Estrada Afora com o buscaOnibus

Dê boas-vindas à baixa temporada!

economizar nas viagens

Com certeza você sabe que o período entre março e junho é considerado a melhor época para viagens aqui no Brasil, certo? A baixa temporada costuma apresentar queda nos custos, uma média de 30%, em comparação ao verão. Uma beleza!

Já comentamos aqui sobre aproveitar o sossego pós carnaval e a baixa temporada traz motivações parecidas, muitos já voltaram ao trabalho, as cidades ficam mais tranquilas e os preços tendem a voltar ao normal.

Separamos sete dicas extras de como planejar e economizar ainda mais na sua viagem:

1. Compare valores de passagens

Vai viajar de ônibus? Através do buscaOnibus você pode comparar os valores das passagens de ônibus.

Quando um mesmo trecho é oferecido por mais de uma empresa, você pode visualizar a as diferenças e escolher o melhor resultado levando em conta o seu orçamento. No buscaOnibus você também tem acesso a informações sobre tipos de ônibus (convencional, convencional com ar condicionado, executivo e leito) e sobre o tempo de viagem.

2. Escolha bem onde vai comer

Na hora de fazer refeições, fuja dos restaurantes e lanchonetes próximos aos pontos turísticos, pela alta demanda, os preços são normalmente mais caros. Aproveite que você está em um lugar diferente e experimente a culinária da região em restaurantes locais, utilizados pelos moradores e onde com certeza você será igualmente bem recebido.

Outra dica é aproveitar o café da manhã nos locais de hospedagem. Normalmente estão inclusos nos valores da diária e podem servir como um brunsh, ajudando a gastar menos com comida e aproveitar o dinheiro de outras formas.

Mas claro, nada de passar fome.

3. Conheça lugares não tão famosos

Quando planejamos as visitas a pontos turísticos, sempre priorizamos os mais famosos, os mais conhecidos, os que são símbolo de tal lugar correto? Que tal adicionar à sua visita locais igualmente interessantes mas que passam despercebidos pela maioria dos turistas?

Por exemplo, se você conhecer alguém que more na região/cidade para onde vai viajar, pergunte onde os moradores costumam ir, quais aqueles locais secretos que poucos conhecem, qual o melhor lugar para curtir o por do sol, ou qual local tem uma história curiosa.

Se não conhecer ninguém, use as mesmas perguntas para pesquisar na internet e em sites específicos, como Tripadvisor e Foursquare, onde você encontra sugestões, dicas e informações postadas por moradores e turistas sobre as mais diferentes atrações e locais.

visite lugares diferentes

Aqui mesmo já demos dicas de lugares não tão conhecidos nas duas maiores cidades brasileiras: dicas para aproveitar São Paulo  de um jeito diferente e também sugestões de lugares especiais no Rio de Janeiro.

4. Para se locomover

Utilize o transporte público sempre que possível! São mais baratos e dependendo do local, podem ir ser mais rápidos pois nem sempre enfrentam o trânsito.

Pesquise as opções, como funciona e os horários das principais linhas antes de viajar, assim você já terá tudo organizado e ai é só aproveitar! Geralmente os sites das prefeituras possuem secções com informações sobre o transporte público local.

5. Antecípe-se

Caso o uso de carro (alugado, táxi ou uber) seja inevitável, esteja preparado, busque se informar a respeito dos valores de aluguel, descubra se há serviços de compartilhamento ou de aluguel por hora, procure por taxistas conhecidos no hotel/hostel no qual você está hospedado, tente negociar com o taxista um pré-valor, e exija sempre o uso do taximetro e se for o caso peça nota fiscal.

Para ter uma ideia de valores, antes de decidir qual a melhor opção você pode consultar valores para o trajeto em ferramentas como o Tarifa de Táxi ou a calculadora da Folha que comprara valores para o uso de carro, táxi, Uber ou Zazcar.

6. Cogite novas alternativas de hospedagem

Também é possível economizar na hora da hospedagem. Primeiro, quanto mais cedo você tiver essas definições, maior a possibilidade de tentar um desconto e conseguir preços melhores.

Que tal buscar alternativas aos hotéis convencionais? Pousadas e Hostel também são boas opções e normalmente têm um custo menor. Há também as alternativas de consumo compartilhado, como o AirBnb (aluguel de casas/apartamentos ou quartos) e o Couchsurfing (hospedagem em residências de moradores).

E compare valores em sites como Hi Hostel, HostelWord, Trivago, Booking. Esses sites, além de comparar preços traz avaliações de hospedes, o que pode ajudar na escolha.

planeja bem suas viagens

7. Dica de ouro

E por último, a dica de ouro. Tenha sempre cautela, preze pela organização e por um bom planejamento antes de embarcar.

Preparar um pré-roteiro, pesquisar valores, pode levar um tempo, mas vai tornar sua viagem mais rápida e com menos preocupações, ajudando a não perder tempo e nem dinheiro.

E claro, confira se você não está esquecendo nada que possa ser fundamental, evite gastos desnecessários. E sempre cuide da sua bagagem, bolsa, pertences, pois pior que não economizar é voltar com prejuízo.

Faça sempre uma excelente viagem!


Durante o post citamos alguns sites que podem ajudar você, confira agora a lista completa deles, separados por categoria 😉

Links importantes:

Portais com informações e dicas turísticas: Tripadvisor e Foursquare

Calculadoras para valor de transporte: Tarifa de Taxi e Calculadora da Folha

Sites para comparação de valores de hospedagens: Booking, Trivago, Hi HostelHostelworld, AirBnb e Couchsurfing