Estrada Afora com o buscaOnibus

Conheça um pouco da Rússia sem sair do Brasil

 Matriosca ou Matryoshka, a chamada boneca russa, é um brinquedo tradicional da Rússia.

Matriosca ou Matryoshka, a chamada boneca russa, é um brinquedo tradicional da Rússia.

É possível sentir um pouco da Rússia sem precisar cruzar o mundo nestes tempos de mundial de futebol.

Você sabia que a pequena cidade gaúcha de Campina das Missões, com aproximadamente 6 mil habitantes, foi o berço da colonização russa no Brasil, onde os costumes, a religiosidade, a gastronomia e o idioma ainda estão vivos?

Presença russa hoje

Quem passeia pela cidade de Campina das Missões percebe nos dias atuais os resquícios desta imigração. A pequena cidade fica próxima da fronteira com a Argentina e está distante aproximadamente 520 quilômetros de Porto Alegre.

Logo na entrada da cidade, estão esculturas de imigrantes russos. Na principal praça, a homenagem vai para o São Vladimir, santo da igreja ortodoxa russa. Na cidade também está o mais antigo templo da igreja ortodoxa russa no Brasil, chamado de Apóstolo São João Evangelista. Logo ao lado, no cemitério, estão enterrados mais de mil imigrantes russos.

O resultado nos dias atuais, é que a cidade de Campina das Missões tem 25% da sua população composta por descendentes de imigrantes russos.

Onde tudo começou

A cidade de Campina das Missões tem 25% da sua população composta por descendentes russos

Os estados do Rio Grande do Sul e Paraná foram os principais destinos dos russos no Brasil

Os registros de imigração russa para o Brasil são datados a partir de 1870. Os estados do Rio Grande do Sul e Paraná tornaram-se os principais destinos dos russos no país. No Rio Grande do Sul, a imigração se inicia 1909, com a chegada de Demian Helenko.

Pesquise no buscaOnibus horários e passagens no BuscaOnibus

Ondas imigratórias

As levas imigratórias russas para o Brasil foram divididas em três ondas distintas. A primeira ocorreu no início do século XX, quando chegou a maioria dos estrangeiros, provenientes de áreas rurais, com muitos especialistas nas áreas de plantio e trabalho da terra.

Na segunda onda, de 1917, a imigração foi motivada pela Revolução Russa. Estes imigrantes que desembarcaram no Brasil nesta época eram, em sua maioria, técnicos, engenheiros, profissionais das artes, agrônomos, médicos entre outros.

Já a terceira onda e principal em questão de volume ocorreu durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945.

Como chegar a Campina das Missões

Atualmente, a cidade possui cem famílias de descendentes. Para chegar até Campina das Missões é necessário ir até Santa Rosa-RS, município a 50 km de distância. A partir de Santa Rosa é preciso pegar um outro ônibus para chegar até Campinas das Missões – verifique os horários aqui.

Pesquise no buscaOnibus horários e passagens no BuscaOnibus

Veja mais dicas interessantes:

O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas top

Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil
Check-in online da passagem de ônibus

Conheça aqui os tipos de ônibus.
Dicas para comprar passagem online de ônibus.
Os direitos de quem possui deficiência

Como viajar com o seu animal de estimação
Tire suas dúvidas para viajar de ônibus com crianças