha e o Astral da Ilha, ambos em Nova Brasília. É bom ficar atento aos horários de pico, pois o atendimento pode ficar comprometido nestas horas por causa da quantidade de gente. Quem está disposto a pagar um pouco mais, a pedida é o restaurante Fim da Trilha, que serve opções mais elaboradas, com destaque para a paella e também o prato com camarão, além da caipikult, caipirinha com yakult, uma invenção da casa.

Onde ficar

Há opções para todos na Ilha do Mel. Para quem quer conforto, a sugestão é a Fim da Trilha Pousada e Gastronomia, em Encantadas. Valor: $$$$ 

Em Brasília, a Pousada Astral da Ilha oferece um receptivo (estacionamento), pier e lanchas exclusivos aos seus hóspedes. Fica a 30 metros da praia. Valor $$$$

A Pousada Treze Luas, localizada em Nova Brasília, é de de frente para a praia. São 13 apartamentos decorados, café da manhã e serviço de camareira. Valor: $$$ 

Já a Pousada das Meninas possui chalés, suítes e quartos com ar-condicionado, TV, frigobar, café da manhã e café da tarde. Fica a 400 metros do trapiche de Nova Brasília. Valor: $$$. 

Em Encantadas, a pousada BOB Pai & BOB Filho, localizada a 30 metros do trapiche, a caminho da Gruta. Valor $$ 

Para quem busca rusticidade e contato com a natureza, a Pousada Maresia pode ser a alternativa. Localizada em Nova Brasília, oferece 11 opções de acomodações. Valor $$ 

A tradicional pousada Tia Maria é uma opção para quem quer gastar menos com hospedagem. Possui 18 suítes e fica a 30 metros do desembarque da Praia de Encantadas. Valor: $. 

A Ilha também possui um hostel, o Encantadas Ecologic, que reúne a turma mochileira. Também há local para acampar. Valor $.

Para quem prefere ficar em barraca, aqui vão três opções: Camping Sonho Dourado e Camping Verde Mel, em Nova Brasília, e Pousada e Camping do Clodo, em Encantadas.

Estacionamento

Para quem vem de carro, há várias opções de estacionamento para deixar o seu automóvel, com vigilância 24h, tanto em Pontal do Sul como em Paranaguá.

Qual a melhor época para visitar a Ilha do Mel?

O verão costuma ser quente, porém, chuvoso. O inverno é muito frio, mas seco. Quem quer escapar dos preços elevados da alta temporada e ainda pegar temperaturas agradáveis e sem chuvas, o início do outono ou o começo da primavera podem ser boas épocas para visitar a Ilha do Mel.

O que levar

  • Procure levar o básico para a Ilha do Mel, já que lá você terá que carregar suas coisas até chegar na sua pousada ou camping. É possível contratar carregadores e algumas pousadas oferecem carregadores para os seus hóspedes.
  • Dinheiro: não há banco na Ilha. Apesar de a maioria dos lugares aceitar cartão, é importante levar dinheiro para se garantir.
  • Não há farmácias na Ilha, portanto é importante que você carregue os seus remédios ou leve um kit básico de necessidades para não passar aperto.
  • Lanterna: é sempre bom ter uma na mão para voltar à noite para a pousada pela trilha.
  • Repelente: não esqueça o seu, pois na Ilha do Mel os mosquitos são o inferno no paraíso.

Veja mais dicas interessantes:

Espaço Mulher: o lugar só delas no ônibus
Check-in online da passagem de ônibus

Conheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência ou mobilidade reduzida

Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças

Desejamos uma ótima viagem!