Estrada Afora com o buscaOnibus

Parabéns Rio! Conheça cinco lugares especiais para curtir o aniversário da capital carioca

Já comentamos aqui no blog sobre o Rio de Janeiro quando citamos como um dos destinos selecionados pelo Ministério do Turismo como destaque para 2016, mas não poderíamos deixar passar em branco o aniversário da cidade maravilhosa!

Rio de Janeiro mar e montanhas

Por isso, as vésperas de comemorar 451 anos, no dia 01 de Março, o Rio merece nossa dedicação em encontrar lugares especiais para você conhecer na capital fluminense. A final, estar no Rio de Janeiro é ter, todos os dias, paraísos ao alcance das mãos.

Com certeza quando você viajar para o Rio vai visitar a praia de Copacabana, o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar, a Lapa e o recém inaugurado Museu do Amanhã, mas que tal incluir na sua lista alguns lugares não tão explorados, ou conhecidos, mas igualmente encantadores?

Separamos uma lista com cinco sugestões e esperamos que você curta e adicione ao seu roteiro! E claro, depois conte nas nossas redes sociais como foi a sua experiência.

1) Caminho (pista) Cláudio Coutinho – Praia Vermelha

Gosta de caminhadas, natureza e belas paisagens? Que tal conhecer a Pista Cládio Coutinho? São 1,25 km, pertinho da Praia Vermelha, ao longo das encostas dos morros da Urca e Pão de Açúcar.

O caminho é exclusivo para pedestres e enquanto de um lado você encontra as encostas rochosas e matas, no outro você vislumbra a vegetação costeira, rochedos e o mar, e à frente (dependendo da parte do caminho) os morros  da Babilônia, Urca e Pão de Açúcar.. Em muitos pontos há bancos para descansar e curtir a paisagem.

pista Cláudio Coutinho

O horário de visitação da pista Cláudio Coutinho é das 6h às 18h

É através da pista Cláudio Coutinho que se inicia a trilha que leva ao topo do Morro da Urca e também a uma segunda trilha que segue a parte pavimentada, porém é indicado que apenas pessoas experientes e com guias realizem o caminho.

Uma das vantagens de se estar tão próximo à natureza é a variedade de flora e fauna que se pode encontrar, flores, árvores, saguis, pássaros. Com o movimento eles podem se assustar e não chegar tão perto, por isso preste a atenção que você pode ser surpreendido por uma visita, mesmo que seja no topo das árvores. E claro, curta o pôr do Sol por lá ou na mureta da Urca, do outro lado da Praia Vermelha, banhada pela praia do Botafogo.

2) Parque das Ruínas – Santa Teresa

O bairro de Santa Tereza, na parte central do Rio é muito conhecido pelas construções do século XIX, pelo bondinho e pela escadaria do Convento. Mas é no alto do bairro que se encontra um verdadeiro paraíso, o Parque das Ruínas.

Parque das Ruínas

Nas ruínas, além de apreciar a antiga arquitetura os visitantes têm uma visão belíssima da cidade

O espaço, datado do século 20, foi restaurado e hoje promove atividades culturais, exposições artísticas e brinda a todos com uma vista magnífica da cidade e da Baía da Guanabara. A principal atração por ali é a casa com mirante, a estrutura antiga foi aproveitada e é possível caminhar no interior até chegar ao terraço.

No local há também uma pequena praça, um palco para apresentações, uma galeria e um Bar-café e lanchonete para aproveitar o dia.

Na mesma rua do Parque é possível visitar o Museu Chácara do Céu e apreciar obrar de Portinari, Di Cavalcanti e Jean-Baptiste Debret. Às quartas-feiras a entrada é gratuita.

3) Baixo Gávea – Gávea

Quando se fala em bares cariocas, a primeira lembrança é a Lapa, que com toda certeza tem ótmos exemplares para curtir a boemia. Mas que tal dar a chance para outro reduto?

