Estrada Afora com o buscaOnibus

BuscaOnibus: 10 anos viajando com você

Atualizado em

Embarque na nossa história de 10 anos na estrada
Embarque na nossa história de 10 anos na estrada

Quem diria que um mochilão seria o começo do BuscaOnibus, o maior portal comparativo de passagens do Brasil?

Em 2009, José Almeida, o português, desembarcou no Brasil (já ouvimos essa história alguns séculos antes, né?!). Decidido a desbravar o país de ônibus, viajou em torno de 3.800 km entre Florianópolis-SC e Fortaleza-CE.

Veja nosso especial 10 anos

Nosso CEO, José, lá em 2009 cruzando o Brasil de ônibus

Pensando no viajante

Durante a sua viagem continental, José, mais conhecido como Zé, sentiu grande dificuldade em encontrar horários de ônibus e valores das passagens na internet. Apenas as grandes empresas de transporte estavam online, mas seus sistemas de busca tornavam a pesquisa uma tarefa árdua para o viajante. José, que tinha formação em desenvolvimento de sistemas, resolveu mudar essa história.

Pesquise horários e passagens de ônibus com o BuscaOnibus

Após sua longa viagem pelo Brasil, Zé começou a trabalhar, nas horas vagas, em um modesto buscador de horários online, que agregava informações de algumas viações. A primeira versão do site BuscaOnibus foi lançada em fins de março de 2009, com um único serviço: pesquisas de ônibus de A para B.

Negócio ficou sério

No ano seguinte, o BuscaOnibus deixou de ser uma ideia simples e ficou mais sério. Nosso CEO, que ainda morava na Europa, deixou o emprego para embarcar de vez no projeto do BuscaOnibus. Ele passou a viver no Brasil, onde conheceu a atual esposa Gabriela, que o ajudou muito no começo incerto e virou sua sócia de vida e negócios.

Primeiro milhão

Focado em fornecer o melhor serviço possível para os viajantes e em constante crescimento, em 2013, o BuscaOnibus conquistou seu primeiro milhão de visitas em um mês. Parte destes visitantes eram estrangeiros que viajavam pelo Brasil. Eles usavam o BuscaOnibus por ser o mais completo site de informação de horários de ônibus, que também contava com uma versão em inglês.

Primeiro milhão a gente nunca esquece
Primeiro milhão a gente nunca esquece

Fizemos gols na Copa

Com cinco anos de estrada, o BuscaOnibus rumava cada vez mais longe, e o time precisou crescer. Zé convidou dois novos viajantes para participar do projeto. Em janeiro de 2014, Thiago, na área de tecnologia, e Bruno, no marketing, embarcaram com tudo no projeto e viraram sócios da empresa.

José (centro) foi o criador do BuscaOnibus; Thiago (E) e Bruno (D) embarcaram um pouco depois no projeto. Foto: Betina Humeres/Divulgação.

Com a família crescendo, o ano de 2014 prometia ser especial. O Brasil estava em êxtase com a realização da Copa do Mundo e muitos viajantes percorreram o país de ônibus. Neste momento, parcerias de venda online de passagens de ônibus foram firmadas. Brasil by Bus, Rodoviária Online, Guichê Virtual, ClickBus, Netviagem e Quero Passagem foram os companheiros de viagem que entraram para vender passagens.

Viramos referência

Um golaço para o BuscaOnibus neste ano foi o reconhecimento em um grande guia de viagem como o The Lonely Planet. O mais famoso livro de viajantes dizia que “o meio mais fácil de se informar sobre rotas nacionais é o Busca Ônibus”.

BuscaOnibus na rota do famoso guia The Lonely Planet

Viajantes mais perto com o app e o blog

Com os viajantes cada vez mais conectados, em 2015, chegou uma novidade: foi lançado o aplicativo do BuscaOnibus para facilitar ainda mais a vida de quem está na estrada e precisa dos horários e passagens de ônibus sempre na palma da mão. A ideia veio ao encontro das recentes pesquisas da Gartner onde os resultados mostram que o mercado de aplicativos movimenta cerca de US$ 25 bilhões anuais e iria crescer 300% até 2017.

Em 2015 colocamos outra ideia em prática: nascia este querido blog que vos fala. Nós sempre escutamos os nossos viajantes com muita atenção e eles precisam de conselhos, dicas, ajuda. O blog Estrada Afora nos permite ficar mais próximos de quem a gente tanto gosta: você :-).

E, para completar o ano, o BuscaOnibus passou a oferecer mais uma opção de viagem em suas pesquisas: a carona compartilhada com a BlaBlaCar.

Viajantes ganharam ainda mais agiliidade com o app do BuscaOnibus
Viajantes ganharam ainda mais agilidade com o app do BuscaOnibus

Agora sim: pela terra e pelo céu

Em 2017, já com um time de colaboradores em crescimento, chegou o momento de chegar aos céus. Uma gigante internacional de passagens aéreas, a Skyscanner, fechou a parceria para venda com o BuscaOnibus. Agora, nossos viajantes possuem todas as opções para a sua viagem e isso nos tornava o maior comparador de passagens do Brasil, com alternativas de ônibus, caronas e aéreo.

Depois de tanta emoção nesta estrada, com obstáculos, aprendizados e conquistas, chegou a hora das mudanças. Em 2018, o BuscaOnibus lançou o novo site, com uma nova cara, e escolhemos um astronauta para nos representar, pois ele representa todos os viajantes, de todos os tipos. Esse é o nosso lema: somos para todos os viajantes.

E nós somos tão viajantes, que toda a equipe trabalhou na produção do vídeo de lançamento da campanha do astronauta. Tivemos até o Zé ensaiando uma carreira de ator – confira no vídeo!

Também reformamos o nosso escritório e fizemos uma festinha com colaboradores, amigos, parceiros e até nosso astronauta apareceu para celebrar as mudanças.

Astronauta apareceu na festa de inauguração do novo escritório do BuscaOnibus

Com 10 anos completados em 2019, esperamos seguir junto de todos os viajantes, oferecendo sempre as melhores opções para quem viaja por esse mundão afora. Reunimos mais de 4 milhões de usuários por mês, que fazem em torno de 12 milhões de pesquisas mensais em nossas informações, que reúnem trechos de mais de 200 viações, além de milhares de opções de caronas e incontáveis trechos aéreos.

Continue embarcando com a gente nesta estrada!

Agradecemos pela parceria de viagem 🙂

Equipe do BuscaOnibus curtindo um day-off no meio da natureza em Florianópolis
Equipe do BuscaOnibus curtindo um day-off no meio da natureza em Florianópolis

Veja nosso especial dos 10 anos

Veja mais dicas interessantes

Como achar passagens áreas baratas?

Passeios de trem que você precisa fazer no Brasil

Viajando sozinho: apps que prometem parceria no seu roteiro

Partiu Montevidéu: 9 lugares imperdíveis

O que fazer em Campos do Jordão? Veja nossas dicas top

Dez destinos baratos para viajar pelo Brasil

Dicas para comprar passagem online de ônibus.

Os direitos de quem possui deficiência

Como viajar com o seu animal de estimação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *