Estrada Afora com o buscaOnibus

7 anos viajando de ônibus

BuscaOnibus - De mochileiro a Empreendedor, a concretização de um sonho

De mochileiro a Empreendedor, a concretização de um sonho.

Os últimos sete anos da minha vida de nômade digital, como fundador do BuscaOnibus, contam a história de sucesso deste projeto, com destaque para a evolução dos serviços online de transporte rodoviário no Brasil.

2009 o início de tudo…

Tudo começou com a ideia de ir de Florianópolis a Fortaleza. Habituado a viajar sem muito planejamento pela Europa, logo nas minhas primeiras pesquisas percebi que a ideia do mochilão de Sul a Norte do Brasil, não seria uma tarefa fácil. Primeiro, porque após três meses explorando as belezas de Florianópolis a grana estava acabando e depois, porque encontrar informações para cruzar o Brasil de “busão” não estava sendo tarefa fácil.

Em 2009 apenas as grandes empresas de viação tinham horários disponíveis online, ainda com sistemas de busca pouco otimizados, tornando a pesquisa uma tarefa árdua. Até mesmo sites pioneiros na informação de horários de ônibus, como a Rodoviariaonline e a Netviagem, ainda não trabalhavam as informações de forma adequada para aparecerem em pesquisas como “ônibus de São Paulo para o Rio de Janeiro”, por exemplo.

ônibus para Jericoacoara

2009 – Viagem de ônibus de Fortaleza para Jericoacoara

Usando a minha experiência de analista de sistemas web, dei início a um modesto buscador de horários que agregava informações de algumas viações, e esse foi o start para essa viagem que já dura há sete anos.

A primeira versão do site www.buscaonibus.com.br foi lançada em março de 2009, com um único serviço: pesquisas de ônibus de A para B. Já com a visão do potencial crescimento, desenvolvi o site com uma tecnologia de servidores em nuvem que tinha sido recentemente lançada pelo gigante das pesquisas, o Google.

Pequenas grandes vitórias

As minhas poupanças para viajar acabaram e voltei a exercer a minha atividade como analista de sistemas numa empresa de e-commerce. O desenvolvimento do projeto precisou ser feito fora do horário de trabalho e o processo foi mais lento do que eu gostaria. Mas cada centena de acessos diários era uma conquista e essas pequenas vitórias eram muito gratificantes. Lembro-me por exemplo de quando começamos a ser referência para horários de ônibus de Porto Alegre a Florianópolis.

A primeira grande celebração deu-se quando atingimos 1000 visitas num só dia \o/

Os números eram animadores, mas era preciso rentabilizar o BuscaOnibus se eu quisesse seguir com o projeto, por isso fiz alguns contatos, no início de 2011, com o Grupo J3 e também o antigo site Passagem Rápida.

Crescimento dos acessos no BuscaOnibus

Foi aí que encontrei resistência à entrada de novas empresas no mercado de passagens de ônibus rodoviário, mesmo que o meu objetivo fosse tão nobre quanto facilitar as informações para quem viaja de ônibus.

Outro ponto que me fez repensar parcerias foram as divergências entre o modo como eu acreditava que deveriam ser os serviços de atendimentos ao usuários e como algumas empresas trabalhavam. Infelizmente algumas empresas deixavam a desejar no serviço e no trato com os clientes o que prejudicava o mercado como um todo, criando receio nos usuários para utilizarem o serviço online.

O BUM, deu certo!

(…) em 2013 ultrapassamos a expressiva marca de 1 milhão de visitas mensais!

Continuei então focado em fornecer o melhor serviço possível para os viajantes e em 2013 chegamos a 1 milhão de visitas mensais! Parte dessas visitas, eram de estrangeiros que viajavam no Brasil e usavam o BuscaOnibus por ser o mais completo site de informação de horários de ônibus com versão em inglês.

Além do sucesso bem encaminhado do BuscaOnibus, o mercado mostrava amadurecimento e depois de dois anos de um certo trauma causado pelas más experiências de 2011, fui-me abrindo de novo para contatos. Nossa primeira parceria de venda de passagens foi com o site Brasil by Bus, uma união que conquistou excelentes resultados e permanecemos parceiros até os dias atuais. Recordo que nessa primeira parceria foi pautada por alguma resistência da minha parte, mas me fez abrir os olhos e voltar a acreditar no poder da cooperação para melhorar o nosso serviço.

Com o crescimento do projeto, vi a necessidade de me unir a outras pessoas, colocar novas mentes criativas (…)

Até então eu me virava com a ajuda da minha esposa, familiares e amigos, além de contratar freelas para me ajudar em algumas tarefas. Com o crescimento do projeto, vi a necessidade de me unir a outras pessoas, colocar novas mentes criativas, para ajudar a desenvolver o sistema e melhorar as áreas que eu menos dominava. Assim, convidei dois amigos para a sociedade que me ajudaram na área de Marketing e Comunicação, no desenvolvimento dos sistemas do site, mas principalmente para tomarmos juntos algumas decisões estratégicas. Foi o começo de uma sociedade e uma equipe que passou a fazer parte da história do BuscaOnibus, uma equipe multidisciplinar à qual se juntaram mais tarde outros colaboradores.

BuscaOnibus desktop, tablet e smartphone

2013 – Novo design responsivo para desktop, tablets e smartphones

Com a empresa faturando e uma equipe de colaboradores motivada, era hora de investir na usabilidade e design do site. Com a ajuda de uma empresa especializada, redesenhamos todo o site de forma responsiva para se adaptar aos vários tipos de dispositivos que proliferavam no mercado.

O reconhecimento!

Durante o mochilão de sul a norte do Brasil, que marcou o início dessa viagem, eu usei muito o guia de viagem Lonely Planet Brasil, e ali tracei como meta que o BuscaOnibus fosse indicado nesse guia como referência para o transporte rodoviário no Brasil. Em 2009 essa meta parecia um sonho, mas passados 5 anos foi com um misto de alegria e realização, pelo dever cumprido, que tanto eu como a equipe do BuscaOnibus lemos as edições de 2014 “Brasil” e “América Latina” do Lonely Planet, o guia de viagem de maior sucesso no mundo, que citavam “O meio mais fácil de se informar sobre rotas nacionais é o Busca Ônibus”.

BuscaOnibus no LonelyPlanet

2014 – “O meio mais fácil de se informar sobre rotas nacionais é o Busca Ônibus” – Lonely Planet

Com o reconhecimento aumentou a nossa responsabilidade e passamos a oferecer informações sobre as viações, rodoviárias e mobilidade urbana nas principais cidades, com destaque ao deslocamento Rodoviárias – Centro. Mais tarde, com o lançamento deste blog em 2015, iniciamos a publicação de dicas e sugestões de viagens, além de outros assuntos de interesse para os viajantes.

O ano da Copa e das parcerias

O ano de 2014 prometia ser um ano especial para toda a área de turismo no Brasil, o ano da Copa do Mundo. Com os bons resultados da parceria com a Brasil by Bus, começamos a buscar e estabelecer novas ligações de sucesso, com outras empresas de venda online de passagens de ônibus, como Rodoviariaonline, Guichê Virtual, ClickBus, Netviagem e Quero Passagem.

Copa do Mundo no Brasil

2014 – Copa do Mundo no Brasil

Através dessa rede conseguimos criar a nossa “Central de Passagens”. Um novo serviço oferecido aos usuários do BuscaOnibus, que além de terem acesso a informações sobre os horários de ônibus e preços de passagens, podem agora comprar suas passagens online, através de parceiros de confiança.

(…) usuários do BuscaOnibus, (…) podem agora comprar suas passagens online, através de parceiros de confiança.

Com os novos serviços oferecidos e o mercado do turismo nacional em alta, por conta da realização da Copa, os acessos ao site dispararam. Brasileiros e estrangeiros movimentaram o site e ajudaram a firmar nossa posição num mercado cada vez mais fortalecido e onde as empresas que investiram na qualidade dos serviços, trilhavam o caminho certo para o sucesso.

A realidade numa tela de celular

Após a euforia do ano da Copa, 2015 veio para colocar os pés no chão e lutar por resultados positivos em meio à crise que atingiu todos os setores do mercado brasileiro. Na verdade, não fomos diretamente afetados pela crise, porque se algumas pessoas deixaram de viajar de ônibus por falta de recursos, outras que antes viajavam de avião, passaram a usar mais o ônibus, assim, o volume de viajantes que usavam o BuscaOnibus para planejar as suas viagens continuava a crescer.

No entanto, foi uma mudança no hábito dos usuários que nos afetou financeiramente, com a migração dos usuários para smartphones e tablets.

Em 2015 mais de metade dos usuários acessaram o BuscaOnibus de um smartphone.

Já havíamos nos preparado previamente para essa mudança, adaptando o site para uma boa experiência em dispositivos móveis, mas, numa tela menor, não tínhamos como trabalhar a publicidade da mesma forma sem afetar a usabilidade. Assim, sempre com o propósito de oferecer um bom serviço ao usuário, assumimos essas perdas e procuramos outras formas de rentabilizar o nosso serviço, apostando mais em serviços de valor acrescentado, como a recém criada central de passagens e outros serviços.

BuscaOnibus App no Google Play

Aproveitamos também para lançar o aplicativo do BuscaOnibus com o objetivo de ajudar os usuários a encontrarem na palma da mão e com mais facilidade os horários de ônibus que buscam, o app tem sido um grande sucesso. A ideia veio ao encontro das recentes pesquisas da Gartner onde os resultados mostram que o mercado de aplicativos movimenta cerca de US$ 25 bilhões anuais e deve crescer 300% até 2017.

Um futuro promissor…

Após nos ajustarmos à realidade da economia e aos novos hábitos dos viajantes, é o momento de readequar estratégias e abrir horizontes, e mais do que viagens de ônibus, o objetivo do BuscaOnibus é ajudar as pessoas a viajar.

Novos serviços (…) mostram a continuação de uma mudança de paradigmas e o BuscaOnibus com orgulho faz parte dessa mudança.

Assim, novas parcerias estão sendo feitas para oferecer novidades em opções de transporte. A união com outros serviços que conectam os viajantes tem mostrado ser o caminho para o sucesso. Novos serviços como UBER, BlaBlaCar, entre outros, mostram a continuação de uma mudança de paradigmas e o BuscaOnibus com orgulho faz parte dessa mudança.

imagem-motivacional-encerramento

Observamos que o mercado de passagens de ônibus se ajustou ao atual momento e está mais amadurecido, transmitindo confiança aos usuários e viações. Assim, vemos um aumento no número de vendas de passagens online e no investimento das empresas nessa fatia importante da industria do transporte rodoviário.

Para nós, o importante para um futuro de sucesso vai muito além dos acessos e das vendas. É preciso manter-se fiel à qualidade dos serviços prestados e firmar parcerias que entreguem valor aos nossos usuários, afinal, é a satisfação deles que dá sentido ao BuscaOnibus.

logo buscaonibus