Ponto de encontro dos jovens, o Baixo Gávea é um dos pontos mais tradicionais da Zona Sul, onde é possível encontrar os amigos, brindar e ver gente bonita. Num clima de total informalidade, ou seja, pode ir de chinelo de dedo, ou de sapato fechado e até mesmo de salto alto, o importante é se sentir bem.

Localizado nas proximidades da Praça Santos Dumont, o Baixo Gávea é muito frequentado, de segunda a segunda, como uma pré-night, um esquenta antes da balada, ou mesmo um happy-hour. Principalmente por conta do limite de horário, 1 hora da manhã.

4) As praias que servem como refúgio

Copacabana, Ipanema, Barra são os nomes mais conhecidos e lembrados, mas que tal explorar opções mais desconhecidas e por isso menos cheias, mas nem por isso menos interessantes?

Praia Vermelha, Praia do Recreio, Praia da Macumba, Prainha, Grumari e Barra de Guaratiba merecem entrar no seu roteiro. Ou pelo menos alguma delas.

Com exceção da Praia Vermelha, que fica na Zona Sul, próximo ao Morro da Urca, as demais praias são uma em seguida da outra e estão na Zona Oeste, nos bairros Recreio dos Bandeirantes e Guaratiba.

Na lista há praias para ir com a família, com os amigos, praias de surfistas, todas com paisagens de tirar o fôlego. Quer conferir?

Praia Vermelha

Além das águas cristalinas na Praia Vermelha é possível apreciar o Morro do Pão de Açúcar

Praias da Macumba e do Recreio

A pedra do Pontal separa as Praias da Macumba (direita) e do Recreio (esquerda)

Prainha

A Prainha é um doa redutos preferidos dos surfistas Foto: Alexandre Macieira/Riotur

Grumari

Grumari é área de preservação ambiental e por isso possui acesso restrito Foto: Thalles Alves

Barra de Guaratiba

Na Barra de Guaratiba as águas calmas e as opções gastronômicas fazem sucesso

5)  Real Gabinete Português de Leitura

Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, o Real Gabinete é uma das bibliotecas mais charmosas do Brasil. O edifício da atual sede possui um estilo arquitetônico gótico-renascentista e data de 1887.

Situado na rua Luiz Camões, o Real Gabinete está no coração do Rio de Janeiro, podendo ser visitado enquanto você conhece o centro antigo e descobre um pouco da rica história da cidade e do país. O horário de funcionamento é de segunda a sexta das 9h às 18h.

Real Gabinete Português de Leitura

Interior do Real Gabinete Português de Leitura Foto: Hady KhandaniI

Algumas curiosidades:

  • A instituição foi fundada em 1837, com o intuito de oferecer aos portugueses residentes na cidade acesso às publicações lusitanas. E atualmente, possui um acervo com 350 mil obras.
  • Algumas curiosidades sobre o local: a fachada foi inspirada no Mosteiro dos Jerônimos de Lisboa e as quatro estátuas que a adornam retratam, Pedro Álvares Cabral, Luís Camões, Infante D. Henrique e Vasco da Gama, o tempo que os medalhões retratam, os escritores Fernão Lopes, Gil Vicente, Alexandre Herculano e Almeida Garrett.
faixada do Real Gabinete Português de Leitura

A biblioteca está no coração do Rio de Janeiro – rua Luiz Camões, Centro

Para viajar à cidade maravilhosa de ônibus confira os horários de ônibus e reserve aqui sua passagem para o Rio de Janeiro, e confira outras informações sobre como chegar, onde ficar, o que fazer e ainda dicas sobre mobilidade urbana.

A prefeitura do Rio também criou um site interativo com diversas informações que você pode conferir aqui.

Seja no verão, réveillon, carnaval, olimpíadas, o importante é saber apreciar as maravilhas que a cidade do Rio de Janeiro oferece aos milhões de turistas que passam por lá durante todas as épocas do ano. Temos a certeza que você também irá encontrar o seu paraíso por lá.

Uma ótima viagem!