Estrada Afora com o buscaOnibus

4 cidades históricas que você precisa conhecer

Na semana da pátria, que tal conhecer cidades históricas do nosso Brasil?

Quando lembramos da Independência brasileira ou outra data histórica do nosso país, lembramos com mais facilidade de municípios com Petrópolis, Porto Seguro, Paraty, Rio de Janeiro, Ouro Preto. Mas há mais cidades a serem acrescentadas nessa lista. Confira nossas sugestões:

São Francisco do Sul– SC

São Francisco do Sul - SC

Fundada em 1504, São Francisco do Sul, em Santa Catarina, é a terceira cidade mais antiga do país. Com forte influência europeia, mas também africana, trazem a cidade uma mistura de elementos a cidade tem mais de 400 edificações, entre casarões, igrejas e monumentos tombadas pelo instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Atualmente a cidade acontece em torno do porto e do turismo de suas belas praias.

Confira aqui opções para viajar de ônibus para São Francisco do Sul.

Iguape – SP

centro-historico-iguape

Uma das cidades mais antigas do Brasil, foi fundada em 1538, a cidade do litoral paulista está repleta de raridades, como ter sido ponto de divisão entre os territórios portugueses e espanhóis durante o Tratado de Tordesilhas, e as casas coloniais de seu centro histórico, datadas dos ciclos do ouro e do arroz, entre os séculos XVI e XIX. O centro histórico foi tombado e desde 2009 é considerado patrimônio histórico e artístico nacional.

Atualmente, o município faz parte da lista de 16 estâncias balneárias do estado de São Paulo, ideal para o viajante que busca tranquilidade. Porém, vale lembrar que durante o carnaval os foliões invadem as ruas históricas.

Para chegar de ônibus até Iguape, você pode conferir:

Opções saindo de São Paulo;

Opções saindo de Santos.

Penedo – AL

Penedo

Erguida às margens do Rio São Francisco, a pequena vila encantava os exploradores, tornando-se importante polo para o comércio e moda europeia durante o século XIX. Suas raízes continuam preservadas no conjunto arquitetônico, museus, casarões e igrejas, como a de Santa Maria do Anjos, uma das mais visitadas. Atualmente grande parte da renda da cidade provem da atividade primária como o cultivo de coco, arroz, cana-de-açúcar e da pesca, além claro das atividades voltadas ao turismo, como os passeios de barco até o foz do São Francisco, um dos rios mais emblemático do Brasil.

Veja aqui como chegar de ônibus em Penedo, a partir de Aracaju-SE.

São Luis – MA

São Luis

Única cidade brasileira fundada por franceses, em 8 de setembro de 1612, São Luis é um tesouro histórico para o Brasil. Além da sua peculiar fundação, o município também foi invadido por holandeses e ainda teve parte de sua colonização portuguesa, uma mistura que reflete em sua arquitetura e cultura local. Casarões, igrejas, praças e tradições culturais como o Bumba-Meu-Boi resgatam a história da região.

Atualmente, a cidade também é ponto de partida para outros importantes roteiros da região, como Alcântara e suas ruínas e os famosos Lençóis Maranhenses. E desde 1997 é considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Confira aqui opções de como chegar de ônibus a São Luis.

Gostou das nossas sugestões? Então se na sua próxima viagem você quiser conhecer mais sobre a cultura e a história brasileira não deixe de incluir um desses destinos no roteiro.
Sabemos que existem muitos outros lugares incríveis e históricos para conhecer no Brasil, por isso se você tiver alguma sugestão, comente no nosso Facebook, vamos adorar conhecer novos destinos.