Estrada Afora com o buscaOnibus

Aproveite as férias da melhor maneira, conheça seus direitos e deveres

Aproveite as férias - festa

Viajar e conhecer novos lugares é sempre muito divertido, por isso aproveite as férias e nossas dicas para curtir tranquilamente esses dias em off”.

Confira o post que fizemos sobre as diferenças entre os tipos de ônibus e escolha o melhor para a sua viagem.

 

Crianças e Adolescente em viagens de ônibus

Como julho também é período de férias das crianças, você sabe quais os direitos e deveres dos pequenos e dos pais antes de uma viagem de ônibus? O buscaOnibus resolveu esclarecer as principais dúvidas que podem surgir para que vocês possam ter uma viagem de ônibus tranquila e aproveitem as férias.

Segundo o Estatuto da Criança e do adolescente (Lei 8069/90), criança é a pessoa com até 12 anos de idade incompletos e adolescente é a pessoa com entre 12 e 18 anos de idade. Assim, é importante destacar que:

* Todos os viajantes precisam apresentar documento de identificação original. No caso das crianças é preciso comprovar o parentesco, assim é necessário portar o RG ou certidão de nascimento dos pequenos e os documentos dos pais.

aproveite as férias - crianças e adolescentes

* Crianças não podem viajar desacompanhadas dos pais ou responsáveis legais, sem autorização judicial, que pode ser solicitada em um Posto de Juizado, fórum ou cartório.

* Porém, essa autorização da justiça pode ser dispensada caso o trajeto seja entre cidades da região metropolitana na qual a criança reside; se a criança estiver acompanhada de parente de até terceiro grau, maior de 18 anos, – irmão, avós ou tios, comprovando através de documentos originais; ou se estiver acompanhada de autoridade judiciária a pedidos dos pais ou responsáveis legais.

* Adolescentes podem viajar desacompanhados, desde de que em território nacional e apresentem documento original e autorização escrita dos pais ou responsável legal validada pelo Juizado de Menores.

* Crianças de até 5 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias) poderão viajar sem pagamento de passagem de ônibus, desde que não ocupem poltrona específica para elas. Mesmo com passagem gratuita é preciso que a criança passe no guichê da viação para retirar seu bilhete.

Confira também cinco informações importantes sobre viagens e passagens de ônibus.

Gratuidade e descontos para idosos

As empresas prestadoras de serviço regular de transporte rodoviário interestadual de passageiros devem reservar aos idosos, com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior a dois salários mínimos, dois assentos gratuitos. Caso os assentos estejam preenchidos, as viações devem concedes desconto mínimo de 50% na compra das passagens.

aproveite as férias - idosos

Atenção! Há um limite de três horas, antes do embarque, para solicitar esse benefício. Ou seja, o “Bilhete de Viagem do Idoso”, deve ser solicitado nos pontos de venda da viação e com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de embarque do ponto inicial da linha. Na ocasião,o idoso poderá solicitar, também, a emissão do bilhete de viagem de retorno.

Mais informações você pode encontrar na Cartilha do Idoso da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os estudantes também têm direito a descontos na passagem de ônibus, mas suas regras são diferentes, para saber mais confira o post que preparamos sobre o assunto.

 

Respeite os outros passageiros

A cada 170 km percorridos o ônibus precisa realizar paradas de pelo menos 20 minutos. Durante as paradas aproveite para esticar o corpo, se hidratar, ir ao banheiro e até mesmo fazer um lanche, o importante é que se respeite o tempo de intervalo para que não atrapalhe a viagem dos outros passageiro e nem a sua.

Alguns alimentos podem ter embalagens barulhentas ou até mesmo possuir cheiros muito fortes o que é desagradável para os outros passageiros, por isso cuidado com as comidinhas que você escolhe levar na viagem. E se mesmo assim tiver vontade de comer, então espere até o parada do ônibus que você poderá comer tranquilo. Lembrando que comidas mais leves são as mais indicadas para consumir em viagens.

Faça um bom planejamento

aproveite as férias - planejamento

Prepare um roteiro de mala, assim você evitar levar muita coisa e consegue separar apenas o necessário. Prepare também um roteiro de viagem, é interessante se perder quando conhecemos um lugar novo, mas ter um planejamento vai ajudar caso seja preciso.

Saiba também sobre como trocar ou cancelar passagens de ônibus em nosso post sobre o assunto.

Divirta-se!

Confira as dicas e programe-se, assim você não terá problemas para curtir as férias e poderá se divertir muito!

Faça ótimas viagens!

Aqui você pode conferir outras perguntas que podem ajudar em suas viagens de ônibus.